Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Oficina Estado Transitório

por Maurício Cardoso

Tags

Date

Dec 12, Tuesday

Posted by

Kakaeka

Oficina Estado Transitório

Através do PONTO DE CULTURA, neste sábado, dia 17 de dezembro, o artista residente do programa Obras Em Construção, Maurício Cardoso, retorna ao território para o segundo dia da oficina "Estado Transitório", no período da manhã. A atividade iniciou no sábado anterior com a participação de jovens, no Centro Educacional e Tecnológico Casa do Caminho - CETECC.

A oficina foi realizada com crianças e jovens e foi separada em dois espaços: um espaço de apresentação onde havia projeção de imagens do projeto criado e realizado originalmente na Casa das Caldeiras durante o TEMPO FORTE; e um espaço de atividade onde aconteceram as interações e criações dos participantes, a partir de relações espaciais com os objetos coletados pelo artista. Houve um público espontâneo que também interagiu e se envolveu com a atividade. 

Oficina Estado Transitório

Oficina Estado Transitório

PONTO DE CULTURA - OBRAS EM CONSTRUÇÃO

A oficina “Estado Transitório” propõe apresentar ao participante possibilidades de desenvolvimento de ocupações dinâmicas artísticas em grupo, através da apropriação e re-significação de objetos de seu cotidiano, com ênfase maior em objetos descartados e deixados à margem, pelos caminhos e ruas da cidade. 

A oficina é ministrada em dois sábados seguidos. No primeiro encontro será apresentada a proposta e serão discutidas todas as questões conceituais relativas à atividade; seguida por um primeiro exercício de busca de objetos nos arredores do espaço de discussão e primeiro contato com os mecanismos de criação. Durante o intervalo entre os encontros, de 7 dias, será sugerido aos participantes, que estejam atentos aos objetos que se deparam no seu dia-a-dia e que façam uma coleta seletiva destes materiais para que no segundo encontro ocorra a instalação e nomeação destes objetos no espaço, numa instalação coletiva. Esta ocupação terá um caráter de fluxo, de forma que, se for de interesse do participante, ele poderá interagir diretamente sobre os trabalhos dos outros. Gerando assim um trânsito de significados. 

Pretende-se, com isso, aproximar os participantes da linguagem artística contemporânea corrente, e também, gerar uma reflexão acerca dos aspectos formais, estéticos e simbólicos inerentes aos elementos, em suas relações individuais ou coletivas. E, principalmente, despertar o interesse plástico, desenvolver o processo criativo e ampliar o universo cultural dos participantes.

Artista: Maurício Cardoso - artista residente 

Sábado - 10 e 17 de dezembro 2016 [8:00 às 12:00]

Público: Crianças e Jovens a partir de 8 anos

Local: CETECC Centro Educacional e Tecnológico Casa do Caminho - Rua das Guassatungas, 222, Jabaquara, São Paulo

Oficina Estado Transitório

 

 

Olá, deixe seu comentário para Oficina Estado Transitório

Enviando Comentário Fechar :/