Família por Famílias – Mapeamento Fotográfico
oficinas com jovens no CRAS Lago Azul - Franco da Rocha
Tags
Date
Mar 03, Sunday
Posted by
Kakaeka
“O que importa é o olhar. Mas as pessoas não olham, a maioria não observa, apenas aperta o botão.” - Henri Cartier-Bresson
Como parte da programação da Associação Cultural Casa das Caldeiras para o projeto selecionado pelo Ponto de Cultura - OBRAS EM CONSTRUÇÃO, comunicamos o ciclo de oficinas entre março-abril, oferecida pelo fotógrafo Leandro Moraes, que vem participando das vivências do nosso projeto Manual da Família:
FAMÍLIA POR FAMÍLIAS: Objetivo dessa oficina é trabalhar o olhar dos jovens e suas relações afetivas na família, através da fotografia. Com o uso das câmeras analógicas iremos estimular dois olhares:
- O primeiro olhar é o resgate de uma fotografia de observação e também o reaproveitamento desses equipamentos analógicos que estão no mercado.
- O segundo olhar é através da criação partindo dessa observação inicial, afim de construir um “instante decisivo” da relação dos jovens com suas famílias em seus ambientes.
PÚBLICO ALVO: Dez jovens (de 15 à 18 anos) que participam do grupo de encontro do CRAS Lago Azul, no território do Município de Franco da Rocha.
CRONOGRAMA: O programa será distribuído em 04 encontros, sendo um por semana, de 03 horas de duração cada um.
AULA |
PERÍODO |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1ª encontro 13/março |
3h |
Apresentação dos participantes Apresentação do Oficineiro - Leandro Moraes Apresentação da Oficina “Família por Famílias”
|
2ª encontro 20/março
|
3h |
(A)Construção do Olhar “Narrativas e suas histórias” (B)Construção do Olhar lúdico na família (C)Câmera da Família (entrega)
|
3ª encontro 27/março
|
3h |
(A)Câmera da Família (devolução) (B)“Narrativa e sua história na Família” (conversa)
|
4ª encontro 10/Abril
|
3h |
(A)Construção “Narrativa Família por Famílias (B)Depoimento “Família por Famílias” (vivência) |
RESULTADO: O resultados dos encontros com os adolescentes junto ao material produzido por eles na vivência “Família por Famílias” terão duas etapas para ação “Casa Aberta”, no dia 30 de Abril, na Casa das Caldeiras. Sendo:
- Painel expositivos com suas câmeras fotográficas, um contato fotográfico ( todas imagens registrada pelo filme ), e uma fotografia selecionada e ampliada. Assim teremos uma linha da “Construção do Olhar”, dentro da vivência “Família por Famílias”, com o resultado de uma narrativa mais “afetiva” para a família por meio do seu próprio registro fotográfico.
- Apresentação em vídeo com a “Construção da Narrativa Família por Famílias”, produção de um vídeo com todo material editado. Assim construiremos na forma de um mini documentário, uma linguagem mais afetiva do material produzido junto de um outro olhar para a Família.
JUSTIFICATIVA: Na sociedade da geração “z”, onde o crescimento das câmeras digitais, dos smartphones e do acesso à informação é cada vez maior, vemos grande parte dos jovens registrando seus universos através de “Selfies” e colocando essas imagens em um ambiente digital.
Tendo em vista o panorama acima temos o surgimento de algumas problemáticas, como as apresentadas na pesquisa da “Selfie Death”, fenômeno que leva pessoas a quererem se retratar em situações de extremo risco e perigo. Em outra pesquisa, denominada “Selficídio”, classifica-se um sintoma chamado TDC (transtorno dismórfico corporal), doença metal caracterizada por uma insatisfação com a própria imagem.
Sendo assim, percebemos que o volume de fotos postadas nas redes não possuem uma preocupação do registro como algo documental, das pessoas em seu ambiente familiar e suas relações afetivas dentro de suas casas e território.
“A gente olha e pensa: Quando aperto? Agora? Agora? Agora? Entende? A emoção vai subindo e, de repente, pronto. É como um orgasmo, tem uma hora que explode. Ou temos o instante certo, ou o perdemos…e não podemos recomeçar…” - Henri Cartier-Bresson
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
Xvenda: obras dos artistas Taís Cabral e Leo Ceolin
@caldeiras promove
Taís Cabral - Vídeo Mapeamentos #maquinários na Casa das Caldeiras
Processo de criação da artista visual Taís Cabral durante Residência artística Obras em construção na Casa das Caldeiras 2018-19, vídeo...
Procedimento para Evocar a Leveza – Carolina Sudati a.k.a. Translúcida...
Confira o trabalho de performance da artista Carolina Sudati a.k.a. Translúcida Bruta, em experimento na Casa das Caldeiras em 2021
Mapeamentos #arquiteturas – Taís Cabral na Casa das Caldeiras
Conheça a artista Taís Cabral e seu trabalho na Exposição Tempo Forte
Ânodo e Cátodo - Artista Léo Ceolin em Exposição na...
Saiba mais sobre Léo Ceolin e seu trabalho em Exposição na Casa das Caldeiras em fevereiro de 2021
Exposição Tempo Forte
Saiba mais sobre a Exposição Híbrida Tempo Forte – Presencial e Virtual, que acontece na Casa das Caldeiras em fevereiro...
Olá, deixe seu comentário para Família por Famílias – Mapeamento Fotográfico