Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Biografêmeas de Sandra Lessa

Últimos dias da Exposição BIOGRAFÊMEAS no Térreo Ateliê! A exposição estará ativa para visitação até 28.01 nos túneis da Casa das Caldeiras

Tags

Date

Jan 01, Monday

Posted by

Lud

Biografêmeas de Sandra Lessa

Partindo da premissa "nossos corpos, nossas histórias" a artista da memória Sandra Lessa cria um baralho feminista feito a partir de histórias de vida de mulheres, reinventando poéticas dos corpos femininos.

 

Últimos dias da Exposição BIOGRAFÊMEAS no Térreo Ateliê!
A exposição estará ativa para visitação até 28.01 nos túneis da Casa das Caldeiras, mas as mitopoéticas das cartas da exposição podem ser acessadas pelo Youtube
Exposição Biografêmeas
Dias 25, 26, 27 e 28.01 | 16h às 21h

E por conta de aprendermos a jogar o baralho em uma jogatina aberta, decidimos adiar o curso Biografêmeas e abrir espaço para performances com esse jogo/baralho de histórias de mulheres nos últimos dias da Exposição.

A artista Sandra Lessa também vem acompanhando a Exposição, acolhendo os visitantes e ensinando / descobrindo como jogar o Biografêmeas.

Biografêmeas de Sandra Lessa


Biografêmeas de Sandra Lessa

A Ocupação Biografêmeas no Térreo Ateliê vem celebrar com atividades culturais o lançamento do Baralho de Memórias Biografêmeas e reunirá apoiadores e o público em geral para um brinde  na abertura da exposição na quinta-feira, dia 19.01, a partir das 18h, na Casa das Caldeiras, no bairro da Água Branca, em SP.
 

:: QUINTA ::
19 de janeiro de 2023
Horário: 18H
Local: Andar Térreo da Casa das Caldeiras / Térreo Ateliê
Atividade gratuita :: não é necessário inscrição ou reserva

 
O Térreo Ateliê ocupa um espaço físico no andar térreo da Casa das Caldeiras com a proposta de acolher artistas e seus processos, convidando o público para experimentar encontros e partilhas. Nosso objetivo é tecer conexões e co-criar a partir de nossas histórias, memórias e imagens simbólicas.
 
Biografêmeas de Sandra Lessa


Atendendo a esse propósito, a Ocupação Biografêmeas chega propondo duas outras atividades para experimentarmos encontros e partilhas: a Roda das Ancestrais e o Curso Biografêmeas. 

 
Biografêmeas de Sandra Lessa
 

Leia a seguir:

Roda das Ancestrais
:: SÁBADO ::
21 de janeiro de 2023
Horário: 15h às 17H
Local: Andar Térreo da Casa das Caldeiras
Atividade gratuita :: Ingressos disponíveis pelo Sympla

 

 
Biografêmeas de Sandra Lessa
 

Nesse jogo de cartas seremos guiados e guiadas pela premissa “o contrário da vida não é a morte é o esquecimento, somente aquilo que não é lembrando não tem existência”.

Uma pessoa sem passado é uma pessoa sem futuro. Os que tem memória são capazes de viver num frágil momento presente. Os que não a tem não vivem em parte alguma. Assim, a nossa roda da ancestrais realoca memórias e atribui novos sentidos ao nosso passado e consequentemente anuncia outros futuros.

A roda proporciona um rito da lembrança. Nossas histórias de vida não estão fixas no passado, elaboramos nossa existência através de sua narração onde é possível transcender nosso passado e recriar nossa própria história. Sabemos que é no rito que os mitos tornam a acontecer, é o rito que atualiza os mitos e isso sucede também em nossos mitos pessoais que representam a nossa história de vida.

Numa roda de histórias de vida provocada pelas cartas do baralho biografêmeas: oráculo de histórias de vida, cada participante será convidado a recordar uma ancestral e narrar parte de sua história. A roda é feita de nossas memórias investigando traços biográficos que ainda devem ser narrados saudando assim, a força das que vieram antes de nós.

 

Nos dias 26, 27 e 28.01, das 15h às 17h acontece o Curso Biografêmeas - UM CARTEADO COM O PASSADO FEMININO

Biografêmeas de Sandra Lessa

Este Workshop é um processo criativo onde participantes reescrevem as histórias de vida de suas antepassadas. Trata-se de um jogo criativo onde visitamos nosso passado para elabora-lo através da reescrita e narração cênica.
 
Biografêmeas de Sandra Lessa

O processo criativo diz respeito a olhar para os rastros, cicatrizes e as lacunas da história de nossas ancestrais e, a partir de alguns disparadores, recriar suas histórias. Como disparadores faremos uso das cartas de um baralho de histórias de vida de mulheres; textos sobre arte e memória, conceitos sobre o erotismo, gênero e liberdade.

Ler o passado é um gesto vacilante diante o inesperado, nosso final de semana criará um espaço saudável para transmutar nossas memórias através da ética e estética artística.
 
Biografêmeas de Sandra Lessa

Desenvolvimento: O Workshop acontece em 2 encontros de 2 horas e 1 festa. Nesse jogo com o passado realizamos os procedimentos abaixo:

Jogo 01. e Jogo 02: - Dia 26/01 Memória e identidade: as cartas que nos divinizam – outras possibilidades de Ser. Apresentação das regras do jogo, primeiro carteado entre participantes do percurso.

A Voz das avós: o encantamento de mundo numa filosofia popular brasileira.

Jogo 03 e Jogo 04 - Dia 27/01 Biografema & biografêmeas: Roland Barthes cria o conceito de biografema para escrever uma vida humana. O que podemos escrever a partir da perspectiva de biografêmeas? Desenterrando antigos espelhos: o erótico é um reflexo dentro de nós. Um erotismo latino que nos impulsiona a viver. Processo de criação coletivo: se essa história fosse minha?

Jogo 05 - Dia 28/01 Festa das Ancestrais: rito de partilha das nossas histórias.
 

Biografêmeas de Sandra Lessa

Curso Biografêmeas

:: QUINTA :: SEXTA :: SÁBADO ::
Dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2023
Horário: 15h às 17H
Local: Andar Térreo da Casa das Caldeiras e Térreo Ateliê

R$300,00

INSCRIÇÕES pelo Sympla

 

Tem dúvidas ou sugestões? Entre em contato conosco!
contato@casadascaldeiras.com.br

 

Olá, deixe seu comentário para Biografêmeas de Sandra Lessa

Enviando Comentário Fechar :/