Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Orlandx no TEMPO FORTE

de Virgínia Wolf - Elisa Volpato e Paulo Salvetti

Tags

Date

Nov 11, Friday

Posted by

Kakaeka

Orlandx no TEMPO FORTE

ORLANDX é uma criação a partir do romance "Orlando - uma biografia" de Virginia Woolf. Os atores Elisa Volpatto e Paulo Salvetti passaram este ano em sala de ensaio, durante a residência Obras em Construção, na Casa das Caldeiras, fazendo experimentos cênicos para transpor para a cena  as palavras escritas por Woolf. Trata-se da pesquisa de criação de uma obra que não parte de uma dramaturgia prévia, mas que, orientada por Vanessa Bruno, surge da narrativa de Woolf e dos exercícios dos atores-dramaturgos de buscar,  em cena, estruturas para se edificar as reverberações dessa história hoje.

Em Orlando, Woolf conta a história de um nobre inglês que, devido a sua imortalidade, perpassa vários séculos e atravessa diversos limites, como os de tempo e de gênero: em meio à sua trajetória de vida, um dia acorda mulher. Tudo isso mediante um conjunto de ambiguidades existenciais e sociais que revelam, de modo bem-humorado, a humanidade de Orlando. Interessa-nos a provocação que Woolf nos deixou já no início do século XX sobre essa diluição de limites entre gêneros masculino/feminino paradoxalmente dificultada pelos paradigmas sociais em afirmar o gênero como definidor dos modos de agir no mundo. Queremos com Orlandx colocar em foco as diferenças sociais de gênero em torno da questão: por que, ainda hoje, separar espaços sociais pelo gênero?

:: SOBRE O VULCÃO ::

Surgido da união de artistas autônomos com desejo comum de concretizar suas pesquisas artísticas e criações autorais, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] tem desenvolvido projetos de investigação teatral a partir do deslocamento da LITERATURA para a CENA. Debruçando-se sobre o tema ESPAÇO SOCIAL DA MULHER, o coletivo já realizou criações a partir da obra de três grandes autoras do século XX – Clarice Lispector, Sylvia Plath e Marguerite Duras.

Formado por Elisa Volpatto, Livia Vilela, Paulo Salvetti, Rita Grillo e Vanessa Bruno,  o VULCÃO deseja aproximar diferentes linguagens, unir dança ao teatro, literatura e vídeo e vê como motor catalisador – principal e determinante – o trabalho do intérprete. Os propositores do VULCÃO acreditam e estabelecem relação democrática entre si por princípio. Saúdam a singularidade de cada um e expõem seus projetos à interlocução sem imposição temática, estética ou hierárquica com o objetivo de colocar para fora o que lhes ferve por dentro.

No ano de 2018, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] realiza Residência Artística pelo quarto ano consecutivo no Programa Obras em Construção da CASA DAS CALDEIRAS

Olá, deixe seu comentário para Orlandx no TEMPO FORTE

Enviando Comentário Fechar :/