Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

sobre a nossa História

IRFM

Tags

Date

Jan 01, Monday

Posted by

Kakaeka

sobre a nossa História

Vamos recordar sobre como a cidade de São Paulo se desenvolveu a partir do ciclo do café, com a chegada dos barões do café, com a construção da estrada de ferro - que levava a produção ao porto de Santos e através da Sorocabana, distribuía produtos vindos da Europa pelo interior do Estado. Este contexto foi essencial para promover seu desenvolvimento da cidade e o início da industrialização: recursos financeiros disponíveis, assim como mão-de-obra preparada e técnica trazida pelos imigrantes italianos.

Com a imigração italiana chegou Francesco Matarazzo em 1881, aos 27 anos. Francesco se estabeleceu em Sorocaba, onde se dedicou ao comércio de banha de porco. Em 1890, muda-se para São Paulo onde cria a Matarazzo e Irmãos na Rua 25 de Março, com seus irmãos Giuseppe, Luigi e Andrea para comercializar banha, trigo da Europa e até mesmo arroz da China. Com os negócios prosperando, constituiu-se a Companhia Matarazzo S.A. com 43 acionistas. Entre 1899-1900, com o financiamento do London Bank (hum mil e quinhentos réis) e com os equipamentos e máquinas da Henri Simon & Co de Manchester, Francesco constrói e monta a sua primeira fábrica, no bairro do Brás, próxima a linha de trem São Paulo Railway - o Moinho Matarazzo.

Com a participação do empresário Francesco Matarazzo alguns bairros se desenvolveram:

O bairro do Brás recebeu a Fiação e Tecelagem Mariangela em 1904 e a Fábrica de óleo Sol Levante em 1907.

Entre 1900 e 1911, Francesco Matarazzo investiu em atividades bancárias/financeiras, para então em 1911 cessá-las para constituir as IRFM (sociedade anônima).

Em 1913 as IRFM se expande para o bairro do Belenzinho com a Tecelagem Belenzinho.

Em 1915, Francesco se firma como líder da colônia italiana ao doar um pavilhão ao Hospital Humberto I.

O bairro da Moóca recebeu as fábricas de fósforo, o moinho de sal e a refinação de açúcar.

Como o forte do grupo Matarazzo sempre foi a produção de produtos de consumo básicos e essenciais, isto garantiu a sua prosperidade mesmo com a chegada da Primeira Guerra Mundial. Para a Tecelagem a matéria-prima era nacional, e no caso do trigo que vinha da Europa, Matarazzo passou a importar da Argentina. Matarazzo também montou em 1919 a Sociedade Paulista de Navegação Matarazzo Ltda. com uma frota de 5 navios entre 6500 e 4500 toneladas e iates de 280 toneladas para conquistar autonomia para distribuir seus produtos pelo país.

Com o crescimento do parque industrial paulista, substituição das importações (consequência da Guerra na Europa), concentração da população urbana e pesadas condições de traba- lho, Matarazzo enfrentou movimentos sociais reividicatórios dos operários que culminaram com a grande greve geral de 1917. E logo depois houve a revolução de 1924, que causou danos às instalações na Moóca com incêndios provocados pelo fogo cruzado.

Em 1917, Francesco Matarazzo recebe do rei da Itália o título de conde.

Os primeiros a ocuparem o bairro foram os italianos, logo após seu loteamento, com serrarias e oficinas mecânicas que atendiam a população do bairro vizinho e de elite, o bairro dos Campos Elísios.

Em 1902, o primeiro bonde elétrico da cidade ligou a Barra Funda ao Largo São Bento.

Em 1918 foi inaugurado o Teatro São Pedro na Barra Funda e em 1921 o Palestra Itália de São Paulo comprou um terreno aonde construiu o Estádio Palestra Itália, que em 1942 passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras. A Barra Funda viveu uma época de grandes manifestações culturais na década de 1920, o escritor Mario de Andrade viveu no bairro.

O bairro da Água Branca era inicialmente uma área rural dos arredores da cidade que recebeu este nome por causa de um córrego de águas límpidas. A Água Branca foi mudando e se desenvolvendo com a construção da ferrovia que ligava Jundiaí a Santos (São Paulo Railway em 1892) e com a inauguração da Estação de Trem Barra Funda e da Estrada de Ferro Sorocabana (1875).

A partir de 1920, o ambiente urbano torna-se mais complexo e parcialmente independente da cultura agrária. Surgem movimentos políticos e artísticos novos, afirmando a transformação da sociedade urbana.

