Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Gestos de Escrita

Ocupação acontecerá de 11 a 26 de novembro com programação de oficinas e performances gratuita.

Tags

Date

Oct 10, Monday

Posted by

Lud

Gestos de Escrita

A Ocupação Gestos de Escrita nasceu da pós-graduação: Gestos de Escrita como prática de risco, que aconteceu entre 2020 e 2022, n’A Casa Tombada, sob a coordenação de Ângela Castelo Branco e Mariana Galender

Trata-se de um conjunto de trabalhos de conclusão de curso compostos por objetos, vídeos, áudios, desenhos, manuscritos, bordados, costuras, livros, performances e oficinas em torno da materialidade da palavra escrita. Gestos que afirmam a parte material da escrita.

Gestos que investigam o encontro das mãos com diferentes instrumentos e superfícies: que perfuram, que raspam, que dançam, que carimbam, que leem a escrita que surge enquanto se escreve. O que vemos é uma tentativa constante de romper significados prévios e de questionar a língua do poder por meio da materialidade da escrita.

Nesta ocupação, o diálogo entre a escrita, a poesia, a literatura, a educação, as artes visuais, as artes do corpo e a vida será permanente.

A ocupação acontecerá de 11 a 26 de novembro com programação de oficinas e performances gratuita e terá três frentes de atuação:

1- Exposição com objetos, instalações, vídeos, áudios, desenhos, manuscritos, tecidos bordados.

2- Canteiro de Obras: ateliê aberto com proposições educativas para os visitantes experimentarem a escrita e suas diferentes materialidades (dias 11/11 e 12/11, das 10h às 18h).

3- Programação com lançamento de livro, oficinas e performances ao redor da palavra escrita. (dias 11/11 e 12/11, das 10h às 18h)

 Informações gerais:

  • Abertura da Ocupação Gestos de Escrita: 11/11 às 10h
  • Período de realização: de 11/11 a 20/11 (com horários específicos durante a semana)
  • Horário de funcionamento detalhado: sábados e domingos das 10h às 18h*. Na terça (14/11), quarta (15/11), quinta (16/11) e sexta (17/11): das 14h às 20h. No último final de semana (25-25/11): das 12h às 18h.
  • Entrada gratuita 
  • Atenção: a Casa das Caldeiras não tem estacionamento, mas há diversas opções de estacionamentos ao redor, como o Allianz Parque. E o acesso a meios de transporte é fácil:corredor de ônibus na Matarazzo e o metrô Barra Funda.
  • No nosso perfil @acasadascaldeiras no Instagram você encontra mais informações sobre como chegar

 Programação detalhada:

- Dia 11/11: Exposição+Programação

10h: Abertura da Ocupação | conversa entre as participantes com Ângela Castelo Branco e Mariana Galender

11h: Lançamento do livro "Cômodos e (In)cômodos” de Claudia Ricci

12h: Performance: “linha-caminho-escrita, com Ivy Calejon e Sarah Coeli:

Sinopse:

linha_______ espero a palavra chegar solto o fio tropeço peço a ela que fique arrisco o gesto intruso busco em outra garganta espero a palavra secar tensiono o desfazimento insisto em errar li algo que esqueço por um instante no fundo de um poço profundo demais coexisto o lugar do limite da quebra sou matéria viva em ponto de carne paisagem ínfima

 ______ escrita

14h-16h30: Oficina: "entre a mão e a palavra: o gesto”, com Clara Amorim

gratuita. necessita de inscrições prévias:  25 vagas

O que as mãos podem ensinar às palavras? E as palavras às mãos? Seria o meio do caminho entre uma coisa e outra o gesto? O que é um gesto? O que pode um gesto?

Iremos partir de pontos de interrogação e caminhar pela leitura e pela escrita: Marguerite Duras, Roland Barthes, Agnès Varda, Gloria Anzaldúa, Ana Martins Marques, Matilde Campilho, Sophie Calle, Vilém Flusser e tantas outras vozes e referências da literatura, da arte e da filosofia nos guiarão para tecermos um pensamento sobre a linguagem, a escrita e a criação. A partir dessas provocações, convidaremos as mãos para escrever numa experimentação de fazeres diversos: qual é o convite de uma agulha? E de uma pedra? O que acontece quando abandonamos o lápis e o papel, e experimentamos outros suportes e materiais? As mãos conhecem os caminhos.

16h-18h: Oficina: “Aula-cena”, com João Paulo Ferreira

entrada gratuita. necessita de inscrições: 20 participantes

Aula-cena: tramar uma escuta com o desconhecido.

Nesta aula-cena, pergunta-se: como habitar um espaço desconhecido? E se desconhecido, como escrever sem conhecer o que se escreve? Como abrir espaço nos corpos e na trama para que um texto aconteça? Escrever em estado de busca dos entres ainda não experimentados. Como se dispor a encontrar com o ausente? Para esse encontro, traga algum material que participe do seu gesto de escrita, alguma coisa que sua existência encaixe no corpo durante o momento de inscrição de seus textos e suas textualidades próprias (lápis, agulha, livro, tecido, cola, alicate, giz, marca-texto, chave de fenda, etc). Essa aula é um convite para desconhecermos a nós mesmos no encontro com o outro, em busca da experiência de um corpo em inscrição.

 

- Dia 12/11: Exposição e Programação:

15h às 18h: Oficina – ler : tocar. um exercício do gesto de ler, com Ana Inda +

Ação de leitura conjunta | necessita de inscrições prévias. 33 pessoas

Qual é o gesto de ler? É possível ler um texto como quem lê uma partitura? Leitura silenciosa como absorção de um texto, leitura como escuta. Leitura como ato performático, ato de dar voz a um texto. Há um lugar no qual esses diferentes modos de leitura se encontram? Há um lugar onde o ato de dar voz a um texto passa a ser não apenas uma leitura em voz alta, mas um dizer? Um gesto pode dizer? O que seria ler tocando? O texto me toca ou sou eu quem toca o texto?

Essa oficina traz proposições para um exercício do ato de ler a partir do corpo e do conceito de tocar / ser tocado. Como consequência da oficina os participantes estão convidados a participarem da ação de leitura conjunta do livro escrever : tocar – uma peça em 33 movimentos a partir da leitura de Corpus Jean-Luc Nancy, a qual se realizará logo após o término da oficina.

Pode um exercício ser poesia?

Após a oficina, às 17 o grupo de participantes será convidado a fazer uma "Ação de leitura conjunta",  com Ana Inda

Como ação de lançamento do livro escrever : tocar – uma peça em 33 movimentos, fazemos o convite para a sua leitura conjunta. O livro é composto por 33 pequenos fragmentos, na verdade movimentos, entendidos como parte de uma peça musical para ser lida. A leitura será abordada na oficina às 15h e não há pré-requisitos para participar. Quem quiser participar da ação somente trazendo a sua escuta, é bem-vindo às 17h. 

 

 

Participantes:

Ana IndaCamila LordeloCarmen CapraClara AmorimCláudia RicciDamiane NiomaraDaniela GalantiDanielle MonteiroElissa KhouryIvy Ota CalejonJoão Paulo Ferreira, Helen Campos, Liliana PardiniPati Piva, Patrícia JulianiPriscila BasileRaquel GuimarãesSandra SouzaSarah CoeliSuzana RieversTereza Ruiz

Olá, deixe seu comentário para Gestos de Escrita

Enviando Comentário Fechar :/