Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

SEMINÁRIO FUNARTE DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tags

Date

Nov 11, Tuesday

Posted by

Kakaeka

SEMINÁRIO FUNARTE DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Entre os dias 4 e 6 de novembro será realizado o Seminário Funarte de Residências Artísticas, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro. O primeiro evento institucional dedicado inteiramente ao assunto, contará com apresentações, estudos de casos, mesas de debates e trocas de experiências de natureza prática e teórica, sobre o fenômeno das residências artísticas no Brasil.

 

Firmadas como um espaço privilegiado para novos processos de criação, difusão e qualificação de artistas das mais diversas linguagens e propostas, a discussão em torno das residências, visa estabelecer uma delimitação conceitual e prática, como fórum de diálogo, reunindo profissionais tanto das áreas artísticas como das esferas de produção e gestão cultural.

Na ocasião, também serão apresentados os resultados da primeira pesquisa institucional dedicada ao setor, o Mapeamento das Residências Artísticas no Brasil, que traz um levantamento sobre a quantidade e o funcionamento dessas iniciativas  no país, fruto de um ano de estudos e articulações realizadas pelo Centro de Programas Integrados (Cepin).

Para chegar ao resultado final, foi elaborada uma pesquisa que contou com 690 cadastros – 360 preenchidos na íntegra e 191 computados ao balanço final.

 

O objetivo do Seminário Funarte de Residências Artísticas é estimular a constituição de novos campos de pesquisa e ação, tanto para a Funarte quanto para os demais setores públicos e privados envolvidos com ações de residência, promovendo e valorizando as trocas e experimentações estéticas que vêm redefinindo o panorama das artes no país.

O espaço da Casa das Caldeiras é atualmente um dos locais mais ativos em residências artísticas em São Paulo e no Brasil, e está entre os 191 programas mapeados pela FUNARTE. Das diferentes ocupações artístico- culturais que espaço abriga, destaca-se o programa anual “Obras em Construção”, que investe na produção, na pesquisa e nos processos criativos. Coordenado pela Associação Cultural Casa das Caldeiras, contempla, através de edital, artistas e coletivos que ocupam o local. Em sua sétima edição, já acolheu mais de cem projetos de diferentes linguagens e expressões artísticas.  

 

“A gente acredita nos processos, nos tempos, nas pausas, na aceleração e na imersão. Com o "Obras Em Construção" a Casa das Caldeiras vem investindo no desenvolvimento dos artistas e coletivos portadores de projeto em residência artística. Foram muitas as propostas recebidas e os desmembramentos e conquistas por parte dos artistas e projetos. Para nós, avaliar o nosso programa no tempo e verificar sua importância no contexto dos artistas é muito gratificante”, explica a diretora do espaço Karina Saccomanno.

Olá, deixe seu comentário para SEMINÁRIO FUNARTE DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Enviando Comentário Fechar :/