Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

5 lugares em São Paulo para você se inspirar e mergulhar em passeios ricos em história, cultura e diversão!

Tags

Date

Feb 02, Friday

Posted by

Farmer

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

A princípio, a cidade de São Paulo é sinônimo de interculturalidade, graças à sua história, que foi construída com diferentes culturas e suas tradições. Afinal, com um cenário tão rico em diversidade, não faltam opções de lugares em São Paulo para conhecer. Ainda mais, para se encantar com as manifestações de arte por todos os cantos.

A saber, como uma cidade rica e cheia de camadas, São Paulo nos oferece opções que vão muito além dos lugares que já conhecemos de praxe. Logo, para quem busca sair do óbvio, é possível encontrar novos lugares e movimentos que não só enfeitam a cidade, mas também nos enriquecem em todos os aspectos.

Então, hoje selecionamos 5 lugares em São Paulo que propagam cultura, arte e criatividade de forma acessível, para você conhecer um pouco da história, se inspirar e entreter com novos olhares pela cidade. Confira!

 

5 lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

1. CineSesc

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Antes de mais nada, há décadas que ir ao cinema faz parte do lazer paulistano! Do mesmo modo, o CineSesc faz parte desta história. A saber, ele é um dos cinemas de rua mais tradicionais da cidade de São Paulo, inaugurado em 1979. Além disso, acumula prêmios de melhor sala especial pelo Guia Folha.

Não é à toa, pois o CineSesc preza em sua estrutura pela acessibilidade, conforto das salas e conta com tecnologia de ponta para uma transmissão de qualidade. Afinal, falando em qualidade, sua programação possui uma seleção apurada de filmes clássicos e alternativos, o que é um de seus grandes diferenciais.

Ainda mais, como se não bastasse todo este charme de sua estrutura e história, as salas possuem um bar! Então, é possível assistir às projeções ao mesmo tempo em que se toma um cafezinho, que experiência incrível, não?

Endereço: R. Augusta, 2075 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01413-000

Confira a programação completa no site.

 

2. Mira

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

O Mira, mais conhecido como Mirante 9 de Julho, foi inaugurado em 1938, junto com o túnel que passa na avenida 9 de Junho. Entretanto, ao passar pelo túnel, era possível perceber o espaço abandonado, pois de fato assim ele ficou por um longo período.

Contudo, o local foi reformado em 2015, com uma nova proposta: de se tornar um centro de ocupação cultural. Então, neste novo momento, o nome do local mudou para Mira e hoje busca promover a pluralidade, democracia e liberdade.

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Enfim, o final feliz dessa história é que hoje o Mira se tornou um ponto de encontro, um dos lugares em São Paulo de que se vale a pena conhecer, com uma estrutura muito legal. 

Veja o que o Mira oferece:

  • wifi
  • espaço de coworking
  • cafeteria,
  • restaurante de comida urbana, que conta com ingredientes fornecidos por pequenos produtores, assentamentos e agroflorestas.

Além disso, dentre as atrações oferecidas há cinema ao ar livre e programação multicultural com diversas manifestações artísticas.

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista, São Paulo - SP, 01332-030

Confira a programação completa na página do facebook.

 

3. Galeria Olido

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Em 1957 se inaugurou um dos mais luxuosos e inovadores cinemas da capital, o Cine Olido, dentro do Edifício Olido. Porém, graças a uma série de fatores que afetaram o centro da cidade, um dos lugares em São Paulo, que antes era um sucesso, entrou em declínio até encerrar suas atividades no início do século XXI.

Apesar disso, o espaço foi reformado em 2003 e se tornou um polo de cultura. Ao passo que hoje o Edifício Olido possui:

  • salas de cinema, 
  • escola de dança, 
  • teatro, 
  • livraria,
  • e promove diversas apresentações musicais.

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Ainda mais, o que muitos não sabem, é que ele também abriga o Museu do Circo. Em suma, sua programação conta a história do circo por meio de maquetes, figurinos, áudio, vídeo e apresentações culturais, de forma lúdica e envolvente.

Endereço: Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01035-000

Confira a programação no Instagram.

 

4. Casa das Caldeiras

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Construída na década de 20, com o objetivo de gerar energia às antigas indústrias do complexo Matarazzo, a Casa das Caldeiras chama a atenção de longe, graças às suas chaminés de tijolinhos. Posteriormente, a construção foi tombada em 1986 como patrimônio histórico da cidade. Logo depois, em 1999, foi revitalizada para receber atrações e eventos.

A saber, além de eventos, hoje a Casa desenvolve projetos de ocupação artística e cultural, pautados no desenvolvimento humano, no exercício da cidadania e na valorização do patrimônio. Ao passo que sua programação também oferece atividades e atrações para todo o público, além de tours presenciais e online, onde é possível conhecer cada pedacinho da Casa e sua história.

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Atualmente, a Casa das Caldeiras promove o Projeto Manual em Família, um projeto de pesquisa e transformação social, que promove encontros de fortalecimento de vínculos e reconhecimento de habilidades e potências pessoais. Ainda mais, o projeto Obras em Construção, que consiste em uma residência artística para o acompanhamento de artistas em desenvolvimento de suas obras, tendo como temática, a dialética entre Arte e Patrimônio.

Um dos eventos mais famosos que acontecem na casa e que a fez se tornar uma nova descoberta de lugares em São Paulo para se conhecer, é o Tododomingo, que são encontros aos domingos focados em diversidade cultural, com ocupação musical e perfomances artisticas.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 - Água Branca, São Paulo - SP, 05001-200

No momento, a Casa está com uma exposição com visitação sob Agendamento, a: Exposição Tempo Forte.

 

5. Centro Cultural São Paulo

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Por fim, o Centro Cultural São Paulo é um ponto cultural, que foi inaugurado em 1982 e desde então proporciona atividades de lazer. Em suma, seu espaço conta com bibliotecas, salas de apresentações, auditório, restaurante, lojinhas e exposições.

Além disso, para quem busca sossego, no alto do prédio há um jardim suspenso, com cadeiras de praia, esteiras e um espaço verde, onde é possível descansar e admirar a vista da cidade. Por outro lado, dentro do prédio a agitação é garantida, com shows e apresentações artísticas não apenas no auditório, como também nos corredores.

 

Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

 

Endereço: Rua Vergueiro 1000 – Paraíso São Paulo – SP, 01504-000

Confira a programação completa no site.

 

Conclusão - Aproveite os lugares em São Paulo para se divertir e aprender!

Enfim, passear por São Paulo é uma forma não só de lazer, mas também de conhecer e aprender sobre a história, arquitetura e diversidade da cidade. Afinal, suas construções carregam memórias por todas as partes, que se traduzem em manifestações de arte.

Portanto, aproveite esses lugares em São Paulo como um convite para se inspirar e sentir as experiências culturais e arquitetônicas que revelam a cidade em suas diversas camadas.

Assim, se você gostou dessas dicas e deseja conhecer novos lugares em São Paulo, nos acompanhe nas redes sociais para conferir de perto tudo que rola de cultura e lazer por aqui!

 

Olá, deixe seu comentário para Fora do óbvio: lugares em São Paulo que você precisa conhecer

Enviando Comentário Fechar :/