Janeiro-Fevereiro-Março/2024
Programação do eixo cultural e de eventos na Casa das Caldeiras
Tags
Date
Mar 03, Tuesday
Posted by
estágio
A Casa das Caldeiras abriga iniciativas comerciais diversas. Os espaços da Casa podem ser locados para cerimônias e celebrações, bem como para eventos corporativos que podem ser fechados ou abertos ao público, pagos e também gratuitos.
De quinta a domingo, no piso térreo da Casa, acontece o Movimento Ocupa Térreo, do qual fazem parte a microcervejaria artesanal, coquetelaria e cozinha Brass Brew, o centro de estudo e pesquisa A Casa Tombada e o Térreo Ateliê - Laboratório de Artes Regenerativas da Casa das Caldeiras.
O Térreo Ateliê ocupa um espaço físico e simbólico localizado no andar térreo da Casa das Caldeiras que pode ser visitado sempre aos domingos, das 12h às 17h e em dias de programação aberta ao público. Imaginado para desenvolver projetos de pesquisa, criação, formação, compartilhamento de conhecimentos, difusão de arte e outras ações relacionadas, realizadas na Casa das Caldeiras ou a partir dela.
Mensalmente oferecemos a Visita Guiada, que apresenta a história da Casa das Caldeiras de forma dramatizada. A atividade é gratuita e os ingressos devem ser retirados na plataforma Sympla a partir do primeiro dia do mês.
Para obter informações sobre reservas, aniversário, programação, pagamentos e outras dúvidas relativas ao serviço dos bares que ocupam o piso térreo da Casa das Caldeiras coletivamente no movimento Ocupa Térreo, entre em contato diretamente com eles no perfil @brassbrew ou whatsapp
Horário de funcionamento dos bares
>Piso Térreo da Casa das Caldeiras<
#ocupaterreo
5as | 18h às 00h
6as | 18h às 02h
Sáb | 12h às 02h
Dom | 12h às 00h
>> Programação de Eventos e do Eixo Cultural da Casa das Caldeiras e Térreo Ateliê
JANEIRO
07/01 (domingo)
13h30 e 15h30 :: Sessões de Visita Guiada sobre a história da Casa das Caldeiras, com os atores Carlos Medeiros e Plinio Meirelles (@ciadosafetos). Gratuito | Sympla
21 e 28/01 (domingo)
13h30 e 15h30 :: Sessões de Visita Guiada sobre a história da Casa das Caldeiras, com os atores Jussara Bracco e Plinio Meirelles (@ciadosafetos). Gratuito [edições patrocinadas pela cervejaria Brass Brew] | Sympla (21/01) // Sympla (28/01)
13h30 e 15h30 :: Sessões de Visita Guiada sobre a história da Casa das Caldeiras, com os atores Jussara Bracco e Plinio Meirelles (@ciadosafetos). Gratuito | Sympla
18/02 (domingo)
13h30 e 15h30 :: Sessões de Visita Guiada sobre a história da Casa das Caldeiras, com os atores Carlos Medeiros e Plinio Meirelles (@ciadosafetos). Gratuito [edições patrocinadas pela cervejaria Brass Brew] | Sympla
13h30 e 15h30 :: Sessões de Visita Guiada sobre a história da Casa das Caldeiras, com os atores Carlos Medeiros e Plinio Meirelles (@ciadosafetos). Gratuito [edições patrocinadas pela cervejaria Brass Brew] | Sympla
Ponto de encontro :: Em frente à Locomotiva Filomena, na entrada da Casa das Caldeiras.
Faremos uma leitura coletiva do conto da escritora portuguesa, publicado em 1984, onde ela narra sobre esse lugar, "uma casa construída na duna e separada das outras casas do sítio (...) As traseiras da casa dão para um jardim inculto e rude e áspero onde o vento que dobra os arbustos se precipita e dança em volta do poço redondo(...)". A partir da escuta e da livre imaginação, cada participante irá desenhar esse lugar fictício que está sendo descrito. Ao mesmo tempo, pediremos que o ChatGPT faça o mesmo - queremos ver como a inteligência artifical vem dando conta de elaborar os universos objetivo e subjetivo. Com aqueles que estarão presentes, nossa intenção é estimular a escuta sensível e criação poética, plural.
