Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #13 - Vivências Família-Ação e os Potencializadores do projeto

Potencializar e disseminar boas práticas buscando uma sociedade mais humana

Tags

Date

Mar 03, Wednesday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #13 - Vivências Família-Ação e os Potencializadores do projeto

A cada final de ciclo Vivência Família-Ação, é sempre possível identificar quem são as pessoas que poderão seguir inspirando o coletivo e propondo ações positivas, afim de dar continuidade à transformação proposta. É importante aproveitar os momentos vividos para incluir e manter mudanças nas rotinas diárias, afim de colher bons frutos! Seguir aproveitando e tornando o caminho da vida prazeroso! Você pode! 

QUEM SÃO OS POTENCIALIZADORES?

O projeto Manual da Família vem propondo ciclos de vivências com famílias distintas, que são convidadas a experimentar na prática os conteúdos propostos pelo e-book e também para dar sua contribuição nesta, que é uma metodologia em construção contínua, já que nós e a sociedade, constantemente passamos por grandes transformações!

Esses ciclos chamados de Vivência Família-Ação, prevêm uma série de encontros com determinados grupos de famílias para o acolhimento, a sensibilização e o empoderamento delas através de uma série de experiências que incluem o reconhecimento e redescobrimento do terrítório onde moram, a valorização de suas histórias pessoais, o descobrimento de suas potências através do resgate de brincadeiras da infância e assim por diante. Durante esta série de encontros programados, a equipe do Manual da Família propõe atividades que estimulam a interação, os diálogos em família e com a comunidade, propõem um novo olhar sobre o bairro, sobre a vizinhança e estimulam a inclusão de boas práticas no cotidiano de cada indivíduo, afim de inspirar mudanças positivas, que caminhem rumo a uma sociedade mais afetuosa. Acreditamos que assim o coletivo ganha força! E esta força é poderosa!

Chegando o momento de se despedir destas famílias após alguns encontros, é preciso que este trabalho tenha continuidade! É preciso que cada indivíduo se sinta inspirado a seguir se percebendo e percebendo o outro, e assim possa cuidar desta sementinha que foi plantada, fazendo com que ela cresça e floresça.

A equipe do Manual da Família logo entendeu e identificou que em cada grupo de famílias que participam do ciclo de Vivência Família-Ação existem pessoas que podem assumir uma caminhada mantendo unido o coletivo e dando continuidade aos encontros inspirados no nosso trabalho e alimentados pelo nosso conteúdo, como também, buscando novas e outras fontes de inspiração para seguir novos caminhos.

A essas pessoas, chamamos carinhosamente de Potencializadores. Após cada término de ciclo, queremos que esses Potencializadores dêem andamento a esta transformação, continuem estimulando o coletivo, sigam propondo encontros, boas práticas e assim sejam disseminadores desta transformação social através do convívio familiar, na qual acreditamos. Os Potencializadores são fundamentais para que o coletivo siga aproveitando o caminho, siga refletindo e se inspirando para que esta jornada da vida, mesmo que dificultosa, seja prazerosa. E é através dos Potencializadores que o projeto faz sentido e segue o seu rumo de forma autônoma. É possível! E você pode! 

E mesmo que você tenha vivido apenas uma "experiência virtual" com este projeto, você também é convidado a ser um Potencializador! Você também é convidado a se inspirar para realizar mudanças aí, no seu núcleo familiar. Também é convidado a disseminar as inspirações e a também nos inspirar através da sua história. Todos nós seguimos navegando nesta jornada árdua da vida! Então, que tal nos ajudarmos para que as remadas sejam mais potentes, mais divertidas e nos impulsionem com mais velocidade? Estamos juntos neste caminho! 

Porque na nossa vida o mais importante é o percurso percorrido e não o lugar de chegada!

E que possamos neste caminhar ir adquirindo consciência, respeito e desenvolvendo habilidades.

Como diz a música de Comadre Fulôzinha, este é o nosso GRANDE PODER!

multiplicadoras

"...O nosso Deus corrige o mundo
Pelo seu dominamento
Sei o que a terra gira
Com o seu grande poder
Grande poder, com o seu grande poder
A terra deu, a terra dá, a terra cria
Homem a terra cria, a terra deu, a terra há
A terra voga, a terra dá o que tirar
A terra acaba com toda mal alegria
A terra acaba com inseto que a terra cria
Nascendo em cima da terra, nessa terra há de viver
Vivendo na terra, que essa terra há de comer
Tudo que vive nessa terra, pra essa terra é alimento
Deus corrige o mundo pelo seu dominamento
A terra gira com o seu grande poder
Grande poder com o seu grande poder..."

 

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #13 - Vivências Família-Ação e os Potencializadores do projeto

Enviando Comentário Fechar :/