11 3873-6696

Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural

arte, território, patrimônio. e agora pessoas.

Acompanhe a Casa das Caldeiras no YouTubeAcompanhe a Casa das Caldeiras no YouTube Acompanhe a Casa das Caldeiras no FacebookAcompanhe a Casa das Caldeiras no Facebook Acompanhe a Casa das Caldeiras no TwitterAcompanhe a Casa das Caldeiras no Twitter Acompanhe a Casa das Caldeiras no Google PlusAcompanhe a Casa das Caldeiras no Google Plus

Diário do Manual #11

Diário do Manual #11

O CAMINHO DO POSSÍVEL – AGIR MESMO EM TEMPOS DE ADVERSIDADES

Qual seria o melhor caminho para conquistarmos o empoderamento e construirmos o fortalecimento de vínculos no meio em que vivemos? Com quais ferramentas poderíamos contar? Como tornar a jornada da vida mais prazerosa? 

INSPIRANDO BONS HÁBITOS E NOVAS PRÁTICAS

Uma das características marcantes do projeto Manual da Família e das Vivências Família Ação é o fato de instigar os participantes e os leitores de cada um dos conteúdos a refletir sobre suas potências, sobre os seus valores. Sobre aquela força interior que cada um de nós tem e que aflora através de diferentes personalidades e maneiras de construir vínculos, de lidar com as alegrias, com as tristezas, com os desafios da vida.  

Todos nós temos algo de bom para oferecer! Mas é preciso também, ter comprometimento com esta oferta. É preciso um esforço de ânimo diante de cada barreira, cada percalço ao longo da vida, para influenciar o meio em que vivemos. Buscando um convívio mais harmonioso, o fortalecimento dos vínculos, uma forma mais prazerosa e leve de seguir, contribuímos para que a instituição “família” ganhe força.

Pensando em nosso passado e em como lidamos com diversos tipos de situação, conseguimos detectar as potências e valores existentes em cada um de nós. Reconhecendo nossos pontos fortes, conseguimos encarar de fato as situações, para analisar o que podemos fazer em cada uma delas. Começamos com o que temos ao nosso redor, com o que é possível, conectando, reconhecendo e refletindo.

Todos nós temos fragilidades, limitações ou maneiras distintas de encarar e superar as adversidades em nosso dia-a-dia. O Diário do Manual de hoje tem como objetivo estimular você que nos lê, a realizar um esforço diário para manter-se em um movimento verdadeiro de transformação. Um movimento no sentido de fazer com que as coisas aconteçam “apesar de...”

"Apesar de não ter muito tempo, acabei descobrindo um parque bacana perto da minha casa, onde agora vou aos domingos com a minha família."

"Apesar de trabalhar aos finais de semana, procuro sempre jantar com a minha família e compartilhar as experiências do dia."

"Apesar de estar muito cansado ao fim do dia, procuro contar uma história para os meus filhos antes de dormir e ouvir o que eles tem para me dizer." 

Apesar das dificuldades, é preciso avançar com as mudanças diárias para construir uma sociedade melhor. Utilizar-se das ferramentas que temos disponíveis para propor melhorias em nosso convívio. Cada um de nós tem responsabilidade e precisa entrar em ação!

Mas como?

Diante das possibilidades que eu tenho, das ferramentas que possuo, do ambiente ao meu redor, como eu pratico ações positivas no meio em que vivo? Analisando o passado e as situações que eu vivi, como eu mudo o meu presente, para colher frutos melhores no futuro?

Vale contar com as melhores práticas, a arte e a cultura, e por que não construir tudo sem parecer tanto esforço.

Sim! Todos os dias cada um de nós enfrenta a rotina corrida, problemas que podem parecer impossíveis de ser resolvidos, lidamos com o excesso de informações e muitas vezes deixamos de nos perceber e perceber como agimos a favor do meio em que vivemos.

Neste momento de percepção, olhando para si, quais qualidades suas podem contribuir para o sucesso do seu projeto “família”. É a sua perseverança? O seu bom-humor? A sua força de vontade em evoluir? A capacidade de motivar os outros membros da família? É a sua sensibilidade em perceber e ter empatia com o problema do outro? É a habilidade de apresentar coisas novas e propor novas experiências?

Em edições passadas do Diário do Manual, falamos sobre as potências, sobre os valores, sobre a importância de escutar o outro e de contar a sua própria história. Mas para isso tudo, é preciso ter força de vontade, engajamento e coragem para implementar pequenas mudanças no cotidiano, que podem ser significativas. 

Quando eu me percebo e quando percebo o outro, já estou em um trabalho de transformação. Mas é preciso também agir! Colocar em prática, tentar, ser persistente e ir construindo um castelinho, pedra por pedra.

O Diário do Manual de hoje, além de refletir, quer te inspirar a agir!

O que eu posso fazer, com aquilo que tenho disponível hoje? Como posso avançar na construção de uma família melhor, de uma comunidade melhor e de uma sociedade melhor, apesar de todas as dificuldades que tenho e problemas com os quais eu tenho de lidar?

Encarar o desafio e estar motivado para encará-lo é fundamental para conseguir resultados positivos. Com isso, você poderá perceber que muitas coisas estão ao nosso alcance. E se estão ao nosso alcance, é também nosso compromisso realizá-las.

Mudar pode trazer um certo medo, mas pode ser encarado de uma forma muito positiva se o caminho for bacana, verdadeiro, se for algo construído com afeto, com vontade, com alegria.

A partir disso as coisas podem ter um encaminhamento leve e quase que natural. Tem que ser prazeroso, tem que se estar presente, comprometido e engajado. 

Assim, avançaremos!

 

 

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #11

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Maristela Schiesari

Maristela Schiesari

Karina e equipe, um manual muito sensível e rico para ser explorado!! Trabalho incrível! Parabéns!!!
Maristela
★★★★★DIA 03.02.17 18h45RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/
Patrocinadores
Patrocinadores
Patrocinadores
Patrocinadores