Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

programação setembro a novembro 2021

Encontros Poéticos e Circulares aos domingos

Tags

Date

Sep 09, Tuesday

Posted by

Kakaeka

programação setembro a novembro 2021

Uma nova ocupação surge na Casa das Caldeiras a partir de experiências anteriores relacionadas ao programa de residência artística “Obras em Construção" com foco em processos de pesquisa e criação desenhando um núcleo artístico colaborativo que recebeu o nome de Térreo Ateliê @terreoatelie 

Este núcleo ocupa um espaço físico e simbólico localizado no andar térreo da Casa das Caldeiras, aberto ao público aos finais de semana. Imaginado para seguir desenvolvendo projetos de pesquisa, criação, formação, compartilhamento de conhecimentos, difusão de arte e outras ações relacionadas para serem realizadas na Casa das Caldeiras ou a partir dela. 

"Com a missão de integrar nesses dois anos iniciais ações artísticas de experimentação que reflitam sobre arte, economia, educação e sustentabilidade, aplicando na prática atividades entre os artistas participantes do projeto e o público em geral."

Nos reunimos a partir desse encontro para fazer convergir uma ocupação diversa a partir das pulsações individuais e coletivas dos artistas-gestores, costurando dessa forma numa programação que ocupa os domingos dos próximos três meses as pesquisas, inquietações, saberes e projetos que cada participante traz ao encontro do coletivo e do público para criar um lugar comum e vibrante. 

A equipe do Manual em Família @manualemfamilia, que desenvolve encontros afetivos e lúdicos com famílias desde 2015, aproveita esse tempo de abertura da Casa das Caldeiras aos domingos para ofertar espaços de convivência e de partilha com arte, cultura e diálogo, numa programação com convidados especiais e novos formatos que vai se costurando e criando conexões.

A curadoria colaborativa e rotativa proposta pelos artistas-gestores e artistas convidados inicia suas ações a partir de eixos que atualizam as memórias da Casa das Caldeiras e fazem pulsar percepções para fazer frente ao nosso tempo:

  • o feminino
  • a poesia e o desenho
  • meio ambiente, natureza e práticas sustentáveis
  • oralidade e saberes ancestrais
  • o corpo e a casa, o corpo-casa, a casa incorporada
  • novas economias

:: Vivências com Manual em Família para celebrar a casa de cada um, partilha, criação e inspiração para a criação de uma instalação que acontece em 03 de outubro

Qual é a casa que cada um de nós traz consigo no imaginário? O que essa imagem de CASA revela sobre nós mesmos? 

Será que ela é produto da nossa elaboração sobre a essência dos nossos afetos, memória, acolhimento, proteção, família, intimidade?

Ou será que ela é produto que absorvemos inconscientemente e sem nenhum filtro por meio do bombardeio de imagens de consumo produzidas pela sociedade?

Inscrições e agendamento pelo Sympla 

DOMINGOS 19.09  / 26.09  / 03.10 - já realizados

10.10 - Nesse domingo com o feriado pertinho, nós vamos encolher nossas atividades e propor um único encontro entre 15h e 17h no Térreo Ateliê para junt@s costurarmos afetos e memórias num experimento livre e aberto facilitado pela Jussara Bracco e Karina Saccomanno. Tragam algum projeto inacabado, uma agulha qualquer e vamos compartilhar o que puder surgir dos bons encontros!

programação setembro a novembro 2021

17.10 e 24.10 - aguardar a divulgação da nossa programação pelo sympla e redes sociais

 

:: Encontrar a CASA - vivência para uma instalação simbólica 

Espaço Sala Lateral com a equipe do Manual em Família - Horário: 10h30 às 12h30 - vivências 

 

:: Soslaio - O Sol por entre as frestas [ espetáculo teatral ]

com Plinio Meireles e Carlos Medeiros Horário: 16h / duração 45 min

 

:: Conexão Elas - roda, mulher e arte com Julia Fontes

   CORPO matéria, movimento e expansão

TEMA: Corpo / LINGUAGEM: Dança e Vídeo / MATERIAL: Barro

Experimento - Conexão Elas - roda, mulher e arte com Julia Fontes

Espaço Cozinha e Corpo espaço de trás da Chaminé - Horário: 14h / duração 1h30

 

:: Jardim de esculturas artista Leo Ceolin /TÉRREO ATELIÊ 

Instalação de EXPERIMENTO FOGO III no Pátio BRASS BREW 

 

:: Exposição Até chegar na leveza, com lançamento de livro P.E.L. e conversa com artista Carolina Sudati (Translúcida /Bruta)  /TÉRREO ATELIÊ

 

:: Performance Ave ou Penas da artista Carolina Sudati (Translúcida /Bruta) /TÉRREO ATELIÊ 

Espaço Térreo - Horário: 17h / duração 30 min

 

:: Lançamento DOC HORIZONTE CINZA DE UM CORAÇÃO AZUL

Direção Águeda Amaral

Uma série de curtas com histórias de quatro mulheres durante a pandemia. A equipe desta produção foi majoritariamente composta por profissionais mulheres. Mulheres contando histórias de mulheres. Emocionante. Os temas são importantes: Solidão, Violência doméstica, Isolamento, as mulheres que lutaram na linha de frente da pandemia e mulheres trans. 

UM EPISÓDIO POR DOMINGO

Espaço Salão Principal - Horário: 18h / duração 1h

Olá, deixe seu comentário para programação setembro a novembro 2021

Enviando Comentário Fechar :/