O bairro Água Branca se industrializou com a vinda das instalações do primeiro Parque Industrial IRFM (Industrias Reunidas Francisco Matarazzo) em 1920, transformando a paisagem rural em um ambiente fabril e operário. O parque industrial trazia consigo a verticalização da produção, reunindo diversas fábricas. A presença de um ramal ferroviário colado ao terreno foi determinante para a escolha do terreno.

Ainda na Água Branca, criou-se o Parque Dr. Fernando Costa ou Parque Água Branca (1929) para servir de local para exposições e provas zootécnicas.

O ano de 1929 foi um ano de crise, onde muitas indústrias tiveram que fechar. O Bairro da Barra Funda viu a elite se deslocar e seus casarões se transformarem em cortiço. Restou basicamente a indústria artesanal, de pequeno porte.

[Em suas andanças pela Cidade de São Paulo, o Conde Matarazzo descobriu um espaço que lhe pareceu ideal: o terreno onde funcionava uma antiga fábrica de licores da companhia Antártica de Bebidas, compreendendo 101.000m2, próximo ao córrego Água Branca e ladeado pelos trilhos de duas estradas de ferro: a Sorocabana e a Inglesa...”

... A ocupação foi feita sem demora. Já em 1920 foi transferido o conjunto de São Caetano, constituído pelas fábricas de sabão, velas, estearina, oleína, glicerina e pregos. Logo em seguida transferiu-se a refinaria de açúcar da Moóca e a fábrica de óleo de caroço de algodão...

...o advento do núcleo da Água Branca marcou o auge da expansão das IRFM em concentração vertical. Pouco tempo depois, foram instaladas ali a serraria, a caixotaria, a carpintaria, a marcenaria, a fábrica de carrocerias e a sessão de transportes, compondo a infra-estrutura necessária ao funcionamento do conjunto industrial.

Rapidamente, novas unidades foram acrescidas, formando, em pouco mais de dois anos, o que começava a ser chamado popularmente o “Parque Industrial Água Branca”. Nesse mesmo período inicial foram ainda implantadas as fábricas de giz, soda cáustica e graxa, e a destilaria de álcool.

A localização do conjunto da Água Branca, ao lado dos trilhos de duas ferrovias, não foi, evidentemente, apenas providencial, pois, na escolha do terreno, esse fator foi determinante. O Oeste paulista, de ocupação relativamente recente, já não era um sertão apenas povoado. As frentes pioneiras do café haviam criado um sem-número de núcleos urbanos que se desenvolviam a olhos vistos. O abastecimento desse novíssimo mercado dependia irrestritamente do transporte ferroviário. A operacionalização perfeita da distribuição do volumoso fluxo de mercadorias produzidas na Água Branca completou-se com a instalação da ferrovia interna das IRFM. Em 1923 foram compradas as duas primeiras locomotivas que, manobrando nos trilhos inter- nos, permitiam que os vagões fossem carregados diretamente nos pátios das fábricas.] - Matarazzo 100 anos

A concentração vertical das fábricas e da produção reunindo e ampliando os setores para o aproveitamento racional dos subprodutos. Porém, Matarazzo não se limitou a isso e avançou geograficamente para além do Estado de São Paulo.

No imaginário popular, Matarazzo podia quase tudo - Para Luigi Luzatti, economista italiano, Francesco agia dominado pela febre industrial, fazendo a cada ano surgir uma indústria diferente. Gostava de criar, não simplesmente de acumular riquezas, e sim gerar recursos para aprimorar suas indústrias, competir, gostava de empreender, do jogo, do risco calculado.

Em 1922, Matarazzo cria a sessão de cinema nas IRFM e passa a distribuir filmes norte-americanos pelo país até 1932.

A sessão de transporte também na Água Branca constituiu o elo importante na cadeia de fabricação, juntamente com a fábrica de carroceria e caixotaria.

As IRFM empregaram boa parte da população da região e até mesmo dos demais bairros da cidade. Nos anos 1950, as IRFM contavam com 30 mil empregados em quase 100 empresas nos setores metalúrgico, químico, têxtil, de alimentos, limpeza, embalagens, materiais da construção.

Num terreno de 113.721m2 com uma área construída que passava de 96.000m2 o parque industrial produziu sabonetes (seção de perfumaria) e sacarias, óleos industriais para seu próprio uso, possuía mecânica e fundição, tudo isso sob a filosofia de aproveitar ao máximo a infra estrutura existente e alcançar autonomia.

O “Império Matarazzo” cresceu, se expandiu pelo país, para então nos últimos anos enfra- quecer e se extinguir em meados da década de 1980. Matarazzo morreu em 1937 com 82 anos e, seu sucessor e filho, Francisco Matarazzo Jr. assume a missão de dar continuidade ao seu legado, implantando uma reforma administrativa com um novo sistema de gestão de negócios.

