Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Exposição Final - Manual da Família

mostra-viva 06 e 07.08

Tags

Date

Jul 07, Monday

Posted by

Kakaeka

Exposição Final - Manual da Família

Foram 12 meses de trabalho com famílias e com profissionais que atendem famílias. Atuamos em diferentes territórios e desenvolvemos vivências Família-Ação, com ênfase no acolhimento e na escuta, para então caminharmos para o reconhecimento das potências e habilidades sócio relacionais, identificando e valorizando aquelas que as famílias já trazem consigo, para transformar as percepções e promover o protagonismo. O caminho escolhido é o do afeto, do lúdico e sensível.

Produzimos conteúdo e compartilhamos tudo: www.manualdafamilia.com.br

E você já consegue baixar o nosso aplicativo na Apple Store.

Exposição Final - Manual da Família

Tudo que é feito e conquistado, é produzido com a participação de todos.  

EXPOSIÇÃO MANUAL DA FAMÍLIA :: DOIS DIAS DE ACOLHIMENTO E ENCONTROS EM FAMÍLIA

Nos dias 06 e 07 de agosto, a Associação Cultural Casa das Caldeiras realiza o encerramento de mais uma fase do projeto Manual da Família – A Arte de Educar no Século XXI, propondo um encontro com o público com atividades lúdicas que possibilitem as trocas e os afetos, no intuito de estimular práticas saudáveis capazes de transformar positivamente a convivência em família e no coletivo, em busca de uma sociedade capaz de conviver e respeitar as diferenças sem abrir mão de combater desigualdades e injustiças.

Serão dois dias para conviver e experienciar cada espaço da Casa das Caldeiras, especialmente produzido pelo o olhar e a percepção da equipe do Manual da Família sobre o objeto de estudo e pesquisa do projeto. Experiências significativas serão vivenciadas na Casa das Caldeiras, que receberá acolhedoramente e gratuitamente a população, para sensibilizar, conectar e inspirar todos os presentes sobre as possíveis transformações que impactem positivamente nas suas relações no seu cotidiano. Através de atividades prazerosas e lúdicas, os participantes serão convidados a observar suas histórias e perceber a si mesmo e ao outro, identificando suas capacidades para então refletir a respeito dos seus vínculos familiares e das suas relações em sociedade.

“Queremos falar de coisas importantes como potências e valores de uma maneira leve e sensível. Convivência, Presença, Conexão, Reconhecimento, Percepção do Coletivo e da Vizinhança, Protagonismo, Ludicidade, Afetividade, Consciência serão temas que estarão presentes nas diversas ações propostas durante os dois dias de ocupação. O nosso trabalho é revelar a importância de desenvolvermos habilidades como Empatia, Respeito, Comunicação, Abertura ao novo, Sociabilidade, Criatividade, Cooperação, Confiança, Autonomia, para a formação das crianças e de uma sociedade por nós desejada. Nós da equipe do Manual da Família partiremos do acolhimento e da escuta para estender o nosso convite de participação para a população ”, comenta Karina Saccomanno Ferreira, presidente da Associação Cultural Casa das Caldeiras.

Através de uma exposição final que abordará as habilidades sócio relacionais, sócio emocionais/não-cognitivas desenvolvidas potencialmente no ambiente familiar, a equipe do Manual da Família propõe uma mostra viva e interativa nos dois dias de programação com atividades diferentes e inspiradoras, compartilhando todo o conteúdo desenvolvido (e-book Manual da Família, Blog, Aplicativo, artigos do Diário do Manual e o material aplicado nas vivências Família-Ação), através de um passeio pelos espaços da Casa das Caldeiras. Acolhendo todos os diferentes formatos de família, as diferentes formas de interagir e de se relacionar de cada indivíduo, reconhecendo todos como membros de uma família e cidadãos do mundo.

Todos os ambientes da Casa das Caldeiras estarão ocupados com atividades lúdicas e criativas para uma imersão em todos os âmbitos do convívio familiar e para a valorização de cada membro da família. Teremos brincadeiras, instalações, contação de histórias, performances, espaços de trocas de objetos e de histórias, depoimentos, construções coletivas, vídeos e projeções, fornadas com comidinhas, muitos destes espaços serão interativos e os participantes poderão construir, co-criar, inventar e deixar suas próprias marcas e seus aprendizados no projeto, contando e compartilhando também a sua própria história. No andar Térreo, contamos com a participação especial do coletivo Zebra5 que propuseram intervenções que dialogassem com o trabalho desenvolvido enriquecendo ainda mais a proposta. A mostra pretende acima de tudo valorizar as diferentes composições de família e a diversidade, inspirando um sentimento de encontro e identificação com o outro.

A ideia é que os participantes sintam que estão entrando num lugar especial, um lugar familiar, que os inspire a cuidar ainda melhor de si e do outro, que estimule o sentimento de respeito, que promova uma melhor convivência no coletivo e impacte no exercício diário de práticas que transformem o mundo a nossa volta... comentam Marcela B. Camara e Carlos Maldonado.

DOMINGO 06.08 - 13:00 às 19:00hs

SEGUNDA-FEIRA 07.08 - 10:00  às 17:00hs

 

Olá, deixe seu comentário para Exposição Final - Manual da Família

Enviando Comentário Fechar :/