Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

Selecionamos os 6 serviços para casamento que são essenciais para o grande dia, aproveite nosso checklist de casamento!

Date

Feb 02, Friday

Posted by

Farmer

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

Antes de mais nada, realizar uma festa de casamento não é apenas celebrar uma união. Mas, significa unir pessoas queridas para compartilharem um momento especial, que ficará para sempre na memória. Um casamento é composto por muitos detalhes, portanto é importante ter um checklist de casamento com todos os serviços que você precisará procurar com antecedência, garantindo que tudo corra bem.

Afinal, queremos que este dia fique registrado por sua beleza e não por imprevistos e decepções, que podem ser evitadas com um bom planejamento. Mais do que isso, alguns serviços são tão eficientes que surpreendem o casal, entregando mais do que o esperado: e é isso que você deve buscar.

Por isso, para auxiliar a dar o primeiro passo na organização da sua festa, elaboramos este importante checklist de casamento. Continue lendo se você busca clareza sobre quais serviços são essenciais para tornar esta data perfeita.

 

Checklist de casamento: por onde começar?

Seja como for, a ansiedade de preparar o seu próprio casamento é normal. Por isso, muitos casais ficam tão animados que acabam pulando etapas, por falta de direcionamento, somado ao êxtase em resolver tudo o mais rápido possível.

Apesar disso, nosso conselho é: mantenha a calma! Assim, tire um momento para refletir em aspectos importantes:

  • Mentalize cada etapa;
  • Liste o que é mais relevante para o casal em cada uma delas (prioridades);
  • Busque clareza em cada detalhe;
  • Analise o  orçamento definido e veja se está compatível com suas expectativas;
  •  Defina o tamanho do evento, de acordo com a quantidade de convidados;
  • Tenha ideia de como será o estilo do evento, de acordo com o perfil dos noivos.

Então, nessa primeira etapa, separamos 4 pontos importantes para orientar todo o processo necessário antes mesmo de começar a elaborar seu checklist de casamento com os principais os serviços: 

 Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

 

1. Quem serão os convidados

Primeiramente, faça uma lista com todas as pessoas que o casal gostaria de convidar. Assim, é possível ter uma estimativa da quantidade de convidados, acompanhantes e garantir a acessibilidade de todos.

Além disso, ter essa lista pré-definida ajuda a tomar decisões importantes. Por exemplo, o tamanho do evento, estilo da festa, qual espaço e buffet contratar. Enfim, este será um importante guia para pesquisas e orçamentos.

 

2. O orçamento do casal 

Em seguida, é importante pensar em uma estimativa de valores que o casal espera desembolsar na festa. Esse orçamento deve ser definido com antecedência e é importante que não seja “apertado”, deixando um valor reservado para possíveis imprevistos, que certamente acontecerão.

Além disso, busque trabalhar com valores reais, fazendo orçamentos com alguns buffets. Só assim é possível colocar os “pés no chão” e procurar, desde o início, por possibilidades criativas para realizar o grande sonho.

 Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

 

3. Estilos de festa

Enfim, a partir da quantidade de convidados e orçamento definidos, é hora de pensar no estilo da festa. Dessa forma, lembre-se que será o momento do casal e cada detalhe deve refletir isso.

Então, pesquise por inspirações e tendências, sempre selecionando em uma pasta o que mais agrada os gostos do casal. 

Aliás, aqui no nosso blog, já falamos sobre estilos de celebrações íntimas, como o mini wedding e o elopement Wedding, não deixe de conhecer essas opções: quem sabe uma delas não é a sua opção ideal?

 

4. Organização pessoal além do checklist de casamento

Agora, não basta apenas realizar um checklist para organizar os preparativos da festa. Além disso, é preciso manter uma organização pessoal.

A saber, os eventos possuem um “lado difícil”, ou seja, as documentações que precisam estar arquivadas e facilmente acessíveis sempre que necessário. Por exemplo:

  • orçamentos,
  • propostas (com descritivo),
  • contratos, 
  • planilhas de gastos, 
  • dentre outros.

