Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

PULSO - espetáculo

Pulso é um espetáculo solo inspirado num dos ícones da Poesia Confessional norte-americana dos anos 50, Sylvia Plath. Foi idealizado em 2 anos de pesquisa teórica e investigação prática, sendo um deles na Casa das Caldeiras, em 2015, dentro do Programa Obras em Construção. Em novembro de 2015 foi realizado um ensaio aberto do espetáculo na Casa, para um público de 20 pessoas. Em fevereiro de 2016, mais duas sessões do espetáculo foram realizadas na Casa, como contrapartida pelo apoio dos 131 benfeitores que ajudaram a financiar parte dos custos do espetáculo, por meio da plataforma de Crowdfunding, Benfeitoria.

Tags

Date

Feb 02, Tuesday

Posted by

Kakaeka

https://www.facebook.com/pulsoplath/

 

 

Sinopse: Solo inspirado na vida e na obra do ícone da poesia confessional norte-americana dos anos 50, Sylvia Plath. A peça escolhe como situação cênica o último dia de vida da poetisa para revelar, em tom confessional - característica determinante da literatura da autora, memórias e devaneios de alguns dos momentos mais importantes de sua vida.

 

A partir da vida e obra do ícone da poesia confessional norte-americana, Sylvia Plath, PULSO foi construído das indagações da diretora Vanessa Bruno à atriz Elisa Volpatto, que respondeu cenicamente. Valendo-se de materiais como as biografias A Mulher Calada, de Janet Malcolm e Ísis Americana – A vida e a arte de Sylvia Plath, de Carl Rollyson, Os Diários de Sylvia Plath, organizado por Karen V. Kukil e também o mais importante livro de poemas de Sylvia, Ariel, a atriz organizou a dramaturgia do espetáculo.

 

Mantendo a poética particular da autora, o solo explora, para além do feminino, as vicissitudes de todo e qualquer ser humano a partir, ora de fragmentos biográficos da escritora, ora das potências que sua obra desdobra. Para a diretora Vanessa Bruno a intenção é colocar em cena a profundidade da vida e da obra de uma importante mulher, tendo como eixo fundamental da encenação o trabalho da atriz.
Para Vanessa Bruno, a montagem não se pretende linear, mas, fragmentada, com lógica própria. “A linguagem cênica contemporânea articula-se com literatura poética da vida e obra de Sylvia Plath para a construção de um trabalho intimista. Buscamos uma cena confessional e que tenha poesia”, conta ela. Já Elisa Volpatto explica que o espetáculo busca questionar, por meio do material artístico criado a partir de Sylvia, o próprio papel da artista feminina atualmente.
A ideia de levar Sylvia Plath aos palcos partiu de uma vontade da atriz Elisa Volpatto de falar da criação artística dentro de um universo feminino. “Sylvia Plath tem uma forma de escrita única, que só existe devido à influência do ambiente que a circunda. Imagine uma mulher tentando ser poeta na década de 50, quando o comum era ficar em casa cuidando dos filhos”, diz a atriz. Para a direção, Elisa chegou em Vanessa Bruno por conta de sua pesquisa de deslocamento da literatura para o palco – Vanessa já dirigiu dois espetáculos com textos de Clarice Lispector.

 

Ficha Técnica PULSO:

 

Proposição e Interpretação - Elisa Volpatto
Direção - Vanessa Bruno
Preparação Corporal e Assistência de Direção - Lívia Vilela
Iluminação – Maurício Shirakawa
Trilha Sonora - Edson Secco
Laboratório de Criação de Figurino e Adereços - Carolina Sudati
Visagismo - Britney
Teaser - Gabriela Ramos
Fotos - Betânia Dutra e Cezar Siqueira
Identidade Visual - Cezar Siqueira e Marcelo Bilibio
Produção - Paulo Salvetti
Apoio: Casa das Caldeiras

 

Para nós do Vulcão, a Casa das Caldeiras tem um papel fundamental na idealização do espetáculo Pulso. Na cidade de São Paulo há uma carência de espaços adequados e acessíveis para o trabalho de investigação teatral. Costumamos dizer que o Pulso só nasceu por conta da acolhida deste espaço tão importante e da confiança no trabalho transmitida por Karina Saccomano e Joel Borges. Consideramos a Casa das Caldeiras a "nossa casa", o nosso espaço de criação atualmente e somos muito gratos por essa parceria estabelecida desde 2015.

PULSO - espetáculo

 

Olá, deixe seu comentário para PULSO - espetáculo

Enviando Comentário Fechar :/