Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #5

Saber escutar é um ato de amor!

Tags

Date

Nov 11, Monday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #5
Acolhendo e exercitando a escuta - A comunicação para construir a proximidade

Todos nós temos uma necessidade vital de encontrar alguém que nos compreenda. Alguém que nos acolha, que esteja realmente interessado em ouvir e entender o que temos para comunicar, nossos anseios, nossos conflitos, medos, alegrias... Alguém que esteja, de fato, aberto para encontros de trocas verdadeiras. 

Em nossa sociedade atual, isto tem se dado com cada vez menos frequência. Seja pela rotina corrida, pela falta de empatia, por relações cada vez mais distantes ou até por falta de atenção. Por isso, nós queremos te convidar a refletir um pouco sobre a importância de aprender a escutar a outra pessoa com interesse. E, quem sabe, se inspirar para incluir mais momentos de escuta no seu dia-a-dia. 

Escutar é, entre outras coisas, saber se colocar nas circunstâncias da outra pessoa. Escutar é estar aberto e atento para olhar para o outro com mais sensibilidade, compreensão e menos julgamentos.

Não importa se a sua família é formada por apenas uma pessoa ou por muitas. Se entre vocês existe uma ligação sanguínea, ou apenas sentimental. Queremos te inspirar a fortalecer os vínculos que você acha importante, através da palavra e da escuta.

Escutar é uma grande demonstração de carinho e amor, que pode fortalecer a auto estima de quem é ouvido, contribuir com a resolução de problemas e pode ser até uma ponte para novos saltos. Exercite a escuta de forma generosa e se aproprie desta ferramenta para tornar mais rica a relação entre os membros da sua família e as pessoas que você ama! 

Vamos exercitar a Escuta Ativa em casa?

Durante as vivências em família realizadas pela equipe do Manual, falamos de acolhimento e sobre a importância de estarmos abertos e presentes para exercitar a "escuta" em família. 

A família é o primeiro lugar onde aprendemos a nos comunicar. É neste ambiente que lidamos com nossas primeiras diferenças, primeiros conflitos, primeiras conquistas e assim por diante. É importante o esforço para manter esta comunicação cada vez mais presente. Assim, nos ajudamos, ensinamos e também aprendemos. 

Uma forma poderosa para explorar uma pergunta ou um problema é usar a escuta ativa, com foco em uma pessoa de cada vez. 

Aqui vão algumas dicas que você pode utilizar para facilitar a comunicação:

-Não fale junto com as pessoas
-Não termine a frase das outras pessoas
-Parafraseie - repita de volta o que a pessoa acabou de dizer e inclua seu próprio comentário
-Ouça ativamente
-Mantenha contato visual
-Tente não prejulgar

Vamos escutar o que o outro tem para nos dizer? Se inspire para criar um espaço de escuta e também de reflexão entre os membros da sua família. Pode ser muito enriquecedor! 

Se você gostou do Diário do Manual de hoje, compartillhe, recomende para os amigos e nos ajude a espalhar um pouco de inspiração para esta semana. 

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #5

Enviando Comentário Fechar :/