Em 1986, o CONDEPHAAT decidiu tombar as edificações remanescentes por seu valor simbólico, como marco referencial do que foi o complexo IRFM, uma vez que todos os outros edifícios tinham sido demolidos.

Poucos anos antes, diz-se que no final da década de 1970, os proprietários ordenaram a demolição de quase todas as construções existentes, no intuito de dar um novo rumo ao terreno, para que recebesse outras atividades. Os planos não tiveram êxito e a falência das IRFM foi declarada.

A solidez do grupo Matarazzo chegou a ser comparada a do Império Britânico. No auge de sua riqueza, a Enciclopédia Britânica catalogou o império dos Matarazzo como um dos cinco principais conglomerados familiares do mundo. Seu patrimônio só perdia para o PIB da União e do Estado de São Paulo.

A Casa das Caldeiras e a Casa do Eletricista, como são hoje reconhecidas, faziam parte desta história, como construções remanescentes de um tempo.

CASA DAS CALDEIRAS - antiga caldeiraria das IRFM

A Casa das Caldeiras faz parte da memória coletiva da Cidade de São Paulo, preserva em seu conjunto arquitetônico, a história de um período áureo, entre as décadas de 1920 e 1950. Uma cidade que crescia em ritmo acelerado, influenciada pela a industrialização e pelo tecnicismo Europeu, que refletiram os padrões urbanos e arquitetônicos da cidade e têm ligação direta com a vida econômica, social e cultural.

Exemplar típico da arquitetura fabril de caráter utilitário recebeu grandes janelas, pé-direito altíssimo, três chaminés monumentais que parecem ganhar os céus, túneis-galerias que remetem a passagens subterrâneas, fornalhas que eram alimentadas por carvão.

O edifício das Caldeiras é formado por um conjunto de três caldeiras abrigadas numa grande nave, distribuindo em dois pavimentos a circulação, as dependências para atividades subsidiárias, além dos túneis e as comportas associados ao sistema de circulação de ar.

A caldeira é constituída pela caldeira propriamente dita - estrutura metálica preenchida de alvenaria de tijolos, com várias câmaras por onde passa os sistemas de serpen- tinas, o reservatório, a fornalha e por um sistema de túneis e dispositivos de controle de ventilação interligados a chaminé.

Observam-se três fases importantes de construção e ampliação durante o levantamento histórico da Casa das Caldeiras:

A primeira fase chega ao nosso conhecimento através da planta encaminhada em 1923 à Prefeitura Municipal, onde se desenhava um bloco único de alvenaria de tijolos. Possivelmente já se tratava de ampliação: uma provável construção anterior teria sido prolongada e seu alinhamento alterado. Desta fase persiste a estrutura principal, portante de alvenaria, embora desfigurada pela abertura de novos vãos e outros fechamentos.

Em 1936, uma nova planta foi encaminhada para aprovação com ampliações e reformas, sem mudanças significativas na estrutura primitiva, tendo sido construídos novos fornos e caldeira, que exigiam uma outra chaminé edificada na extremidade oposta daquela já existente.

A ampliação de maior envergadura é executada em 1953, conforme plantas submetidas a aprovação da Prefeitura Municipal. Foi construído um corpo anexo para servir como reservatório de água para as caldeiras e, em continuidade, uma plataforma coberta por laje de concreto armado permitiu o aproveitamento do pavimento superior como depósito de resíduos. Novas caldeiras foram instaladas, substituindo as antigas, e por se tratarem de caldeiras de maiores dimensões a cobertura foi alteada, elementos vazados preencheram a diferença de altura nas paredes.

Uma nova cobertura de telhas de fibrocimento foi instalada sobre estrutura metálica formada por tesouras. O lanternim e os elementos vazados foram recursos para proporcionar maior iluminação e exaustão do calor. Uma nova escadaria de acesso ao piso principal foi construída. Ainda nesta fase, o sistema de exaustão das chaminés precisou ser refeito, com a construção de uma galeria interligada de estrutura independente a laje e a alvenaria portante.

As sucessivas transformações pelas quais o edifício passou apontam para a dinâmica peculiar deste tipo de construção: uma plataforma de produção de energia para o parque industrial. Após sua desativação no final da década de 70, o espaço foi entregue ao abandono e esquecimento até que em 1998 participa da exposição “A Cidade e suas Histórias”, projeto concebido pelo Arte-Cidade, que questionava a relação da cidade com seus espaços urbanos degradados e abandonados.

[Enquanto a área das antigas Indústrias Matarazzo é um campo repleto de indícios de história... As chaminés são outro emblema de Arte-Cidade. A chaminé é uma catedral do mundo fabril: comunica o céu com a terra. por ela os raios de sol pene- tram como através de vitrais. Na antiga instalação industrial, caldeiras e fornalhas são máquinas de transformar materiais...

