Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Vivência Família Ação - Itaquaquecetuba

A experiência com as famílias de Itaquaquecetuba

Tags

Date

Nov 11, Wednesday

Vivência Família Ação - Itaquaquecetuba

A equipe do Manual da Família realizou uma série de ações com famílias de Itaquaquecetuba e quer compartilhar um pouco destas vivências com você!

Seguimos com nossa trajetória de aproximação e encontro com diferentes famílias convidadas a experimentar as vivências propostas pelo MANUAL DA FAMILIA - a difícil arte de educar no séc. XXI. Com as famílias de Itaquaquecetuba, realizamos três encontros muito especiais. A primeira ação, se deu em forma de vivência, no dia 09 de outubro, no Salão dos Tanques, na Casa das Caldeiras. Cinco famílias, totalizando treze pessoas, foram participaram das dinâmicas como Passe de Bola, Dança Espontânea Coletiva, construção da Linha do Tempo, Nó Humano e assim por diante. Uma parte do conteúdo discutido nas vivências você encontra acessando o e-book Manual da Família, disponível em> https://goo.gl/pBwy0W

Apesar das famílias já se conhecerem, no inicio houve um pouco de timidez, que foi sendo vencida ao longo da manhã. Foi muito bom observar como todos foram ganhando confiança e voz ao longo da vivência e se sentindo em casa. Trocamos informações, experiências e foi um processo muito rico! Ao contar suas histórias pessoais, a grande maioria dos participantes marcou os momentos mais difíceis: o luto, as perdas, os conflitos familiares, porém com muita vontade de demonstrar como superaram este momentos e falar sobre a importância da união na família. Comentaram sobre as suas principais conquistas, apontaram seus portos seguros, de acolhimento e empoderamento para superação dos problemas. 

Terminamos esta atividade falando da constituição de várias famílias em uma grande brincadeira, reforçando que somos todos uma grande família e que uma comunidade também é uma grande família: o coletivo têm potência!

No dia 23 de outubro, aconteceu o nosso segundo encontro com essas as famílias de Itaquaquecetuba, agora com o objetivo de identificar potências através do resgate de brincadeiras da infância. Partimos da criatividade como recurso, com a utilização de materiais que estavam disponíveis em casa, sucata, objetos encontrados e assim por diante. 

Três famílias novas se juntaram ao grupo. Iniciamos a vivência com a dinâmica do Corpo Coletivo, em um grande círculo de mãos dadas, com todos se percebendo e sentindo a música vibrar em seus corpos. Desta forma, os participantes foram se soltando, interagindo e se abrindo para a vivência do dia, de forma leve e divertida. 

O resgate das brincadeiras da infância foi muito instigante, principalmente para os adultos, que se esbaldaram relembrando seus momentos e transmitiram para as crianças o que sabiam sobre o "brincar". Foi um momento de resgatar o lado criança com muitas lembranças boas, que por muitas vezes acabam ficando apagadas em nossa memória. Muitos perceberam a importância de se fazer pausas na rotina para simplesmente... brincar! E as crianças puderam perceber que não necessariamente elas precisam de brinquedos prontos. É possível usar o que temos em casa e deixar a criatividade fluir! 

Ao final, o grupo construiu uma obra coletiva, usando lã para expressar os sentimentos provocados, uma espécie de mandala dupla.

Já no dia 05 de novembro, foi a vez da equipe do Manual ir até o território destas famílias. Partimos para Itaquaquecetuba para conhecer o entorno delas, tudo o que as rodeia e para instigá-las a explorar o ambiente onde vivem e encontrar as potências dele. Todas as dinâmicas do dia foram pensadas para sensibilizar e reconhecer os tesouros do território.

 Vivência Família Ação - Itaquaquecetuba

Partimos da ideia de que todo território tem muita potência, mas essa potência vem das famílias e da própria características do lugar. Para aproveitá-las, é necessário ressignificar essas potências e instigar um novo olhar em quem vive neste lugar.

A recepção foi na casa de uma moradora Dona Elita, que nos recebeu com um café da manhã maravilhoso, preparado pelos próprios participantes. Novas famílias apareceram para participar, interessadas em conhecer e desenvolver atividades com seus filhos.

A proposta de realizar uma vivência no território tem como objetivo o empoderamento enquanto família e também fazer com o que o grupo percebesse que pode fazer diferença no seu micro território. Perceber que é possível estreitar os laços existentes, introduzir novos hábitos, reconhecer os tesouros e potencialidades de seu micro território e se apropriar, de fato, dele.

Para isso, foram propostas atividades como a Terapia do Abraço, uma ciranda, relembrando as cantigas de rodas, como por exemplo "Se essa rua fosse minha..." para sensibilizá-los sobre o bairro e prepará-los para uma grande caminhada de redescobrimento.

A ideia foi criar uma caça aos tesouros pelo bairro, procurando olhar para ele como se fosse a primeira vez e perceber as potências existentes. Fizemos um percurso até o parque Copal, na Rua Cedral, com os participantes em um cordão de corda, assim as crianças puderam participar também e acompanhar o grupo.

O passeio ajudou a redescobrir o espaço onde moram. Os participantes perceberam as árvores, as avenidas, a limpeza do lugar. Ao chegar no parque, expressões como “Nossa, nunca vim aqui”, “Olha! Tem brinquedos novos” , “Faz tanto tempo que nao venho aqui”; nos fizeram perceber que muitas das famílias não frequentam os lugares públicos do bairro. Não está na cultura destas famílias e é como se não tivessem esta permissão. O passeio trouxe esta reflexão para introdução de novos hábitos.

Ao final, durante a roda das trocas, no momento  de compartilhar a experiência e as sensações sobre a vivência no território, todos comentaram que amaram a experiência e passaram a olhar o bairro com outros olhos.

Construímos uma história bem bacana com as famílias de Itaquaquecetuba e queremos construir uma história com você e sua família também! Nos envie suas impressões sobre as vivências, sobre o que é ser família pra você, sobre os tesouros do seu bairro. 

Se inspire nesta experiência para também iniciar uma transformação aí com a sua família!

 

 

 

Olá, deixe seu comentário para Vivência Família Ação - Itaquaquecetuba

Enviando Comentário Fechar :/