11 3873-6696

Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte, território, patrimônio. e agora pessoas.

Acompanhe a Casa das Caldeiras no YouTubeAcompanhe a Casa das Caldeiras no YouTube Acompanhe a Casa das Caldeiras no FacebookAcompanhe a Casa das Caldeiras no Facebook Acompanhe a Casa das Caldeiras no TwitterAcompanhe a Casa das Caldeiras no Twitter Acompanhe a Casa das Caldeiras no Google PlusAcompanhe a Casa das Caldeiras no Google Plus

Diário do Manual #42

Diário do Manual #42

ressignificar o mundo a nossa volta

Ressignificando e mudando a nossa percepção...

O que é esta “tal” da ressignificação?

Os artistas adoram brincar disso...

A turma do dicionário de significados prontos diria que ressignificação é o método utilizado em neurolinguística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo.

Pera aí, mudança de visão de mundo? Isto pode me interessar!

Um jeitão de perceber o mundo de uma maneira mais agradável, proveitosa, gentil e afetiva.

É como se colocássemos uma lupa mágica, um filtro, um caleidoscópio maluco, ... para olharmos mais uma vez para as coisas ao nosso redor de uma outra forma, um jeito novo. Se mudarmos o filtro, podemos mudar o significado que atribuímos aquela coisa.

Vamos então experimentar e brincar de ressignificar coisas simples do nosso cotidiano:

- “ahhh que saco, tá chovendo e a rua tá toda molhada... para quem sabe, hummm cheirinho de grama molhada, que chuvinha gostosa que chegou para limpar o ar que respiramos”

Quando damos um significado novo para as coisas, temos em nós um dom de transformar e talvez mudar até mesmo um comportamento, um humor, um sentimento, um jeito de encarar... O universo de possibilidades se abre para nós, novos pensamentos brotam e, pode-se assim, quebrar padrões e se abrir para novos pontos de vista e perspectivas. A gente sempre tem espaço para se expandir e alongar!

Escolhemos aqui algumas palavras para você experimentar essa tal de Ressignificação em casa, arrume uma companhia e se divirta. A

Ansiedade - é quando faltam 5 minutos para o que quer que seja

Indiferença - é quando os minutos não se interessam por nada especial

Interesse - é um ponto de exclamação ou interrogação no final do sentimento

Sentimento - é a língua que o coração usa quando precisa mandar um recado

Sol – amarelão que nasce para acompanhar meu dia

Chuva – o moço lá nas nuvens tá regando plantas e pessoas

Qual outra coisa seria divertida de ressignificar? Um sentimento que você carrega e que pode ser transformado? Uma tarefa cotidiana que parece chata? Um encontro e um relacionamento?

Nosso vocabulário é tão extenso e a vida, assim como a nossa capacidade de percebê-la, é tão ampla, que matéria-prima não falta para brincarmos de mudar os significados e mudar o nosso olhar no mundo.

Ressignificar não apenas é possível, mas pode ser muito saudável.

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #42

Enviando Comentário Fechar :/
Patrocinadores
Patrocinadores
Patrocinadores
Patrocinadores