... Os artistas contemporâneos, conscientes da dinâmica da devastação industrial, também são movidos pela convicção de que o passado é remoto e que imperativo redimí-lo para o presente...

...A arquitetura do conjunto retrata os padrões da arquitetura industrial inglesa, profundamente marcada pela fachada de alvenaria aparente de tijolos de barro e as esquadrias metálicas de pouca largura e altas, que tinham a função de iluminar o ambiente sem permitir a visão do exterior para a rua.]

- Intervenções Urbanas Arte-Cidade de Nelson Brisac Arte Cidade.

Em 1985 o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo) pediu o tombamento desse imóvel, na época já desativado, visando preservá-lo como documento arquitetônico da história da industrialização paulistana. No fim desse processo, em 1986, com revisões datadas de 1993 decidiu-se preservar um dos galpões da fábrica, a casa do Eletricista, o prédio de caldeiras e as três chaminés de alvenaria refratária, cujas alturas variam de 46 a 54 m e os diâmetros externos de 2,60 a 4,40 m, que complementavam a central de vapor.

A partir da compra do terreno, pela empresa Ricci e Associados, em 1992, iniciou-se o planejamento de revitalização de todo o terreno (aproximadamente 100.000m2) e o estudo de viabilidade. O projeto de desenvolvimento urbano do terreno contou com a intervenção da Operação Urbana conseguindo agregar uma série de melhorias e valores para a área, concretizando o projeto de reciclagem e restauro dos imóveis tombados Casa das Caldeiras e Casa do Eletricista através dos arquitetos Marcos Carrilho e Victor Hugo Mori.

Em 1998, após receber e apoiar a terceira edição do projeto ARTE-CIDADE, a Casa das Caldeiras recebeu obras emergenciais onde o telhado foi refeito, as janelas restauradas e vidros colocados, as chaminés foram lavadas, cintadas e suas bocas foram completadas. Em 1999, as obras de restauro e reciclagem do espaço que possibilitaram dar ao edifício um novo uso, foram concluídas. As características do edifício foram mantidas e as obras mais profundas de restauração limitaram-se, ana maior parte dos casos, à recomposição de elementos alterados.

As sucessivas sobreposições e acréscimos sofridos pelo edifício foram conservados. A intervenção proposta buscou em síntese preservar a historicidade do objeto, os aspectos fundamentais foram mantidos como documento do processo evolutivo da atividade industrial.

Sob o aspecto simbólico, as chaminés são os elementos mais expressivos. A sua presença é a marca simbólica da presença da fábrica e atua como referência evocativa da intensa ativida- de fabril do lugar.

Das três caldeiras remanescentes, apenas uma apresentava-se com todos os seus componentes. O critério de restauração adotado foi o de conservar uma das caldeiras, a que se encontrava mais integra, em seu estado original, com os reparos pertinentes, e uma outra caldeira seria mantida à mostra com todo o sistema de circulação de fluidos revelados, possibilitando assim o entendimento de seu funcionamento. A última caldeira apenas foi mantida e reparada com os poucos elementos estruturais restantes.

A LOCOMOTIVA

Com a eletrificação da Sorocabana em 1940 e sua finalização no após guerra, percebendo o ônus do serviço de manobras executados pela EFS e SJ e que suas duas locomotivas a vapor compradas da Henschell em 1923 já estavam no limite de sua capacidade.

As IRFM se beneficiou de sua facilidade de crédito para adquirir, entre os anos de 1945 e 1949, mais de 12 locomotivas da marca DAVENPORT com motor Caterpillar - diesel mecânicas do tipo 30TDM6 e 5T DM4 com transmissão mecânica de bitolas diferentes. Pelo menos 4 delas foram usadas na cidade de São Paulo, e uma se encontra junto a Casa das Caldeiras restaurada e pintada, seguido o padrão verde escuro com faixa branca e recebeu o nome de Filomena. Em homenagem a esposa do conde Matarazzo.

Maria Pia Matarazzo, neta do Conde Francisco Matarazzo assim escreve no livro que preparou para comemoração dos 100 anos das IRFM:

[...Nos 100 anos que ficam registrados neste livro está a memória de nosso passado, que estimamos importante para a toda a sociedade a cujo desenvolvimento estivemos sempre inteiramente ligados.
O pioneirismo não tem apenas vantagens, causa também ônus. Foi em decorrência dele que Matarazzo se tornou um nome ligado a quase todas as áreas de produção, comercialização e serviços. Mas novos são os tempos e é chegada a hora de mudar...]

Olá, deixe seu comentário para sobre a nossa História

Enviando Comentário Fechar :/