Diário do Manual #6
A experiência com agentes públicos que lidam com famílias - Equipe SEDS
Tags
Date
Nov 11, Monday
Posted by
Kakaeka
O Coletivo tem força!
No Diário do Manual de hoje, queremos aproximar você do nosso projeto e contar um pouco sobre uma das vertentes dele, que é o trabalho realizado com agentes públicos que lidam com famílias no dia-a-dia. O intuito é contribuir para um olhar mais atento, que gere reflexões sobre o trabalho que realizam e sobre as pessoas a quem eles atendem.
Acreditamos que este é um importante caminho a ser trilhado. Trocar informações com profissionais com trajetórias na área da educação e assistência social especializada, contar sobre nossas descobertas, compartilhar as percepções obtidas durante a realização de vivências com diferentes famílias e acima de tudo, experimentar com estes profissionais uma metodologia que vai se customizando, seria muito mais um estojo de ferramentas para se trabalhar com sensibildade e desenvoltura com foco nas pessoas. Estaremos construindo e aprimorando estas ferramentas e métodos de trabalho ao longo do projeto.
A intenção é seguir com o objetivo de potencializar o papel de cada um de nós enquanto sociedade, no desenvolvimento de valores e habilidades, dentro do ambiente familiar. Seja como membro da família, seja como agente transformador.
Afinal, somos todos pessoas seguindo sua trajetória pessoal, que se encontram numa construção coletiva. Somos todos família e todos carregamos conosco potências e tesouros, que precisam ser identificados, valorizados e integrados.
No dia 16 de novembro, realizamos uma vivência com técnicos e equipe da SEDS - Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, instituição que tem como objetivo garantir os direitos e o acesso a bens e serviços a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal no Estado de São Paulo
Durante esta Vivência Família Ação, trabalhamos com os agentes a percepção de si e do outro. A presença, a escuta, o exercício da comunicação e seus ruídos, e a beleza que vem do agrupamento de diversos talentos com o reconhecimento do coletivo. O coletivo tem força e a cada vivência com estas equipes, esta percepção se fortalece!
Cada qual sabe de si, de suas angústias e de seus desafios. O Manual da Família não interfere e não coloca as respostas, mas sim, faz um convite para refletir sobre como cada um participa e colabora positivamente para o coletivo. Isto é uma escolha que deve ser feita por cada um.
Queremos te inspirar hoje a pensar sobre isso, em como você colabora com o coletivo!Seja na sua casa, atuando como um forte membro da família, seja como um agente público, ajudando outras famílias.
Disponibilizamos aqui também um trecho do manual para contribuir com essa reflexão:
"O movimento dos afetos nos guia por caminhos diversos. É a paixão por um projeto em comum que mobiliza e envolve todos os familiares a escrever sua história. Quando perdemos a paixão pelo projeto comum, provamos o sabor da frustração e podemos até desacreditar da força e do significado da família."
A família que se une tem muita força... O coletivo tem força!
Qual é o projeto atual da sua família?
Nos ajude a compartilhar o diário do manual desta semana! E se você é um agente público e tem interesse em conhecer mais de perto este projeto, entre em contato conosco.
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XFranco da Rocha - OFICINAS SCFV
TERMO DE FOMENTO 001/2024
Franca
TERMO DE COLABORAÇÃO 025/2024
chamada Manual em Família
oficinas SCFV - Franco da Rocha
balanço 2023
Associação Cultural Casa das Caldeiras
atividades 2022-2023
compartilhamento de percurso
Pacto Pela Vacinação
O projeto MPT em Quadrinhos é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho, uma série de histórias que leva a...
Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #6