Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Rituais da Memória

Exposição Online na Casa das Caldeiras

Tags

Date

Oct 10, Friday

Posted by

Kakaeka

Rituais da Memória

Ação parte da programação virtual da Oficina Cultural Alfredo Volpi, que integra o Programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e é gerenciado pela Poiesis.

Exposição Virtual na Casa das Caldeiras das obras e instalações criadas pela artista Anike Laurita que selecionou trabalhos inéditos e pré-existentes para ocupar o túnel do Patrimônio Cultural e suas duas chaminés, através de instalações formadas a partir de trabalhos das mais diversas linguagens artísticas visuais que evocam principalmente as relações entre memória, rituais e a potência feminina.

A artista ainda convida Mariana Farcetta e Priscila Menegasso, artistas em diálogo de produção, para compartilhar um espaço onde a criação das mulheres artistas convoca para uma reflexão sobre os temas explorados. Uma experiência para devanear sobre nossos tempos e a relação que criamos entre espaços memoriais, rituais e nossas possibilidades de ressignificação da ideia de estar no mundo como mulheres, como sujeitos da história e como produtores de novas subjetividades e formas de estar no mundo.

Artista: Anike Laurita
Curadoria: Karina Saccomano
De 3/11 a 14/12 | Disponível para visitação virtual em qualquer horário.
Classificação Livre.
Acesse a Exposição Virtual.

Acompanhe também as seguintes ações vinculadas à exposição:

Dia 27/10, às 19h | LIVE: A MEMÓRIA SOBRE A CASA DAS CALDEIRAS
Uma conversa sobre o que faz da Casa das Caldeiras um espaço de interesse para os processos e as ocupações artísticas, quais os símbolos e os atrativos para tantos artistas pensarem a Casa ora como cenário, ora como disparador dos processos criativos. Com Karina Saccomano e Lu Brites.

Dia 10/11, às 19h | LIVE: O FEMININO, O MÍSTICO E O SAGRADO
Bate papo sobre o processo de criação da exposição e seus temas correlatos – o encontro entre o feminino, o místico e o sagrado na produção visual contemporânea. Com Anike Laurita, Mariana Farcetta e Priscila Menegasso.

Dia 24/11, às 19h | LIVE: PROCESSOS DE CRIAÇÃO
Bate papo sobre o processo de criação do vídeo projetado no espaço da chaminé. O trabalho foi produzido especialmente para a exposição. Com Anike Laurita e Juliana Cappi.

As lives acontecem às terças-feiras, das 19h às 20h. Para assistir acesse: Instagram @casadascaldeirasoficial
Exibição aberta, sem a necessidade de inscrição. Classificação livre.

Apresentação do Projeto

Unanimamente, produção, artista e curadoria, escolheram o túnel da Casa das Caldeiras por onde, em sua plena atividade industrial em tempos remotos, passava a fumaça que seria dispersada por exaustão pelas chaminés. Fumaça resultado e fumaça resíduo da produção de energia e da queima do carvão e lenha, fumaça que se evapora na memória das pessoas que habitam São Paulo nos dias atuais.

O elemento fogo era o elemento que regia esta construção e alquimicamente se relacionava com água, terra e ar, produzindo uma outra qualidade, uma névoa densa, carregada de matéria e história.

Neste espaço repleto de alquimia, convidamos a artista Anike Laurita que em seu processo criativo produz sentidos a partir da sobreposição de memórias e afetos, através de objetos e imagens, seja por meio de colagens, desenhos, pinturas, vídeos ou ainda por instalações e composições, criando novas narrativas imaginárias, fabulações que contam e que nos convidam a outro sentir.

E por este passar , nesse túnel de histórias e sentidos, formamos através de nossa própria experiência e das suas possibilidades visuais e matéricas, quase como magia (evocando uma relação entre tempo-espaço do túnel da Casa das Caldeiras) uma transmutação. Ao percorremos o espaço virtualmente, percebemos o elemento éter/etéreo da fumaça otrora residual e essa intervenção sensível , que se materializa no campo virtual para produzir uma experimentação de celebração da vida.

A artista Anike Laurita evoca o feminino, os feminismos e a magia, em seu sentido cotidiano e sagrado através da arte, recuperando elementos, símbolos ritualísticos e imagens que nos reconectam com as nossas histórias a partir da memória, da fantasia, do etéreo e do absurdo, essenciais nos dias atuais para voltarmos a nos sintonizar com a vida e seus elementos naturais.

Casa das Caldeiras - Lugar de Memória

“Casa das Caldeiras” é essencialmente o nome dado a essa construção fabril, construída em meados da década de 1920 para gerar energia para alimentar o antigo parque industrial que ali se desenvolvia à época, as Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Caldeiras foram trazidas da Europa para gerar energia através do aquecimento da água em vapor, fazendo uso de chaminés e fornalhas para completar a operação. O edifício remete os passantes à memória viva do período em que a cidade se transformava e se modernizava, no início do século XX.

