Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Oficina Criativa "Encontrar a Casa"

Criando um espaço fictício a partir do conto A Casa do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, mediada por Karina Saccomanno e Catarina Schiesari

Tags

Date

Mar 03, Tuesday

Posted by

Lud

Oficina Criativa "Encontrar a Casa"
Faremos uma leitura coletiva de um dos contos da escritora portuguesa, retirado do livro Histórias da Terra e do Mar publicado em 1984, onde ela narra sobre esse lugar, "uma casa construída na duna e separada das outras casas do sítio (...) As traseiras da casa dão para um jardim inculto e rude e áspero onde o vento que dobra os arbustos se precipita e dança em volta do poço redondo(...)".
A partir da escuta e da livre imaginação, cada participante irá desenhar esse lugar fictício que está sendo descrito. Ao mesmo tempo, pediremos que o ChatGPT faça o mesmo - queremos ver como a inteligência artifical vem dando conta de elaborar os universos objetivo e subjetivo. Com aqueles que estarão presentes, nossa intenção é estimular a escuta sensível e criação poética, plural. 
Um convite que a autora Sophia nos faz - no curso do texto A CASA DO MAR - para nos conectarmos com a casa que vai se revelando, cômodo a cômodo, no nosso imaginário, conectando com as nossas próprias memórias de casa. Teremos alguns papeis e canetinhas disponíveis, mas sugerimos que tragam bloco de desenho e outros materiais de preferência (lápis, giz, carvão, canetinha...)

Oficina Criativa "Encontrar a Casa" - Criando um espaço fictício a partir do conto A Casa do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, mediada por Karina Saccomanno e Catarina Schiesari

Domingo 17 de março de 2024
10h30 a 12h00 | Oficina Criativa "Encontrar a Casa", com Karina Saccomanno e Catarina Schiesari

Ponto de encontro | Térreo Ateliê - piso térreo da Casa das Caldeiras
A Casa das Caldeiras abrirá para o público a partir de 10h15. Recomendamos que cheguem alguns minutos antes para nos organizarmos.

< Gratuito > Para todos os públicos >
Inscrições disponíveis no Sympla >

:: O Térreo Ateliê ocupa um espaço físico no andar Térreo da Casa das Caldeiras para acolher artistas e seus processos, convidando o público para experimentar encontros e trocas. Nosso objetivo é tecer diálogos com as diferentes expressões artísticas, nossas histórias, memórias e imagens simbólicas.
 
:: A Casa das Caldeiras NÃO POSSUI área para o estacionamento de veículos. Existem muitas opções de estacionamento no entorno.
 
Nos vemos por aqui!
Equipe Caldeiras

#MEMÓRIAS
Oficina Criativa "Encontrar a Casa"

Olá, deixe seu comentário para Oficina Criativa "Encontrar a Casa"

Enviando Comentário Fechar :/