Logo, lembre-se desde o início em separar uma pasta para guardar toda a documentação e planejamentos. Dessa forma, você evita o estresse pois terá tudo sempre à mão, de forma ordenada, para não se perder em meio a tantos papéis e responsabilidades.

Além disso, não seja impulsivo. Em outras palavras, nada de contratar um serviço para casamento no calor da emoção, sem antes pesquisar mais duas ou três opções.

Assim, lembre-se de sempre avaliar todos os prós e contras, pedir para ver exemplos reais, buscar indicações e comparar orçamentos. Enfim, dessa forma você terá muito mais segurança para decidir o melhor para sua festa.

 Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

 

Checklist de Casamento: os principais serviços que você precisará contratar

Falando em organização, fazer um checklist de casamento é essencial para não esquecer de nenhum detalhe. Inicialmente, coloque nesta lista os serviços para casamento essenciais, ou seja, aqueles que não podem faltar na preparação. 

Depois, ao lado dele, defina um prazo para avançar naquele tema. Por exemplo: "falar com fornecedor", ou "comparar orçamentos" ou ainda "reunião de alinhamento". Assim, você sempre terá o controle de tudo o que precisa resolver e de qual o "status" de cada ponto que deve ser definido.

Em seguida, tenha uma agenda para organizar quando cada etapa será atendida, sempre com uma antecedência necessária.

Agora, confira nosso checklist de casamento com os serviços que consideramos essenciais para a realização do seu evento:

1.     Locação do espaço ideal

Mais do que um salão que comporta pessoas, o espaço escolhido deve ter identidade e conversar com o estilo do casal e com a decoração da festa.

Afinal, um espaço autêntico tem o poder de deslumbrar e produzir memórias inesquecíveis, além de fotografias incríveis. Portanto, não deixe de pensar com carinho na escolha do local.

Para isso, faça uma lista com os locais preferidos, agende visitas, verifique as datas disponíveis e peça orçamentos, considerando sempre o que é mais importante e especial para o casal.

Por exemplo, muitos casais procuram a Casa das Caldeiras para o casamento por ser um local centenário, com estrutura industrial e amplitude que produz cenários para momentos e fotos memoráveis. Mas, além disso, também contamos com uma equipe atenciosa e prestativa, que contribui para que todos os fornecedores possam trabalhar com perfeição.

Como resultado, temos casamentos inesquecíveis e autênticos, confira as fotos:

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar 

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

 

2.     Decoração da Festa

Agora é a hora de trazer as inspirações selecionadas! Afinal, a partir delas será possível criar uma decoração única, que pode ter elementos românticos, industriais, temáticos, clássicos... Além disso, as flores, buquê, convites, lembrancinhas, bolo e doces devem seguir o mesmo estilo da decoração.

Então, lembra daquelas fotos e imagens que você separou? É hora dos noivos discutirem juntos as ideias! Afinal, nem sempre os dois gostam das mesmas coisas. Mas, é importante alinhar os principais pontos antes mesmo de partir para a busca de orçamentos.

Aliás, falando nisso, procure indicações sobre este serviço e avalie se o profissional possui todos os acessórios e bons fornecedores para que tudo saia como o esperado. Além disso, ao realizar as reuniões e orçamentos, procure deixar claro todos os detalhes importantes para o casal e alinhar as expectativas com o decorador. 

 

3.     Fotógrafo e videomaker

O fotógrafo e o videomaker são indispensáveis, pois eles irão registrar todos os momentos, emoções e detalhes especiais da festa. Ou seja, é através do olhar deles que você vai poder relembrar da data e mostrá-la aos amigos depois.

Mas, a fotografia também é uma arte: cada profissional tem um estilo único de registrar histórias. Portanto, vale pesquisar! Por exemplo:

  • confira trabalhos anteriores do fotógrafo,
  • veja se o olhar dele está alinhado com o estilo do casal,
  • pesquise sobre a personalidade do profissional (ele é acessível? aceita sugestões? é pontual? etc),
  • se possível, converse com ex-clientes que contrataram o serviço.

