Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

O que é o projeto Manual da Família?

Entenda o projeto e saiba como você pode agir e contribuir para uma grande transformação!

Tags

Date

Feb 02, Thursday

O que é o projeto Manual da Família?

Com o objetivo de potencializar o papel de cada um de nós no desenvolvimento de valores e habilidades sócio relacionais dentro do ambiente familiar, seja como membro da família, seja como agente transformador, nasceu o projeto Manual da Família – A Arte de Educar no Séc. XXI.

 

O que é o projeto Manual da Família?

 

O projeto Manual da Família – A Arte de Educar no século XXI nasceu com o objetivo de ser um potente instrumento de sensibilização, mobilização, empoderamento e transformação, estimulando o protagonismo e a importância de cada família na participação social em seu território, assim como na formação de suas crianças e adolescentes.

QUEM SOMOS NÓS?

Uma equipe pra lá de interessada em aprender com você e em desenvolver vivências e experiências sensíveis, acolhedoras e transformadoras para o empoderamento das famílias no caminho da convivência cidadã!

Somos a Associação Cultural Casa das Caldeiras que, com apoio da Fundação Itaú Social e financiamento da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo através do Edital CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, reuniu uma equipe potente de profissionais multidisciplinares para um fazer coletivo.

O PROJETO

O que é o projeto Manual da Família?

O Manual da Família surgiu a partir de uma pesquisa teórica e de campo, com famílias, sobre habilidades sócio relacionais. Por outro lado, foram desenvolvidas vivências de sensibilização com famílias em busca do reconhecimento de suas potências. Este processo deu origem ao primeiro passo do projeto: a criação de um e-book que fala da importância do desenvolvimento das habilidades sócio relacionais no seio familiar, disponibilizado gratuitamente na internet.

É uma publicação diferente e uma leitura poderosa!

- certamente você se reconhecerá em alguma das passagens do e-book;

- é para ser usado, lido, compartilhado, consultado;

- quer inspirar, emocionar, transformar, incentivar, empoderar;

- propõe encontros familiares, diálogos, jogos e novos hábitos a serem praticados com a participação de toda a família.

A partir da pesquisa, das reflexões, das vivências e dos aprendizados pelos quais a equipe passou até o momento da publicação do e-book, sentiu-se a necessidade de estruturar as propostas e os conceitos, aprofundando a metodologia das vivências de sensibilização desenvolvidas. Ou seja, experimentá-las, vivê-las, compartilhá-las e multiplicá-las com ênfase na metodologia desenvolvida que passamos  a nomear de “Vivências Famílias Ação”. Um trabalho que busca aproximar as famílias, acolhê-las, trocar experiências e ajudá-las a reconhecer suas potências para então inspirarmos uma transformação verdadeira em cada núcleo encontrado.

Outro eixo que surgiu em decorrência do e-book partiu da necessidade de sensibilizar técnicos e profissionais que atendem famílias para a importância da escuta ativa e do acolhimento das famílias a partir do reconhecimento do lugar de cada um como membro de uma família, portador de histórias, de tesouros, potências e superação. Para tal, customizamos vivências para que profissionais da área social possam experienciar e  compartilhar nosso aprendizado e metodologia em construção. A partir dessas vivências, trocamos experiências, compartilhamos percepções e reflexões, para  construir juntos uma metodologia inovadora.

É de fato uma metodologia em construção, portanto um processo de aprendizado e de retroalimentação. Semanalmente são disponibilizados conteúdos que relatam as experiências vividas pela equipe, que podem servir de inspiração para você e sua família. O objetivo é conectar cada um com o seu fazer, adquirindo mais consciência.

Nossas idéias são compartilhadas no Blog da Casa das Caldeiras e na página do Facebook para que as pessoas possam utilizá-las no seu cotidiano de forma simples e, assim, fazer a diferença. Para tanto, criamos um diário de bordo, o nosso Diário da Família. Você é convidado a fazer parte, contar sua história, falar de suas experiências, enviar sugestões e contribuir para esta transformação.

O QUE SE QUER COM ESSE PROJETO?

Refletir sobre a Arte do Educar para o século XXI!

Retomou-se recentemente a importância do desenvolvimento das capacidades e habilidades não cognitivas ou sócio relacionais, no desempenho escolar e social de crianças e adolescentes. Elas expressam valores e atitudes de convivência, perseverança e pertencimento, impulsionando o aprendizado e fortalecendo a convivência cidadã.

Queremos com este projeto te inspirar e nos inspirar, para construirmos juntos uma sociedade mais afetiva, mais humana. Queremos que você se perceba, perceba o outro e todo o seu potencial de transformação, aí, na sua família, na sua comunidade, no seu território. Independente do formato desta família, classe social ou localização, cada um de nós tem qualidades que precisam ser reconhecidas e que podem contribuir para o meio em que vivemos. Queremos que você transforme para melhor algo do qual você já faz parte! Vamos juntos?

Convide os amigos para conhecer o projeto, acompanhar os conteúdos disponibilizados e seguir as redes sociais do Manual da Família! 

       O que é o projeto Manual da Família?   O que é o projeto Manual da Família?

Fotos: Leandro Moraes

Olá, deixe seu comentário para O que é o projeto Manual da Família?

Enviando Comentário Fechar :/