Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Residência Artística

sobre o programa Obras em Construção

Tags

Date

Feb 02, Tuesday

Posted by

Kakaeka

Residência Artística

Casa das Caldeiras lança Edição 2018 do Programa de Residência Artística “Obras em Construção”

Artistas do mundo inteiro podem se inscrever para participar do Programa de Residência Artística da Casa das Caldeiras, um dos polos multiculturais mais interessantes do Brasil. As inscrições vão até o dia 05 de março!

Obras em Construção – o Programa de Residência Artística da Casa das Caldeiras

Um dos primeiros espaços autônomos a lançar um programa de Residência Artística no Brasil, está com inscrições abertas para selecionar artistas e portadores de projetos interessados na dialética entre Arte e Patrimônio.

A Associação Cultural Casa das Caldeiras recebe até o dia 05 de março, as inscrições dos candidatos interessados em ingressar no Programa “Obras em Construção 2018” que será realizado de 09 de abril de 2018 até 09 de Novembro de 2018.

O Programa consiste em viabilizar espaços de Residências Artísticas propondo acompanhamento logístico, administrativo e de estruturação do projeto, fomentando um contexto de troca de conhecimentos, métodos e impressões entre os artistas residentes.

O objetivo é dar condições para que artistas, grupos, coletivos e pesquisadores possam desenvolver seus projetos e seu processo de criação, se relacionando com o patrimônio, com o território, com os demais residentes e experimento ações com o público frequentador. A interação das obras com a cidade e a relação afetiva com a memória coletiva.

Durante o programa os residentes terão oportunidade de se aproximar de outros artistas, pesquisas e processos, ampliando possibilidades de criação. Ao final serão convidados a expor seus experimentos em uma mostra a ser realizada na Casa das Caldeiras, chamada TEMPO FORTE.  O objetivo desta programação é de criar um espaço-tempo para diálogos, intercâmbios e transferência de conhecimentos entre os artistas residentes, profissionais da área da cultura e o público, como também a exposição e divulgação de seus processos de pesquisa.

Obras em Construção é destinado a pessoas que estejam trabalhando no campo da arte contemporânea, da cidadania e desejando desenvolver seu projeto através de um processo de residência artística e de pesquisa em espaços não tradicionais, abertos a pluridisciplinaridade, aos encontros e aos Intercâmbios multiculturais. A candidatura pode vir acompanhada de propostas de oficinas, workshops e palestras.

Podem se inscrever artistas, grupos, coletivos e pesquisadores portadores de projeto vivendo e trabalhando no Brasil ou no exterior. Os selecionados vivendo fora da cidade de São Paulo poderão contar com Hospedagem, Alimentação e Transporte local, oferecidos pelo Programa.

As primeiras experiências com residências artísticas na Casa das Caldeiras aconteceram em 2002. Desde então, a ocupação foi se aprimorando até se consolidar através de um edital de seleção em 2008. Desde então, foram acolhidos quase 300 projetos de artistas brasileiros como Vera Sala, Jorge Garcia Companhia de Dança, Cia Mugunzá e até nomes internacionais como os chineses Ding Hao, Zhang Wei, Zhao Yanan, Chen Wenling e Yang Liu que participaram da edição de 2017 sobre a curadoria de Yugao, um dos maiores nomes femininos da arte contemporânea na China.

Para estimular a circulação dos trabalhos e dos artistas em residência, a ACCC participa e desenvolve projetos de intercâmbio em parceria com as redes internacionais das quais é membro, como: Centros Culturais e Monumentos Históricos (CCR) (www.accr-europe.org) - A rede que oferece aos membros uma plataforma de informações, reflexões e de trabalhos sobre as questões de comum interesse sobre reabilitação e reutilização de espaços patrimoniais.

Artfactories (www.artfactories.net) - Plataforma internacional de base de dados para pesquisa de espaços de cultura e de artes, nascidos de projetos artísticos cidadãos e de um engajamento com as populações. 

RES ARTIS (www.resartis.org) - Maior rede de relacionamento do mundo entre programas de residência artística. Mais de 400 centros culturais, organizações e indivíduos associados em mais de 70 países.

Além da Free Dimensional (www.freedimensional.org) e APT (www.artistpensiontrust.org), sempre buscando um eixo de trabalho que permita o desenvolvimento de projetos autônomos e a circulação de artistas e suas obras além das fronteiras nacionais.

Para informações e inscrição acesse o formulário de candidatura: www.casadascaldeiras.com.br/edital  
Contato: Associação Cultural Casa das Caldeiras. Avenida Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca - 05001-200 - São Paulo - SP – Brasil - TEL: 0xx 55 (11) 3873-6696
Email: cultural@casadascaldeiras.com.br   Internet : www.casadascaldeiras.com.br/blog

 

Contato Assessoria de Imprensa:

Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com

Olá, deixe seu comentário para Residência Artística

Enviando Comentário Fechar :/