Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #8

O que é uma Vivência Família Ação?

Tags

Date

Dec 12, Monday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #8

No Diário do Manual de hoje, iremos te contar um pouco sobre o que são as vivências realizadas dentro do projeto Manual da Família e queremos te convidar para acompanhá-las durante os próximos meses, através das nossas redes sociais! 

VIVÊNCIA FAMÍLIA AÇÃO

O projeto Manual da Família é constituído por uma série de ações, além de um e-book disponibilizado gratuitamente na internet, com o intuito de servir de inspiração para você, sua família e para contribuir com trabalhos e tratos com os mais variados tipos de família.

Saindo do plano virtual para o plano real, o projeto segue promovendo o que chamamos de Vivência Família Ação, onde partimos para colocar em prática as propostas do Manual, experimentando e aprimorando o que sugerimos como uma metodologia, que vem se formando e avançando ao longo desta jornada. 

Com a realização de vivências com diferentes grupos familiares, objetivamos potencializar seu papel no desenvolvimento de valores e habilidades. Já com a realização de vivências com agentes públicos que lidam com famílias no dia-a-dia, pretendemos trocar informações e seguir um outro trajeto, atingido as famílias por um caminho diferente.

O objetivo é que estas ações possibilitem espaços de troca, de escuta, de acolhimento e compartilhamento de experiências, no intuito de buscarmos juntos uma sociedade mais afetiva e harmoniosa.

SOBRE AS NOSSAS VIVÊNCIAS

O termo vivência se refere a uma experiência de vida que deixa marcas em uma pessoa de maneira duradoura. As vivências podem ser das mais variadas e dos campos mais diversos, mas se caracterizam através da aprendizagem que deixam de maneira profunda. Na verdade, sua importância em muitas correntes da psicologia se baseia no fato de realizar uma análise destas experiências para determinar algumas razões do comportamento.

O ser humano por ser capaz de aprender sempre, ao receber uma informação do mundo, reflete e repensa a respeito. Algumas destas aprendizagens são realizadas de forma supérflua e outras de formas mais profundas.

Assim, por exemplo, a aprendizagem obtida em uma leitura tem menos impacto que uma conquistada numa situação traumática. Na mesma ordem, um conjunto de experiências prazerosas deixa uma marca maior do que uma simples leitura ou explicação.

O aprendizado é sempre coletivo e as trocas verdadeiras e intensas!

O projeto Manual da Família contemplado pelo edital do CONDECA - Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo, prevê mais de vinte e cinco vivências com famílias e com profissionais com trajetórias na área da educação e assistência social especializada. Ao longo dos próximos meses, seguiremos compartilhando cada momento e cada experiência, para que você se inspire a nos acompanhar neste caminho, afinal, cada um de nós faz parte de uma família, independente do seu formato.

Acesse os artigos anteriores do Diário do Manual e também o e-book, que está disponível através do link: http://www.casadascaldeiras.com.br/manual

Faça parte desta transformação! Vamos falar de família!  

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #8

Enviando Comentário Fechar :/