O IMPROVISADO é um evento multicultural que acontecia regularmente na Casa das Caldeiras em meados dos anos 2010 e que reaparece num reencontro nostálgico, cheio de novidades. Organizado pelo trio Improvisado, grupo consagrado na cena da música instrumental paulistana, formado por Marcelo Castilha (piano), Pedro Ito (bateria) e Meno Del Picchia (contrabaixo), o evento reúne música, artes visuais, multimídia, e dança, numa noite especial. Composições autorais e muita improvisação livre compõe o repertório do trio que convida Guilherme Kastrup (percussão), Guizado (trompete), Helô Ribeiro (voz), Bruna Lucchesi (voz), Ricardo Herz (violino), além do VJ Achiles Luciano, pintando digitalmente ao vivo com Tagtool, o percussionista e as dançarinas da Guiné, Abou Cissé, Mariama Camara e Bofory Camara, com um grupo de alunos percussionistas. O bar da cervejaria Brass Brew se encarrega dos deliciosos drinks. Não percam!
28/03 (quinta-feira)
21h30 :: Salt Water Soul - Show de Soul Rock'n Blues | Apoio: Brass Brew e Associação Cultural Casa das Caldeiras
Local :: Brass Brew (Casa das Caldeiras)
11h30-13h30 :: Café Com Jazz - 10a. edição, com coletivo Adinkrazz & Achiles Luciano (video-mapeamentos) + convidad@s | Ingressos pelo Sympla (em breve) - R$40 (inteira) e R$20 (meia)
21.04 (domingo)
12h-14h :: Lançamento do livro Vamos Nessa, de André Santos. Editora: Chiado
Local: Térreo da Casa das Caldeiras
Ravi, conhecido por todos como Biro, é um surfista adolescente, caiçara, carismático e muito talentoso que mora em uma pequena vila de pescadores chamada Cantinho do Paraíso, local onde as ondas são fartas e a prática do surf é comum a todos. É ali, junto dos seus amigos Dulci, Tino e Tom, que ele cresce e aprende a amar e respeitar o mar e o surf.
Mas, tudo começa a se transformar quando sua ‘ficante’ parte para fazer intercâmbio na Austrália e Cantinho do Paraíso é escolhida para sediar um grande campeonato de Surf Junior, levando para as ondas da pacata vila surfistas famosos, entre eles um surfista temido por todos e que é a atual estrela do surf nacional. Biro se vê diante de grandes questões: ser um competidor ou um surfista ‘de alma’? Ficar em Cantinho ou conhecer o mundo surfando? Por que é tão complicado gostar de alguém?
FEVEREIRO A ABRIL
Rivula emerge como um processo artístico dinâmico, enraizado na interatividade, na participação coletiva e nas experiências imersivas que transportam o espectados para dentro do território descentralizado do inconsciente coletivo. Cada movimento e interação dos participantes é uma sinfonia visual, cativando os sentidos e convidando o público a se perder em camadas não-lineares da nossa evolução.
Além da instalação imersiva, Rivula ganha vida através de performances ao vivo, onde música e visuais convergem.
Insolação consiste em um estudo sobre as possibilidades de resistência do corpo em meio à alta exposição ao Sol, a partir de referências cotidianas, literárias e filosóficas, a fim de explorar questões (sociais, políticas, corporais) em torno do esvaziamento do corpo através do excesso. O grupo de teatro passa a ocupar semanalmente a Casa das Caldeiras com ensaios e práticas do corpo, que se desdobrarão em uma terceira residência-relâmpago (Piripaque I realizada em Jun/23 e Piripaque II em Out/23) e na produção do espetáculo Insolação, ao final do percurso.
Fantasmáquina lida com processos abertos de apreensão e permanência no espaço da Casa das Caldeiras. O nome remete ao fantasma como possibilidade de resistência, como reserva psíquica e existencial, num mundo onde os modos de vida são todos classificados e esquadrinhados por sua funcionalidade, dentro do inconsciente conhecido como colonial-capitalístico. A ocupaçã propõe presenças por meio de corpos apresentados em sua literalidade ou velados e sugeridos por meio de um jogo de luz e sombras.
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XJornada do Patrimônio 2024
18 de agosto | A 10ª edição do evento abordará o tema "Patrimônio e Sustentabilidade". Confira a nossa...
Agenda Julho-Agosto-Setembro 2024
Programação do eixo cultural e de eventos na Casa das Caldeiras
Como visitar a Casa das Caldeiras?
Atenção aos horários
Abril-Maio-Junho/2024
Programação do eixo cultural e de eventos na Casa das Caldeiras
CAFÉ COM JAZZ no Térreo Ateliê - 9ª edição
Domingo | 14 de abril de 2024 | show 11h30
IMPROVISADO
Celebramos aqui na Casa das Caldeiras esse retorno do Improvisado com essa Edição + que Especial.
Olá, deixe seu comentário para Janeiro-Fevereiro-Março/2024