Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Mapeamentos #arquiteturas – Taís Cabral na Casa das Caldeiras

Conheça a artista Taís Cabral e seu trabalho na Exposição Tempo Forte

Tags

Date

Feb 02, Friday

Posted by

estágio

A Casa das Caldeiras exibiu, nos dias 18 a 21 de fevereiro, a Exposição Tempo Forte. Resultado do trabalho de Residência Artística – Obras em Construção, dos artistas: Léo Ceolin, Tais Cabral e Carolina Sudati a.k.a Translúcida Bruta.

Em paralelo, tivemos encontros virtuais através de lives que ficaram gravadas no IGTV da @casadascaldeirasoficial e ainda mais, teremos a experiência virtual para essa exposição, que ficará postada aqui no Blog entre os dias 01/03 a 04/04.

Então, hoje vamos conhecer melhor a artista Tais Cabral e seu trabalho: Mapeamentos – Série #arquiteturas, parte da Exposição Tempo Forte.

  Mapeamentos - Série #arquiteturas – Artista Tais Cabral em Exposição Virtual na Casa das Caldeiras

 Sobre a Artista – Tais Cabral

Além de ser artista plástica, Tais Cabral também é professora e pesquisadora, com doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). @cabral.tais

Em sua trajetória como artista, percebeu em seus deslocamentos cotidianos, principalmente na cidade de São Paulo, uma troca entre elementos da visão e da memória em diversas linguagens, entre eles os processos de percepção, mapeamento de imagens, sensações e percursos.

Nas palavras de Tais: “Imagino os primeiros cartógrafos que construíam seus mapas, suas imagens, por meio de suas caminhadas. Imagino esses desenhos, essas compilações de espaços percorridos, em sua exatidão, mas ao mesmo tempo completados pela imaginação. A ideia de cartografia envolve sempre um lugar, por meio da observação, mas também está relacionada à memória e à imaginação.”

Com essa vontade de vivenciar a cidade como uma experiência artística, Tais chegou na Casa das Caldeiras para participar do programa de Residência Artística em 2018, o qual está dando continuidade até o ano de 2021.

A Casa das Caldeiras como um espaço de preservação da memória e do patrimônio, foi fundamental para o desenvolvimento deste trabalho. Segundo Tais:

“O cruzamento de diversas temporalidades torna possível compreender o espaço da Casa das Caldeiras como articulação da memória, reminiscente do passado histórico, com suas construções originais, mas também do tempo presente: seus restauros, transformações cotidianas, criam camadas físicas, assim como subjetivas no imaginário daqueles que lá circulam.”

 Mapeamentos - Série #arquiteturas – Artista Tais Cabral em Exposição Virtual na Casa das Caldeiras 

 

Mapeamentos - Série #arquiteturas

Para a exposição Tempo Forte, a artista traz seu projeto Mapeamentos, que é parte da série #arquiteturas, de 2019-2021, que ainda está em andamento. Durante suas observações, Tais percebeu que entre os tijolos, a cera, o vidro, a madeira e o metal que compõem o espaço da Casa e suas estruturas, a luz ambiente transita por todas as superfícies e revelam texturas, cores e a passagem do tempo.

Assim, dessa observação ela criou materialidades compostas, que interagem com esses elementos, utilizando em sua criação fibra de vidro, madeira, corante e parafina. Como resultado, ao posicionar suas criações próximas às passagens de luz, como as grandes janelas do salão principal, alcançam sua potência em cores translúcidas, azuis, verdes, alaranjadas e violetas. Nas suas palavras: 

“A possibilidade de dialogar com a arquitetura utilizando a parafina proporciona maior translucidez para o uso de cores: o aspecto mais pictórico da técnica, que remete à pintura encáustica. Nesse caso, a parafina misturada com os corantes traz cromatismos particulares, diversos matizes azulados, esverdeados e alaranjados, mais transparentes, até cores escuras e intensas, que caminham para a opacidade do material.”

Na exposição é possível enxergar como a interação com o espaço, sua luz natural, a arquitetura e história da Casa são parte importante de sua vivência como residente do projeto Obras em Construção.

Além disso, como parte da programação da Exposição Tempo Forte, Tais realizou uma live passeando pelo Salão Principal junto a Karina, diretora da Casa, em uma conversa sobre a mostra. Você pode assistir no IGTV da @casadascaldeirasoficial

Este projeto foi premiado pela 1ª edição de Premiação de Espaços Culturais Independentes que realizam atividades culturais na cidade de São Paulo - Secretaria Municipal da Cultura. E conta também com recursos da Lei Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de São Paulo e do Governo Federal. 

 

 

 

 

 

Programação Tais Cabral - Mapeamentos - Série #arquiteturas

 

Presencial - Encerrada

Exposição Tempo Forte - Sobre Afetos

Visitação: de 18 de fevereiro até 21 de fevereiro de 2021.

Das 14h às 20h

 

18 a 21.02 (quinta a domingo)

Convite à imersão - Instalações no Salão principal

Artista: Taís Cabral - Mapeamentos #arquiteturas

Horários disponíveis: 14h às 20h



Virtual

03 a 04.04.2021

Clique aqui para acessar

 

Programação de Lives no instagram @casadascaldeirasoficial:

 

LIVE: Abertura da Exposição - Assista clicando aqui.

Tais Cabral e Karina Saccomanno conversam sobre a relação entre as instalações Mapeamentos Arquiteturas e a arquitetura histórica, atual, memória e imaginação da Casa das Caldeiras

 

 

 

 

 

Mapeamentos - Série #arquiteturas – Artista Tais Cabral em Exposição Virtual na Casa das Caldeiras

Olá, deixe seu comentário para Mapeamentos #arquiteturas – Taís Cabral na Casa das Caldeiras

Enviando Comentário Fechar :/