Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #39

Transformações ao redor da mesa - o que nos nutre?

Tags

Date

Jan 01, Wednesday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #39

Nos primeiros dias deste ano, a equipe do Manual em Família - A Arte de Educar e Aprenderpromoveu uma pequena ação na Casa das Caldeirasque propunha refletir sobre o que esperar neste e deste novo ciclo que acabara de se iniciar.

Um jantar afetivo com um pequeno grupo de pessoas ao redor de uma grande mesa de alimentos cuidadosamente preparados e dispostos com novos significados, para refletir sobre o que nos nutre, qual seria a nossa receita de futuro imediato e de que maneira podemos nos transformar a partir da escolha dos ingredientes. Um exercício de ressignificação e reordenação do que realmente importa - Escolher e colocar valor em cada coisa é um exercício que devemos fazer de tempos em tempos, somente desta forma saberemos deixar para trás aquilo que já não é.

Aquilo que é vivo está sempre em constante transformação, é necessário deixar ir o que já não é para algo novo surgir e florescer. Também é necessário estarmos cientes do que somos feitos, para sermos capazes de conservar a nossa essência nas transformações.

Nos sentamos à mesa para compartilhar mais do que uma refeição. Compartilharmos um sentimento comum de união, para colocarmos significado neste início de ciclo. Um encontro cheio de sabor para abrir o ano com leveza, partilha e inspiração.

Um menu repleto de significados, onde cada um escolheu o que o nutre, o que gostaria de oferecer de volta ao mundo e como criaria a sua receita especial para 2019, multiplicando afetos e refletindo possibilidades.

Com esta ação, a equipe do Manual em Família pretendia inspirar transformações positivas neste novo ciclo que se inicia e refletir sobre momentos passados, conquistas, realizações, transformações e construções coletivas realizadas ao longo da trajetória do projeto e das trajetórias pessoais de cada um que se sentou à mesa.

Falou-se de TRANSFORMAÇÃO: ingrediente que nunca pode faltar nas receitas do Manual.

Compartilhamos um pouco da nossa jornada, que começou buscando formatos de experiências. Iniciamos o projeto realizando oficinas, vivências, capacitações... e então nos descobrimos fazendo também encontros de sensibilização, instalações, ações, criando e compartilhando conteúdo, planejando jantares… tendo em comum, o AFETO compartilhado.

Nessa virada de ciclo percebemos que realmente vivemos em transformação e, mais que isso, que nesses três anos e meio de projeto, fomos selecionando os ingredientes que nunca podem faltar nas nossas receitas. E isso nos libertou pra criar ainda mais! Para brincar e experimentar diferentes formatos, para circular por diferentes campos, da assistência social, saúde, educação, cultura e o que mais nos fazer sentir convocados a estar.

Quem nos conhece um pouquinho, sabe que nas nossas receitas tem ludicidade, tem memória, tem troca, tem encontro, tem escuta, tem potência, tem artistas e talentos descobertos e tem um ingrediente indispensável: pessoas dispostas e disponíveis para o encontro.

E é pra celebrar essa vontade de seguirmos construindo juntos que estamos nos conectando com pessoas, como você, interessadas, criando nossas receitas pro ano que chega.

Convidamos você a se inspirar para este novo ciclo e refletir sobre quais os ingredientes que você irá colocar nesta sua receita.

AMOR, AMAR, ARTE, ARTISTA, CRIATIVIDADE, SINGULARIDADE, EMPATIA, SILÊNCIO, DIÁLOGO, INSPIRAÇÃO, CONFIANÇA, SONHO, AMIZADE, TRASNBORDAR, LEMBRANÇA, VIAJAR,...

Mais abraços? Mais leveza? Se expressar mais? Mais caminhadas ao ar livre? Ouvir mais silêncio? Mais agito? Ser mais criança? Sonhar mais?

Como fica a sua receita? O que vai te nutrir em 2019-2020?

Prepare tudo bem temperadinho e saboreie cada momento!

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #39

Enviando Comentário Fechar :/