Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Tododomingo Especial Ponto De Cultura

com participação do Manual da Família

Tags

Date

Apr 04, Monday

Posted by

Kakaeka

Tododomingo Especial Ponto De Cultura
Neste TODODOMINGO ESPECIAL - domingo 30.04
das 10:00 às 19:00hs
 
A Casa das Caldeiras propõe uma programação de fechamento das atividades do projeto PONTO DE CULTURA - OBRAS EM CONSTRUÇÃO com exposições, oficinas e vivências ofertadas pelos artistas que participaram das ações para o Ponto de Cultura e pela equipe do Manual da Família - A Arte de Educar no séc. XXI.
Você é nosso convidado especial!
 
Das 10:30 às 13:00 - Vivência Família- Ação
acontecerá uma Vivência com a equipe do projeto MANUAL DA FAMÍLIA – A DIFÍCIL ARTE DE EDUCAR NO SÉCULO XXI.
A vivência proposta pela equipe do Manual da Família traz muitas trocas, trabalha com o lúdico e o sensível, com o intuito de se perceber e perceber o outro, valorizando as características de cada individuo, reconhecendo diferenças e semelhanças, num exercício de respeito, empatia, afeto e convivência familiar e no coletivo. Qualquer um pode participar!
 
Basta se inscrever com antecedência através dos emails: manualdafamilia@casadascaldeiras.com.br ou comunicacao@casadascaldeiras.com.br
 
Das 14:00 às 17:00 - Oficina com Como Como Escola Ecogastronomia (Vagas limitadas).
É necessário se inscrever com antecedência.
Mais informações: www.comocomo.eco.br 
Atua na construção de um sistema alimentar que seja excelente no sabor e ao mesmo tempo que regenera a saúde das pessoas e do meio ambiente. Conceitos contra o Desperdício e Otimização de Recursos. Preocupação com todo o ciclo do alimento, desde o cultivo, utilização, alimentação, até o descarte. Inscrição obrigatória por email - cultural@casadascaldeiras.com.br (sujeito a lotação)
 
Das 14:00 às 19:00 - Oficina com a artista Carolina Velasquez - Performances Fabulosas - Aula de performance e improvisação com obras da artista (Os Fabulosos). A partir de palavras chave dadas aos participantes, tem inicio uma execução e a partir de cada corpo, sua memória e contexto de repertório de gestos. Uma criação por parte dos participantes que pode ser individual, coletivo no âmbito familiar ou coletivo por parte de todas as famílias envolvidas.
Técnicas de meditação para todas as faixas etárias, sem a exigência de regras para a movimentação corporal. Pais e filhos passam a perceber o corpo, os gestos do familiar neste laboratório de improvisação, além de refletir sobre a relação da criança com o medo e com outros sentimentos. Ao final, um bate papo informal com a artista sobre características de cada família e experiências.
 
Das 13:00 às 20:00 - Atividades propostas pelo artista Maurício Cardoso com o projeto Estados Transitórios. O artista apresenta aos participantes possibilidades de desenvolvimento de ocupações dinâmicas artísticas em grupo, através da apropriação e re-significação de objetos de seu cotidiano, com ênfase maior em objetos descartados e deixados à margem, pelos caminhos e ruas da cidade.
 
Das 13h até às 20h: vídeos e exposições das oficinas realizadas pelos artistas Leandro Moraes, Carmem Munhóz, André Renaud, Jakub Szczesny, Jerome Bittencourt.
 
Leandro Moraes – Famílias por Famílias no CRAS Lago Azul, Franco da Rocha (exposição fotográfica). Objetivo dessa oficina foi trabalhar o olhar dos jovens e suas relações afetivas na família, através da fotografia.
 
Video mapping com o Coletivo Coletores:
É um Coletivo de arte/intervenção urbana, formado em 2008 em São Paulo - Brasil, pelos artistas Toni William e Flávio Camargo, o COLETORES tem como proposta pensar a cidade como meio e suporte para suas ações; a partir de conceitos como arte e jogo, arquitetura do precário, design social, arte interativa, arte relacional além do trânsito entre diversas linguagens como; instalação, stêncil, web art, fotografia, interfaces de baixas tecnologias, game art, publicações impressas e vídeo projeção mapeada.
 
Ação realizada em parceria com www.lanchonete.org 
Lanchonete.org é uma plataforma cultural liderada por artistas que existe desde 2013, focada em como as pessoas vivem, trabalham, compartilham e sobrevivem na cidade contemporânea.
 
Carmem Munhóz - Com a pesquisa da pintura aquarela e os limites psíquicos /físicos /corporais /motores e relacionais sócio culturais, a artista cria uma performance sócio inclusiva. A ação artística tem o objetivo de criar um momento de participação interativa, construindo criativamente arte de impacto e participação além das limitações e conceitos. Resultado da oficina de pintura inclusive realizada na Associação Lar Ternura - Zona Sul.
 
André Renaud - A exposição Arquitetura Popular Espontânea - resultado do projeto desenvolvido durante residência artística em 2015. Catalogação em forma de desenhos e aquarelas dos resultados da coleta de materiais descartados em canteiros de obra, caçambas de entulho, etc., que posteriormente serviram de matéria-prima ao projeto de um abrigo construído em lugar específico. Seguindo em direção contrária ao processo convencional de um projeto de arquitetura, tendo como ponto de partida determinados materiais e suas especificidades para então pensar uma forma que abrigue o ser humano.
 
Jakub Szczesny - Arquiteto polonês apresenta Hortas Urbanas, resultado de sua residência no Centro Cultural Ocupe São João, São Paulo. Oficina de construção da Horta Comuntária com residentes da ocupação, ativistas, estudantes, professores e artistas.
 
Jerome Bittencourt - artista residente que apresentou uma oficina de Parkour em São Mateus. O Parkour é uma divertida prática de transpor obstáculos em qualquer ambiente. Subir muros, pular, correr e se equilibrar são alguns dos desafios existentes
 
A Associação Cultural Casa das Caldeiras celebra no domingo dia 30 de abril das 13h às 20h a parceria efetuada em 2015 com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo e o Ministério da Cultura via o Programa Cultura Viva, como Ponto de Cultura através do seu programa de residência artística - OBRAS EM CONSTRUÇÃO, cujo objetivo foi de fortalecer durante 2 anos a ação cultural dos grupos e artistas residentes na Casa das Caldeiras e que atuaram em diferentes comunidades da cidade, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais.
 
Aproveitamos a ocasião para convidar você para uma atividade que acontecerá à partir das 10h30 até às 13h através do Programa MANUAL DA FAMÍLIA – A DIFÍCIL ARTE DE EDUCAR NO SÉCULO XXI.
 
 
#ManualdaFamília #CasadasCaldeiras #TODODOMINGO

 

Olá, deixe seu comentário para Tododomingo Especial Ponto De Cultura

Enviando Comentário Fechar :/