Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

sobre o Manual em Família

a arte de educar e aprender

Tags

Date

Jan 01, Monday

Posted by

Kakaeka

sobre o Manual em Família

Sobre o Manual em Família

Buscamos a partir do reconhecimento das habilidades sócio relacionais, construir com este projeto, uma sociedade mais humana, acolhedora e sensível, pautada muito mais nas potências do que nas fragilidades. As fragilidades devem ser reconhecidas como um dos lados de uma gangorra, o que impulsiona para o outro, o do desenvolvimento das habilidades que atuam para a superação. Neste último ano de trabalho, com o convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a conquista do financiamento ofertado pelo Edital CONDECA 2015, o projeto avançou e se multiplicou. Iniciamos ciclos de encontros com diferentes grupos de famílias, que chamamos de vivências Família-Ação, pautados no conteúdo apresentado nos capítulos do e-book EU SOU FAMÍLIA - EU SINTO – EU POSSO. Outra vertente que se desenvolveu nesta etapa do projeto foi o trabalho de sensibilização junto a profissionais e técnicos da Assistência Social que trabalham com famílias. Partindo de exercícios de experimentação, observação e reflexão, compartilhamos com estes profissionais nossas percepções e aprendizados sob forma de metodologia de trabalho, de fato uma maleta de ferramentas, que foram obtidas durante a realização das vivências com famílias. Uma metodologia que vai sendo construída e customizada na prática. A intenção é potencializar o papel de cada um de nós enquanto sociedade, no desenvolvimento de valores e habilidades, dentro do ambiente familiar.

COMO

O ponto de partida foi o questionamento do papel das famílias nos dias atuais. Como também o papel das habilidades sócio emocionais que permeiam as relações para o desenvolvimento das pessoas.

Muito se fala do papel da escola na formação do indivíduo, mas qual é o papel da família?

Como fazer com que a família seja uma potência no desenvolvimento dos seus valores?  O Manual em Família entende que FAMÍLIA é o primeiro espaço de aprendizado, é lugar de proteção.

É através do viver cotidiano, com afeto e com cuidados que se aprende os valores, envolvidos na cultura, exercitando e compartilhando as emoções, para então desenvolver habilidades e capacidades para a vida. O papel da família é fundamental para a formação destas habilidades sócio relacionais. A família deve reconhecer e assumir seu protagonismo no cuidar e na formação de seus membros! Para isso, realizamos o ciclo de vivências "Família- Ação, com grupos de famílias de uma mesma região; a capacitação de profissionais que atendem famílias, onde buscamos desenvolver um olhar sensível que reconhece o outro e valoriza os recursos que ele já possui; e as vivências de sensibilização pontuais, onde escolhemos uma habilidade como foco e trabalhamos ela através da reconexão com a história familiar.

Olá, deixe seu comentário para sobre o Manual em Família

Enviando Comentário Fechar :/