Ação Pneu - matéria bruta procura gestos
Leo Ceolin retorna ao Térreo Ateliê para propor uma escrita coletiva usando pneu como matéria prima
Tags
Date
Sep 09, Thursday
Posted by
estágio
Ação Pneu
Compartilhamento de um processo criativo
Neste laboratório, o artista visual Leo Ceolin propôs o entrelaçamento entre escrita e escultura, explorando as dimensões semântica e visual junto de outros artistas da palavra convidados a compor a construção de uma obra coletiva.
Inspirados pelos modos e práticas da poesia concreta, haikais, poemínimos ou frases curtas, nossa intenção foi comunicar a trajetória deste material que vem do solo, que já percorreu diversos caminhos e, a partir de uma poética dos materiais, moldamos letras físicas com os fragmentos de pneus. Letras que, juntas, formam palavras para manifestar narrativas.
O pneu, antes apenas um objeto funcional e depois um rejeito disfuncional, é reinventado ganhando novos sentidos e memórias através deste laboratório, observando as relações entre a cultura industrial, seus devires materiais e a natureza.
O Térreo Ateliê acolheu em dois dias ação um momento de encontro para transformar restos de pneus em histórias, em poesia concreta. Junto ao artista estiveram presentes:
Claudio Rocha | Artista gráfico, especializado em desenhos de alfabetos. Fez em 2022 a exposição Principio Tipográfico no Térreo Ateliê, propondo durante a Ação Pneu a criação de uma fonte digital;
Andrea Branco | Artista plástica especialista em caligrafia. Trouxe sua experiência na criação de letras para colaborar junto ao Claudio Rocha na criação de uma fonte digital;
João Bosco | Psicólogo, poeta e contador de Histórias;
Rogério Ortiz | Atua na área de corpo-mídia, pelas vias das artes do corpo, fotografia e do audiovisual. Experimentou durante o laboratório a projeção de luzes e sombras. Em 2022 trouxe para o Térreo Ateliê a pesquisa de caligrafia "Estéticas da Rua";
Andre Cherri | Fotógrafo maker ativista. Autor dos registros audiovisuais do laboratório e das fotografias desse post;
E outras pessoas amigas que apareceram para contribuir com esse momento.
A mostra do processo ficou ativa no Térreo Ateliê para visitação do público pelos finais de semana seguintes, encerrando no dia 17 de setembro com uma nova escrita proposta pelo artista, dessa vez ocupando o jardim da Casa das Caldeiras.
Casa das Caldeiras Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XAcontece no Térreo
PATER ; sobre pertences vivos 8 a 11 de setembro na Casa das Caldeiras
PATER; sobre pertences vivos
Exposição coletiva de 8 a 11 de setembro na Casa das Caldeiras
Intervenção artística no térreo da Casa das Caldeiras
A cineasta Fernanda Riscali propõe uma série de projeções nas obras de cera da artista visual Taís Cabral
Narrativas do Audiovisual Expandido e Arte Procedural
Oficina nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de junho
OCUPAÇÃO FANTASMÁQUINA
Marcelo Salum no Térreo Ateliê
Instalação RIVULA
Carlos Pedreañez :: laboratório aberto
Olá, deixe seu comentário para Ação Pneu - matéria bruta procura gestos