Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Encontros Poéticos e Circulares

aconteceu aos domingos

Tags

Date

Dec 12, Monday

Posted by

Kakaeka

Encontros Poéticos e Circulares

Encontros Poéticos e Circulares - uma programação gratuita com atividades culturais e lúdicas para toda a família.

Domingo 30.01.2022 estamos fechando o nosso ciclo de ações/ com uma programação afetiva e divertida - entre 11h e 18h30

:: PROGRAMAÇÃO 30 DE JANEIRO DE 2022 ::

11h30 às 16h00 - Instalação e vivência para Encontrar A Casa com o Manual em Família @manualemfamila Instalação com facilitação e mediação de atividades e vivência pelo Manual em Família. Com interação do público, movimento de corpo, respiração, brincadeiras, contação dehistórias, pintura livre e conversas.

11h30 - Ioga para crianças, com Irina Castro - @irinacastro.yoga. Aula aberta de yoga para crianças a partir de 2 anos de idade, podendo ser praticada em família. Lúdica e divertida, a aula faz uso de músicas, contação de histórias e brincadeiras para envolver os pequenos na prática de yoga. Baseada no método Yoga com Histórias, a prática tem como objetivo estimular a criatividade e o bem-estar físico e mental da criança.

16h às 17h - Espetáculo Soslaio – O Sol Por Entre as Frestas, com Plinio Meirelles e Carlos Medeiros, da Cia dos Afetos @ciadosafetos. Dois cidadãos em um ponto de ônibus da cidade. Conforme o tempo passa, eles aprendem a observar as preciosidades singelas do cotidiano.

14h às 16h - Desenhos Matéricos, de Leo Ceolin @leo.ceolin. A série de desenhos é resultado de uma investigação em que o gesto desenhado, produtor de texturas e relações cromáticas, é produzido muito mais pela aproximação entre os fragmentos materiais e seus suportes do que pela busca concreta de uma imagem definitiva, como aconteceria em uma pintura realista ou em um registro fotográfico. Além dos trabalhos de Leo Ceolin, a exposição conta com peças produzidas pelos participantes da oficina artística conduzida por Leo Ceolin no Térreo Ateliê na Casa das Caldeiras.

14h às 18h30 - Conexões Caldeiras: conexão afetiva com produtores locais, a Casa das Caldeiras acolherá um pequeno grupo de novos emprendedores (uma seleção de até 04-05 marcas) - produtores, artesões, designers, artistas locais para mostrarem seus produtos/trabalhos/processos no Térreo da Casa das Caldeiras

  • BY WISH @by_wish JÓIAS EM PRATA POR MARISTELA SCHIESARI E MARCELO

  • TORRONES/ PAN-PEPATO/ VINAGRE DE MAÇÃ DA ANA RITA BUENO

  • DA_ZIZI @da.zizibove BOLACHAS AFETIVAS RECEITA DE FAMÍLIA POR REGINA BOVE

17h30 às 18h15 - Programa Memória: Palavra Saúde @danielaeaspalavras - Programa performativo, que será conduzido pela artista Daniela Landin. Experimento híbrido, atravessado por referências da literatura, da fotografia, do teatro e da performance, e voltado para a discussão em torno da saúde pública. No encontro entre público e artista, há a proposição de um luto, um rito de passagem, uma memória a ser consagrada. O público é convidado a velar, mas também a fabular, como quem observa de longe fragmentos deste “monstro mole e indeciso ainda que é o Brasil”, nas palavras de Mário de Andrade. E neste velar, aos poucos, o corpo poderá ser revelado.

Jardim de esculturas com o artista Leo Ceolin @leo.ceolin Instalação de Experimento Fogo III no Pátio BRASS BREW

..............................................

Sobre a Casa das Caldeiras @casadascaldeirasoficial

Passaram-se 100 anos da construção da primeira chaminé que se conectava a uma caldeira para produzir energia através do vapor d'água e impulsionar a produção fabril do primeiro parque industrial de São Paulo, as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Essa história, assim como tantas outras que discorrem sobre o desenvolvimento da cidade de São Paulo e relatam uma época, se conectam com as histórias de várias pessoas, imigrantes, trabalhadores, que passaram a fazer parte dessa trajetória. Atualmente, a Casa das Caldeiras, administrada pela OSCIP Associação Cultural da Casa das Caldeiras, é reconhecidamente um espaço independente que equilibra sua ocupação de maneira sustentável, a fim de ser um espaço aberto à diversidade e à convivência. 

Sobre os Encontros Poéticos e Circulares - uma programação gratuita com atividades culturais e lúdicas para toda a família.

Além de oferecer uma opção de lazer para pessoas de todas as idades, a ideia do projeto realizado pela Associação Cultural da Casa das Caldeiras (ACCC) é promover uma reflexão sobre a presença e a necessidade da arte, da educação, das novas economias e da sustentabilidade na vida cotidiana.
 
“A partir do exercício e da experimentação artística, queremos promover encontros sensíveis que proporcionem experiências transformadoras com famílias, facilitados pelos artistas do Manual em Família e do Térreo Ateliê. Estamos propondo novas possibilidades de encontros e interações construídas pelos afetos, com a participação do público e mediados pela arte e pela poesia”, explica Karina Saccomanno, presidente da ACCC.
 
Entre os destaques da programação, estão as aulas Ioga para Crianças, ministradas por Irina Castro. Com duração de 45 minutos, a atividade, que promove bem-estar, consciência corporal e relaxamento, usa recursos como histórias, músicas e brincadeiras para cativar o interesse dos pequenos.
 
Outra atração é a experiência Encontrar a CASA – uma instalação simbólica e interativa, comandada pelo Manual em Família. A atividade cria uma reflexão sobre a simbologia da casa, tal como a árvore, a cidade e o templo, que está associada ao centro do mundo, já que ela é uma espécie de redoma dos próprios indivíduos que se movimentam e organizam a sua vida a partir do lar.
 
Já a peça Soslaio – O Sol Por Entre as Frestas, com Plinio Meirelles e Carlos Medeiros, da Cia dos Afetos, convida a criançada a pensar nas pequenas belezas da vida e a olhar para os próprios hábitos e modos de viver. A história acompanha o encontro entre dois cidadãos em um ponto de ônibus da cidade. Conforme o tempo passa, eles aprendem a observar as preciosidades singelas do cotidiano.
 
O Coletivo 1417 trabalha com bioconstrução e ativa princípios da permacultura em territórios urbanos desde 2015. Neste encontro, será possível vivenciar atividades como o preparo da massa e a fatura dos tijolos de terra crua. Venha fazer com a gente!
 
O projeto Encontros Poéticos e Circulares foi contemplado Edital premiação de apoio à casas noturnas e espaços culturais de pequeno bem médio porte na cidade de São Paulo.
 

Sobre Manual em Família @manualemfamilia

Criado em 2015, o grupo Manual em Família tem como objetivo reconectar cada um com a própria história e valores por meio de vivências afetivas e lúdicas. O projeto contribui para a criação e o fortalecimento de vínculos entre as pessoas, reconhecendo capacidades que colaboram para o processo de autoria e autonomia dos participantes. Trata-se de um movimento de mudança a partir da valorização do cuidado, da troca e da memória afetiva e cultural.  

Sobre Térreo Ateliê @terreoatelie

Uma nova ocupação surge na Casa das Caldeiras a partir de experiências anteriores relacionadas ao programa de residência artística “Obras em Construção", com foco em processos de pesquisa e criação desenhando um núcleo artístico colaborativo que recebeu o nome de Térreo Ateliê. Esse núcleo ocupa um espaço físico e simbólico localizado no andar térreo da Casa das Caldeiras, aberto ao público aos finais de semana. A missão do grupo é integrar ações artísticas de experimentação que reflitam sobre arte, economia, educação e sustentabilidade, aplicando na prática atividades entre os artistas participantes do projeto e o público em geral.

Casa das Caldeiras – Avenida Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca, SP

Classificação: Livre

 

Olá, deixe seu comentário para Encontros Poéticos e Circulares

Enviando Comentário Fechar :/