O que muitas pessoas não imaginam é que, após o tombamento do imóvel em 1986 pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico industrial da cidade de São Paulo, este espaço, restaurado entre 1998-1999 e revitalizado, se transformou em lugar de memória para voltar a se relacionar com a cidade, das mais diferentes formas.

Para Pierre Nora, "Patrimônio é lugar de memória, e, portanto, se faz presente sua dimensão interrelacional, e valores e significados lhe são atribuídos.” O Que faz da Casa das Caldeiras “enquanto lugar de memória, um espaço onde as pessoas podem vivenciar uma série experiências que podem ser educadoras.”

E pensando nas experiências possíveis para um lugar de memória fazer parte da vida e da cultura de uma cidade, a arte, enquanto expressão, ressignificação, leitura dos símbolos e poética, pode revelar processos inspiradores e transformadores da percepção. E foi nisso que por muitos anos a Casa das Caldeiras investiu.

Mini Bio:
Curadoria:

Rituais da MemóriaKarina Saccomanno Ferreira
mãe, arquiteta e urbanista
gestora da Casa das Caldeiras desde 1999
presidente da Associação Cultural Casa das Caldeiras desde 2005

Karina partiu do seu interesse pela poesia e pelas artes para observar o mundo a sua volta e foi através da arquitetura que descobriu sua vontade em transformar espaços e através dos espaços, transformar relações.

Na verdade, a Karina se descobriu arquiteta sendo mãe, pois foi pelos afetos, pelo processo contínuo de aprendizagem, pela observação e pelo exercício de presença que percebeu os espaços de convivência e suas lógicas. Como é potente observar as crianças ocuparem os espaços, como é potente criar vínculos para atuar no mundo, em sociedade.

Hoje, a Karina se empolga mesmo com práticas de convivência que transformam um espaço e espaços transformados para acolher pessoas e favorecendo encontros e trocas. Seja através da Casa das Caldeiras e seus eventos, seja através dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Associação Cultural Casa das Caldeiras, seja pelo projeto Manual da Família que trata do desenvolvimento das habilidades sócio emocionais / sócio relacionais em família e em sociedade.

Com seu trabalho na Casa das Caldeiras desde 1999, a Karina pode experimentar, testar, trocar e seguir aprendendo sobre como espaços e pessoas se comportam. Percebeu o potencial de transformação de um projeto de espaço-vivo, orgânico, com história e memória, ocupado com intenção, acolhendo expressões artísticas e movimentos da cidade, aberto para a diversidade. Muitas vezes basta colocar cuidadosamente os ingredientes certos para a magica do encontro acontecer!

 

Artista:

Rituais da MemóriaAnike Laurita 
@anikelaurita 

Artista visual e arteeducadora. Atua nas múltiplas linguagens visuais, em um rizoma de possibilidades de comunicação e práticas artísticas, cotidianas e ordinárias, explorando diversos processos de criação de novos sentidos, onde se move o desejo de transmutar e ressignificar os afetos. Acredito em um diálogo criativo com o mundo onde somos agentes alquímicos da realidade e surrealidade que nos cerca. Fazer corpo com a arte e e fazer da arte uma forma de estar no mundo.

 

Artistas Convidadas:

Rituais da MemóriaMariana Farcetta 
@marianafarcetta 

Artista visual, arteterapeuta e arte-educadora. Atua na relação arte, saúde e educação desde 2004, tendo trabalho com diferentes públicos, espaços, dentro e fora do Brasil. Recentemente tem direcionado a energia de pesquisa para relação da arte com a saúde da mulher, sendo uma incentivadora e mediadora das possibilidades para expressão da alma. 

 

Rituais da MemóriaPriscila Menegasso 
@priscilamenegasso

Explorando diversas possibilidades de ser e estar no mundo. Carrega no corpo experiências nas áreas de conservação, restauro e projetos em arquitetura, ilustração, design e artes. Encontrou nesse caminho o entendimento de que as materialidades, as manualidades e conhecimentos ancestrais indicam possibilidades de reintegração com nossos saberes mais profundos, atentando aos corpos como suporte e manifestação dessas experiências. 

Rituais da MemóriaJuliana Cappi 
@thousand.plateaus 

Artista, educadora e viajante solo. Foi mediadora e facilitadora em instituições no Brasil e no exterior e atualmente reside em Hanoi. Acredita nos encontros e vê, na partilha de histórias e na convivência com o conhecido e com o estrangeiro, a experiência transformadora. Mantém grupos de estudo, ateliês e rodas de conversa com mulheres locais e estrangeiras, buscando movimentos de fortalecimento e integração.

Olá, deixe seu comentário para Rituais da Memória

Enviando Comentário Fechar :/