Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Jornada do Patrimônio 2022

Confira a programação do evento na Casa das Caldeiras

Tags

Date

Aug 08, Tuesday

Posted by

Lud

Jornada do Patrimônio 2022

O tema da Jornada do Patrimônio deste ano, “Tão Perto, tão longe”, tem como objetivo evidenciar as diferentes centralidades de São Paulo e seus vínculos com o patrimônio cultural material e imaterial, dando atenção ao patrimônio e as práticas culturais de regiões que nem sempre estão no centro dos debates. O objetivo é promover ações que estimulem intercâmbios culturais e a compreensão de que a memória histórica e o patrimônio cultural estão além de definições de centro e periferia.
Nesta edição será realizado o retorno integral às ações presenciais, visto que por consequência da pandemia de saúde pública do Covid-19, as Jornadas de 2020 e 2021 foram realizadas em sua maior parte online. A Jornada deste ano, portanto, está contextualizada como uma Jornada de retorno, inclusão, e fortalecimento da cultura e patrimônio para diferentes regiões da cidade.
O evento também marca a volta das visitas monitoradas pela Casa das Caldeiras que, atendendo a pedidos, após a Jornada, voltarão a ser oferecidas regularmente, em encontros mensais.

A Casa das Caldeiras (1922-1923) faz parte da memória coletiva da Cidade de São Paulo. Exemplar típico da arquitetura fabril de caráter utilitário recebeu grandes janelas, pé-direito altíssimo, três chaminés monumentais que parecem ganhar os céus, túneis-galerias que remetem a passagens subterrâneas, fornalhas que eram alimentadas por carvão. Tombada pelo Conpresp e Condephaat.

Nesse espírito, a Casa das Caldeiras celebra, nos dias 20 e 21 de agosto, sua participação na memória dos paulistanos, abrindo suas portas gratuitamente para visitação com 2 sessões diárias de visita guiada e monitoria, como parte da programação da Jornada do Patrimônio 2022. Nosso objetivo é tecer diálogos com nossas histórias e memória, seja em forma de lembranças, memória afetiva ou imagens simbólicas.

Percurso e monitoria afetiva: sábado (20) e domingo (21), às 10h30 e 14h30.
Jussara Bracco e Plínio Meireles
Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 2000 (altura do 1650) - Água Branca
Inscrições pelo Sympla link para inscrições

+ 20 e 21 de agosto, das 10h às 19h :: Feira Jardim Secreto

https://www.feirajardimsecreto.com.br/agenda e https://www.instagram.com/feirajardimsecreto/

+ Exposição METAPHORA do artista Theodoro Autops, dos dias 04 a 21 de agosto de 2022 - https://www.instagram.com/_autops/

+ 20 de agosto realizaremos no Térreo Ateliê a Oficina :: Elaboração de Arte Sequencial, em consonância com a proposta da exposição e onde haverá troca direta entre o público e o artista Theodoro - https://www.instagram.com/terreoatelie/

Olá, deixe seu comentário para Jornada do Patrimônio 2022

Enviando Comentário Fechar :/