Ainda mais, confira quais são os pacotes de serviços para casamento ofertados por cada profissional. Aliás, isso é bem importante, pois alguns incluem apenas a cerimônia, enquanto outros abrangem o pré-wedding, save the date, casa da noiva, padrinhos e noivinhos, after wedding, thash the dress, etc.

 Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

 

4.     Buffet

Nesse caso, além de realizar orçamentos, procure degustar o cardápio e conversar com pessoas que já contrataram o buffet escolhido. Afinal, é ele um dos fornecedores mais importantes da festa, responsável pelo cardápio que será servido: de certa forma, a comida é algo do qual todos sempre "lembram" por muito tempo.

Portanto, tenha cuidado em escolher um buffet que seja profissional e reconhecido. Afinal, seus convidados precisam ser bem servidos, a comida deve ser impecável e não demorar para sair.

Além do cardápio, defina se o bolo, drinks e doces também serão providenciados pelo buffet. Caso seja um fornecedor diferente, estabeleça uma comunicação entre eles para garantir o bom andamento do evento.

 

5.     Músicas e Atrações

A música é indispensável em qualquer festa! Por isso, é preciso considerar uma trilha sonora que esteja de acordo com o perfil do casal anfitrião. 

Hoje, ter um DJ já é algo esperado pelos convidados, não é? Mas, é importante conversar com ele com antecedência sobre as preferências e gostos dos noivos. Bem como a sequência das músicas. Em geral, o DJ ou o buffet também oferecem uma equipe de iluminação, que monta a estrutura ideal para animar o evento.

Mas, muitos gostam de ir além, oferecendo atrações especiais no casamento. Por exemplo, bandas ao vivo, apresentações de dança ou performances artísticas, tudo para animar a festa. 

De fato, nessa busca de entreter os convidados e criar experiências memoráveis, existem opções para todos os estilos! Por isso, vai da criatividade do casal encontrar o que mais combina com a ocasião.

 Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

 

6.     Ajuda especializada para cumprir o seu Checklist de casamento

Diante de tantos detalhes, já deu para perceber que organizar a própria festa é bastante desafiador! Afinal, como em qualquer evento, são muitas as dúvidas e preocupações, sem falar nos imprevistos que surgem no meio do caminho. Por isso, pela falta de experiência, o casal pode se estressar e tomar decisões precipitadas.

Dessa forma, a ajuda especializada de uma assessoria torna-se essencial e pode ajudar a economizar tempo e dinheiro. Já que ela possui expertise para cumprir todo o check list de casamento e já conhece os melhores fornecedores, pode cuidar de toda a organização de forma impecável, deixando os noivos muito mais seguros e tranquilos

A Casa das Caldeiras já foi espaço para casamentos maravilhosos, produzidos por assessoras que conduziram toda a preparação nos mínimos detalhes. Por isso, temos o prazer em indicá-las, pois reconhecemos um bom trabalho! Então, para conferir quem são as assessoras que indicamos, clique aqui.

 

Conclusão do Checklist de casamento

Para que tudo ocorra dentro do esperado no grande dia, a dica é se organizar antecipadamente e buscar por inspirações. Dessa forma, tendo a clareza de tudo que precisa ser feito, quais são os serviços para casamento mais importantes, qual orçamento e como encontrar os melhores profissionais, todo o processo será bem mais tranquilo.

Aliás, considere contar com uma assessoria especializada, que vai fazer toda a diferença, trazendo mais experiência e segurança na contratação e coordenação dos fornecedores.

Além disso, escolha um local memorável, capaz de gerar lembranças inesquecíveis. Lembre-se de considerar que o espaço seja de fato preparado profissionalmente e em estrutura, pois assim os convidados e até mesmo o casal se surpreenderão com a excelência do serviço.

Então, se você está planejando a sua festa e busca por bons serviços para casamento, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Olá, deixe seu comentário para Checklist de casamento: serviços para casamento que você precisará contratar

Enviando Comentário Fechar :/