Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Taís Cabral - Vídeo Mapeamentos #maquinários na Casa das Caldeiras

Processo de criação da artista visual Taís Cabral durante Residência artística Obras em construção na Casa das Caldeiras 2018-19, vídeo contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte

Tags

Date

Apr 04, Monday

Projeto contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte
Realização: Funarte
Parceira institucional: Casa das Caldeiras

O vídeo apresenta a artista Taís Cabral e seu processo de criação durante o projeto Mapeamentos #maquinários, 2018-19, na Casa das Caldeiras, São Paulo, SP.
Mostra os principais procedimentos e técnicas utilizados para a produção dos objetos com materiais como cera de abelha, parafina e fibra de vidro. Partes de seu antigo maquinário, peças remanescentes no local ou pesquisas da trajetória da Casa das Caldeiras, tornam-se
matrizes para a construção de fôrmas de gesso. Posteriormente, as fôrmas são preenchidas com cera derretida e as peças desenformas, depois da matéria encontrar-se fria e endurecida.

A obra Forno, 2018, resultante desse processo e apresentada no vídeo, foi a peça de maiores dimensões e seu trabalho principal durante a residência artística OBRAS EM CONSTRUÇÃO.

Forma, objeto, ferrugem, poeira. Sinais da passagem do tempo. Memória palpável. A passagem do tempo na Casa das Caldeiras pode levar o fruidor deste espaço a seus diferentes significados e funções adquiridos, desde sua fundação até o momento atual.

Taís Cabral é artista visual, pesquisadora e professora. Possui doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Participou de diversas exposições, como no Paço das Artes/SP, Funarte/SP, Galeria Olido/SP, Centro Cultural São Paulo (CCSP). Atualmente participa da Residência artística Obras em construção, na Casa das Caldeiras, São Paulo/SP.

Agradecimentos: Karina Saccomanno - Diretora da Casa das Caldeiras, Presidente da ACCC e Curadora da residência artística Obras em construção. Equipe da ACCC. 

Ficha técnica:
Taís Cabral - Artista visual, concepção e execução do projeto Mapeamentos, vídeo e edição de vídeo.
Gilberto Cezar - captação audiovisual.

Olá, deixe seu comentário para Taís Cabral - Vídeo Mapeamentos #maquinários na Casa das Caldeiras

Enviando Comentário Fechar :/