Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #12

nossas ferramentas - falando sobre Ânimo e Intenção

Tags

Date

Feb 02, Thursday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #12

Você parou para reconhecer a força transformadora que o nosso ânimo e a intenção (com compromisso) têm? Hoje vamos falar dessas ferramentas que possuímos e que precisamos utilizar para alcançar uma transformação verdadeira. 

Como manter ânimo e propósito no que fazemos?

Na última edição do Diário do Manual (goo.gl/h9unZT) falamos um pouco sobre comprometimento e realização, apesar de todas as dificuldades e limitações que encaramos em nosso cotidiano. Vimos que todos nós temos algo de bom para oferecer! Mas que é preciso também ter comprometimento com esta oferta. É preciso um esforço de ânimo diante de cada barreira, cada percalço ao longo da vida, para influenciar o meio em que vivemos.

Apesar das dificuldades, é preciso avançar com as mudanças diárias para construir uma sociedade melhor. Utilizar-se sempre das ferramentas que temos disponíveis para propor melhorias em nosso convívio. Mas quais são essas ferramentas?

Nesta edição queremos falar um pouco de duas delas: Ânimo e Intenção.

Se procurarmos no dicionário o significado dessas duas palavras, encontraremos termos muito interessantes:

ânimo

1 A parte não material do ser humano; alma.

2 Índole que caracteriza uma pessoa; temperamento.

3 Coragem ou determinação diante de obstáculos ou perigo.

4 Vontade manifestada, a fim de alcançar algo; intenção.

5 Estado de espírito; humor.

6 Exclamação usada para suscitar coragem ou força.

intenção

1 O próprio fim a que se visa.

2 Aquilo que se pretende fazer; o que se almeja; intento, propósito, tenção.

3 Pensamento secreto e reservado.

4 Objetivo que justifica uma ação.

Desta forma, entendemos que a intenção traz foco e objetivo para nossas ações, permitindo que possamos nos concentrar naquilo que realmente queremos para nossas vidas. Assim fica mais fácil tomar decisões e seguir em busca de nossos sonhos e desejos.

O ânimo é a energia da alma que me faz mover em direção a um ideal de realização e que só pode ser identificado por mim mesmo. Ao observar o verdadeiro ânimo de estar vivo, consigo me movimentar em direção a tudo aquilo que intenciono.

"A partir do meu ânimo e da minha intenção, eu faço as minhas escolhas diárias!"

AS ESCOLHAS

Em nosso cotidiano estamos sempre fazendo escolhas, muitas vezes sequer nos damos conta disto. Às vezes é o ânimo que nos impulsiona a fazer determinadas escolhas. Em outras vezes, as escolhas que fazemos e precisamos, é que nos remetem ao entendimento de qual ânimo nos levou até ali.

O nosso ânimo traz sentido e alimenta de criatividade as nossas ações. Precisamos nos dar conta disso e nos motivar sempre. Buscar força, buscar bons pensamentos e acreditar que vale a pena alimentar este ânimo diariamente para promover pequenas mudanças e ações, construindo ao final uma transformação verdadeira e duradoura. Fazer um exercício de continuidade deste ânimo.

Cada um de nós deve ter ciência das escolhas que faz para então colocar intenção nos seus fazeres. Esta intenção colocada e o ânimo que trazemos conosco reforçam o nosso propósito e enchem de significado a nossa trajetória!

Qual o significado que você atribui as coisas a sua volta?

Nos caminhos percorridos em nosso dia a dia, é possível sim perceber e mudar a nossa percepção, observar e mudar o nosso olhar e resignificar tudo a toda hora. Enfrentar os momentos de fragilidade, desânimo, problemas, buscar aquela força interior que cada um de nós tem, colocar intensidade nela e trabalhar nas mudanças.  

Vamos analisar cada escolha com outro olhar e repensar o que estamos querendo com aquele caminho. Porque fiz determinada escolha? O que me motivou a fazê-la?

Buscar o equilíbrio de olhar e perceber os caminhos traçados é importante! Realizar um trabalho de automotivação para preservar o seu ânimo, a sua alma, também! A partir disso, ir em direção ao que realmente pode trazer melhorias para a vida. Talvez esta seja a grande intenção de todos nós!

Vamos em busca de uma sociedade melhor? Vamos em busca do nosso melhor "eu"?

O Diário do Manual de hoje te inspira a se animar, colocar intenções verdadeiras em suas ações e seguir em frente da melhor forma possível! Você pode! 

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #12

Enviando Comentário Fechar :/