Ensaio Aberto dirigido por Élcio Miazaki
"É a sério ou uma brincadeira?" Segunda-feira | 08 abril 2024 | 13h
Tags
Date
Apr 04, Thursday
Posted by
estágio
O artista visual @miazakielcio junto com o @terreoatelie da @acasadascaldeiras parte para o segundo ensaio aberto ao público interessado. 'É a sério ou uma brincadeira?' faz parte de uma série de projetos de performances ligadas às atividades de gênero como o serviço e os eventos próprios às Forças Armadas que envolvem, e consolidam social e moralmente, o arquétipo masculino. Questões essas trabalhadas também em M.R.U.(2024), ABLUÇÃO (2023), TONSORES (2022) e C.Q.D. (2018).
CRÉDITOS
realização e apoio: @terreoatelie e @acasadascaldeiras
concepção e direção: @miazakielcio
performers: @reczigel, @pedroamaralbr e @soareswilly
casting: @starcastingjobs (Caio e Pedro)
coordenação de imagens e edição: @gabrielpessoto
som: @bruno.fgold
câmeras: @fonsecarodrigo
QUANDO E ONDE
Segunda-feira 8 de abril às 13h
Salão Térreo da Casa das Caldeiras (pedir informações à equipe do local se necessário)
Av. Francisco Matarazzo, 2000 (alt. 1650)
Água Branca - São Paulo/SP
(entrada gratuita)
obs.: A Casa das Caldeiras não possui estacionamento. Atente para as opções nas proximidades. Prefira o transporte público ou por aplicativos.
É A SÉRIO OU UMA BRINCADEIRA? Trabalho em fase de processo, inédito. Ele é um desdobramento das experiências geradas pelo projeto TONSORES, onde são abordadas duas ações de intimidade: fazer a barba e cortar os cabelos, sempre mutuamente. Nesse caso, foram selecionadas imagens que também significam maior proximidade entre os homens militares: banho; lavagem da cabeça em lavatório; dormir com (ou sobre) o outro, estando em repouso e/ou estado de ser socorrido; até brincadeiras de 'mau gosto' (como o dedo em riste apontado em direção ao traseiro do outro) – ou não - como alguns gestos que nos fazem pensar se não estão mais associados a atitudes 'femininas'. Prova de como ainda somos influenciados por educações machistas. Ajeitar a gola da camisa do outro e apoiar a mão no vão formado pela dobra do braço alheio, podem fazer parte desse universo de atenção, delicadezas e sensibilidade. Certamente, como no projeto TONSORES, em 'É A SÉRIO...' as questões não estão somente em possíveis relações homoafetivas..
Todas as situações serão remontadas com o figurino e regravadas/fotografadas sem.
ÉLCIO MIAZAKI Artista visual formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Élcio tem em seu currículo exposições em instituições públicas: ECEU - Espaço Cultural e de Extensão Universitária - (USP Ribeirão Preto - 2017/2023), DaP (Divisão de artes plásticas - UEL - Londrina/PR – 2019), Museu Casa das Onze Janelas (Belém - PA - 2017), Galeria Canizares (UFBA - Salvador - BA - 2019), FAV UFG (Goiânia - GO - 2019), GAP (UFES - Vitória - ES - 2019), Fundação Clóvis Salgado (Belo Horizonte - MG - 2019), Memorial Municipal Getúlio Vargas (Rio de Janeiro - RJ - 2019), MARP (Ribeirão Preto - SP - 2013/2019/2022/2023), Centro de Cultura Ordovás (Caxias do Sul - RS - 2022), Casa da Cultura Dide Brandão (Itajaí - SC – 2019). Trabalha também no desenvolvimento de projetos expositivos, frente a diálogos com outros agentes visuais. O artista fez parte do projeto 'Obras em Construção', da Casa das Caldeiras (2013).
Imagem 1. ABLUÇÃO, 2023, videoinstalação de performance, tempos variados em dois canais de vídeo', frames de um dos canais de vídeo. [Élcio Miazaki]
Imagem 2. RETRATOS EM CENA (série CONVENÇÕES), 2023. (edição em processo) fotografia. Captação em dois modos (digital e híbrido). Associação Fotoativa. Belém/PA [Élcio Miazaki]
Imagem 3. C.Q.D. (Como se queria demonstrar) 2018, vídeo 7’33” P/B s/ áudio. [Élcio Miazaki]
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAcontece no Térreo
PATER ; sobre pertences vivos 8 a 11 de setembro na Casa das Caldeiras
PATER; sobre pertences vivos
Exposição coletiva de 8 a 11 de setembro na Casa das Caldeiras
Intervenção artística no térreo da Casa das Caldeiras
A cineasta Fernanda Riscali propõe uma série de projeções nas obras de cera da artista visual Taís Cabral
Narrativas do Audiovisual Expandido e Arte Procedural
Oficina nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de junho
OCUPAÇÃO FANTASMÁQUINA
Marcelo Salum no Térreo Ateliê
Instalação RIVULA
Carlos Pedreañez :: laboratório aberto
Olá, deixe seu comentário para Ensaio Aberto dirigido por Élcio Miazaki