Procedimento para Evocar a Leveza – Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta na Casa das Caldeiras
Confira o trabalho de performance da artista Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta, em experimento na Casa das Caldeiras em 2021
Tags
Date
Feb 02, Friday
Posted by
estágio
A Casa das Caldeiras exibiu, nos dias 18 a 21 de fevereiro, a Exposição Tempo Forte. Resultado do trabalho de Residência Artística – Obras em Construção, dos artistas: Léo Ceolin, Tais Cabral e Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta.
Em paralelo, tivemos encontros virtuais através de lives que ficaram gravadas no IGTV da @casadascaldeirasoficial e ainda mais, teremos a experiência virtual para essa exposição, que ficará postada aqui no Blog entre os dias 01/03 a 04/04.
Então, hoje vamos conhecer melhor a artista Translúcida Bruta e seu trabalho: Procedimento para Evocar a Leveza, parte da Exposição Tempo Forte.
Sobre a artista – Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta
Carolina Sudati é performer e artista e se dedica à investigação da relação entre corpo e movimento com elementos vestíveis como uma extensão do espaço. Sua relação com a Casa das Caldeiras vem desde 2012, quando pisou pela primeira vez com a Cia Triptal, passando como artista, colaboradora, provocadora, curadora, associada, convidada e, enfim, Artista Residente desde 2016.
Junto ao artista Leo Ceolin, o multi-instrumentista Jose Bárrickelo, a fotógrafa Mayra Azzi e o biólogo João Godoy, ela criou a zona de compartilhamento “Translúcida Bruta”, onde investiga e explora coletivamente a espacialidade, as materialidades brutas, a potência do saber manufatureiro, o ritual como prática de artesania e a limitação como pulsão de expansão do corpo e percepção.
Assim, todos os aspectos da casa, tal qual suas estruturas metálicas, sua localização e memória dialogam com essa investigação. Entre os vários experimentos realizados na Casa, como o Experimento Cyborg e o Experimento Fogo, foi durante a pandemia que a artista se dedicou ao Procedimento para Evocar a Leveza. Em suas palavras:
"Ao investigar esta camada abre-se espaço para outra: do período fabril, das máquinas funcionando a partir do fogo, do manejo do sabonete pelos corpos que passaram por ali, das ruínas e da alegria dos encontros que aconteceram antes de hoje. Estes atravessamentos começam a ser incorporados na investigação que estou me dedicando desde o início da fase de isolamento social, que chamo de “Procedimento para evocar a leveza”.
Procedimento para Evocar a Leveza
“Para vivenciar a leveza é necessário conhecer a experiência do peso” – Ítalo Calvino
Para a exposição Tempo Forte, Carolina Sudati apresenta a videoperformance Camela Voadora, que gerou a inspiração para a experiência de instalação imersiva com dispositivos vestíveis de metal: o Procedimento para Evocar a Leveza.
Este experimento é o destaque de sua participação, onde sob agendamento o visitante pôde experimentar a investigação da transposição do PESO em LEVEZA, através de uma dança, ou luta solo que são direcionados pela artista, onde ela compartilha parâmetros para um movimento libertador. Segundo ela:
“A criação deste procedimento e dispositivos é uma tentativa de transmutação de desejos que negligenciam o HABITAR do corpo como potência. É uma iniciativa para nos devolver, enquanto espécie, a capacidade de acordar os sentidos e reagir no cuidado com a terra - atitude urgente frente à atual crise ecológica que se manifesta de diversas formas.”
Um projeto direcionado a todos os interessados em trocar e vivenciar no âmbito da alteração de percepção e experimentar a presença pela eliminação do peso. Nas palavras de Carolina: “Dançar o peso até ficar leve. Este é um sonho & intento que comecei a investigar no Galpão BASE e que agora compartilho com o acolhimento da Casa das Caldeiras... É a EVOCAÇÃO do caminho até a LEVEZA”.
Além disso, como parte da programação da Exposição Tempo Forte, Carolina Sudati realizou algumas lives-conversas como reflexão e investigação para as próximas etapas de seu projeto. As lives ficaram gravadas e você pode assistir no IGTV da @casadascaldeirasoficial.
Este projeto foi premiado pela 1ª edição de Premiação de Espaços Culturais Independentes que realizam atividades culturais na cidade de São Paulo - Secretaria Municipal da Cultura. E conta também com recursos da Lei Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de São Paulo e do Governo Federal.
Programação Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta - Procedimento para Evocar a Leveza
Presencial - Encerrada
Exposição Tempo Forte - Sobre Afetos
Visitação: de 18 de fevereiro até 21 de fevereiro de 2021.
Das 14h às 20h
18.02 (quinta)
Experiência - Procedimento para Evocar a Leveza (instalação interativa)
Artista: Carolina Sudati a.k.a. Translúcida /Bruta
Horários disponíveis: 14h - 16h - 18h - Sob Agendamento
19.02 (sexta)
Performance ao vivo - Demonstração Procedimento para Evocar a Leveza
Artista: Carolina Sudati a.k.a. Translúcida /Bruta
Horário: 17h
Virtual
03 a 04.04.2021
Clique aqui para acessar
Lives realizadas no instagram @casadascaldeirasoficial:
LIVE: O Corpo Manufatureiro - Assista clicando aqui.
Léo Ceolin e Carolina Sudati [Translúcida Bruta] conversam.
LIVE: Sobre a Experiência de Evocar a Leveza - Assista clicando aqui.
Carolina Sudati e Karina Saccomanno
LIVE: Peso, leveza e a reinvenção das memórias fabris - Assista clicando aqui.
Carolina Sudati [Translúcida Bruta] e Leo Ceolin convidam Huguito Alabi, engenheiro e performer, responsável pelas caldeiras das fábricas Matarazzo nos anos 80. Este diálogo abre a próxima etapa de investigação e criação deste projeto.
LIVE: Performance Demonstração - Procedimento para Evocar a Leveza - Assista clicando aqui.
Carolina Sudati [Translúcida Bruta]
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
Xvenda: obras dos artistas Taís Cabral e Leo Ceolin
@caldeiras promove
Taís Cabral - Vídeo Mapeamentos #maquinários na Casa das Caldeiras
Processo de criação da artista visual Taís Cabral durante Residência artística Obras em construção na Casa das Caldeiras 2018-19, vídeo...
Mapeamentos #arquiteturas – Taís Cabral na Casa das Caldeiras
Conheça a artista Taís Cabral e seu trabalho na Exposição Tempo Forte
Ânodo e Cátodo - Artista Léo Ceolin em Exposição na...
Saiba mais sobre Léo Ceolin e seu trabalho em Exposição na Casa das Caldeiras em fevereiro de 2021
Exposição Tempo Forte
Saiba mais sobre a Exposição Híbrida Tempo Forte – Presencial e Virtual, que acontece na Casa das Caldeiras em fevereiro...
EDITAL 2020
COMUNICADO IMPORTANTE
Olá, deixe seu comentário para Procedimento para Evocar a Leveza – Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta na Casa das Caldeiras