Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

OFICINA DE MEDITAÇÃO E YOGA

Coletivo P.A.Y.

Tags

Date

Feb 02, Sunday

Posted by

Kakaeka

OFICINA DE MEDITAÇÃO E YOGA

Como parte da programação da Associação Cultural Casa das Caldeiras para o projeto selecionado pelo Ponto de Cultura - OBRAS EM CONSTRUÇÃO, comunicamos a oficina oferecida pelo coletivo PAY, em residência artística, representado pelo artista Alexandre Paulain:


:: OFICINA DE MEDITAÇÃO E YOGA NOS PROCESSOS CRIATIVOS - entre os dias 07.02 e 10.02 das 15:00 às 21:00

Buscando uma matriz ancestral de espiritualidade sem desagregar o corpo, o PAY vem desenvolvendo uma preparação pré-expressiva que tem a Yoga como ferramenta de pesquisa. A meditação e a prática de posturas (asana) nos serve como terreno para caminharmos em nossos processo criativos. Além dessas práticas, também vamos desenvolver nessas oficinas algumas partituras coreográficas além de improvisações inspiradas em textos trazidos pelos próprios integrantes. O nosso público serão os jovens integrantes do Afrobase. 

DATA: 07/02 A 10/02, DAS 15:00 ÀS 21:00 
LOCAL: CASA DAS CALDEIRAS
Avenida Francisco Matarazzo 2000, Água Branca - 05001-200 
 
...sobre o AFROBASE
O Afrobase é um núcleo de educação e cultura negra, criado em 2009 pelo Instituto Nação com objetivo de fortalecer a identidade étnica e cultural dos jovens de baixa renda moradores do bairro Rio Pequeno, com o propósito de contribuir para a melhoria da sua auto-estima, o sentimento de pertencimento do indivíduo a seu grupo, sua comunidade e cidade, contribuindo para a diminuição do déficit social e o acesso a cultura, com observância total ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90). 
 
O Afrobase é um espaço de integração social que tem a arte como principal campo de ação, assumindo papel fundamental capaz de aproximar indivíduos, dissolver fronteiras, harmonizar conflitos e relações, transportar pessoas para novos estados de espírito, novas paisagens, culturas e bem-estar.
Localizado próximo as favelas da São Remo, Mil e Dez, Polópe, Jaguaré e São Domingos (região que apresenta alto indice de vulnerabilidade social na zona oeste de São Paulo, de acordo com o SEADE), o Afrobase promove em sua sede oficinas gratuitas de dança e música; saraus mensais; ensaios semanais da Cia Treme Terra; festivais de arte; encontros com mestres griôs; cinema negro; e atividades de produção artísticas e educacionais. Tornando-se referência na cidade, o Afrobase ressignifica o conceito de “Quilombo Urbano”, como espaço de liberdade, resistência simbólica e valorização da cultura brasileira de matriz africana. A partir de suas atividades, o Afrobase fomenta a produção de bens e serviços sócioculturais que contribuem para a implantação da Lei 10.639/03 (implementada pela lei 11.645/08), que define a obrigatoriedade da temática afro-brasileira e indígena no programa currícular dos ensinos fundamental e médio das escolas da rede pública e privada. 
 
Em 2014, Afrobase tornou-se Ponto de Cultura, contemplado no edital da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com Ministério da Cultura, ampliando suas atividades sócio-culturais no espaço, destacando a linguagem do Hip-Hop e o canto coral na programação regular do Afrobase. https://www.nacao.org.br/
 
OFICINA DE MEDITAÇÃO E YOGA

Olá, deixe seu comentário para OFICINA DE MEDITAÇÃO E YOGA

Enviando Comentário Fechar :/