Plantio Coletivo no quintal da Casa
Ação realizada durante a Jornada do Patrimônio 2024
Tags
Date
Aug 08, Tuesday
Posted by
estágio
Eu sempre sonho que uma coisa gera,
nunca nada está morto.
O que não parece vivo, aduba.
O que parece estático, espera.
―
Bagagem
Realizamos no último domingo, 18 de agosto, uma ação de plantio coletivo no quintal da Casa das Caldeiras como parte da programação da Jornada do Patrimônio 2024. A décima edição, que teve como tema disparador Patrimônio e Sustentabilidade, trouxe a oportunidade de refletirmos sobre o papel e atualizarmos o sentido de espaços de memória dedicados à cultura, pensando na criação de cidades sustentáveis - isso é, que se sustentam por meio de suas histórias, relações de cuidado e valores atribuídos aos espaços com os quais nos relacionamos.
Convidamos o jardineiro-paisagista André Caretta (@jardim.de.afeto) para facilitar a vivência e compartilhar com os participantes um pouco sobre sua experiência com a agroecologia. Antes do encontro, preparamos um novo canteiro no quintal para receber estes novos seres. Espécies diversas de PANCS (plantas alimentícias não convencionais) foram escolhidas para compor o espaço, expandindo a nossa horta.
André trouxe sua vasta coleção de sementes, coletadas ao longo dos anos de vivência e pesquisa botânica, para que os participantes entrassem em contato com as diferentes formas, cores, tamanhos e texturas. Sementes que guardam em si memórias de um corpo em potencial que poderia vir a ser. Ou permanecer...
Iniciamos a atividade com a leitura de uma poesia da Adélia Prado, seguida de uma respiração profunda, guiada para que estrássemos em contato com o solo sobre o qual estávamos pisando, regredindo a imaginação para um tempo anterior a própria Indústria que veio a se instalar ali no início do século XX.
Enfim, partimos para a ação de plantio das novas mudas e de manejo da horta já existente. No final da tarde, cada participante pegou um punhado de sementes para serem dispersadas em um canteiro, intencionando para aquilo o que querem ver crescer, se transformar.
cultura. do latim colo, que significa eu moro, eu cultivo
Fotos: Cibele Amaral
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Plantio Coletivo no quintal da Casa