11 3873-6696

Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural

arte, território, patrimônio. e agora pessoas.

Acompanhe a Casa das Caldeiras no YouTubeAcompanhe a Casa das Caldeiras no YouTube Acompanhe a Casa das Caldeiras no FacebookAcompanhe a Casa das Caldeiras no Facebook Acompanhe a Casa das Caldeiras no TwitterAcompanhe a Casa das Caldeiras no Twitter Acompanhe a Casa das Caldeiras no Google PlusAcompanhe a Casa das Caldeiras no Google Plus

Diário do Manual #34

Diário do Manual #34

Pais que brincam

[Vivência Família-Ação no CEU Inácio Monteiro] 

Durante a participação da equipe do Manual da Família na edição de 2018 da Virada Sustentável, realizamos a nossa Vivência Família-Ação no CEU Inácio Monteiro. 

As famílias de Guaianazes foram convidadas para um momento de sensibilização para reconhecerem e se conectarem com suas habilidades e tesouros, praticando a abertura a novas experiências, a comunicação, a escuta e a autoconfiança.

Cada Vivência do Manual da Família tem formato, pessoas e conexões diferentes. E neste encontro, contamos com uma forte presença masculine, mais do que bemvinda!

Papais que vieram acompanhar seus filhos e filhas, suas esposas ou vieram mesmo sozinhos para participar do nosso encontro.

Pularam corda, jogaram peteca, desenharam, criaram brincadeiras e observaram.  

Ajudaram a organizar o espaço e a dinâmica com as crianças.

Compartilharam as comidinhas não só com os seus filhos, mas com outras crianças.

Contaram suas histórias e se conectaram com as várias histórias que ali estavam presentes. 

Alguns pais se lançaram a desafios durante as brincadeiras, se permitiram e demonstraram a potência que a família ganha quando todos os membros estão presentes, dispostos e conectados entre si. 

Vivemos tempos onde a interação entre pais e filhos mudou.  

Em um modelo que muitas vezes representa a praticidade, os pais trabalham e os filhos vão para escola. Com isso, as atividades em família vão de certa forma ficando para depois. 

Faz parte do cuidado para com as crianças criar momentos para o simples ato de brincar, brincar fortalece vínculos e ajuda no desenvolvimento das crianças. 

Simplesmente brincar e estar junto, provoca mudanças no comportamento das crianças, além de fazer com que elas cresçam mais seguras e com boas lembranças de sua infância, sabendo lidar melhor com as emoções, se tornando mais sociáveis, mais criativas e sentindo prazer com as coisas simples e importantes da vida. 

Quando a criança percebe que pais e mães se interessam por suas experiências, ela se sente valorizada, se desenvolvendo de forma segura e com boa autoestima.

Tudo isso sem falar nos benefícios para os pais. Que delícia esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia, se permitir fantasiar e se soltar com seus filhos e filhas. 

E foi exatamente isso que colhemos ao final da nossa Vivência Família-Ação durante um bate-papo com os participantes: 

"Fiquei muito feliz em compartilhar as minhas brincadeiras de infância com os meus filhos. Me senti criança novamente!"

"Passar momentos com os meus filhos e poder contar a minha história pra eles, me deu uma sensação imensa de alegria!"

"Nunca tinha deixado meu celular tanto tempo parado, para simplesmente brincar com as crianças. Estou renovado!"

E você? É Pai-que-brinca? 

Que tal investir nos momentos de intimidade e descontração com os seus filhos? 

Exercitar uma postura carinhosa, receptiva e se permitir cultivar esta aproximação fará com que todos saiam fortalecidos. 

Artigos Relacionados

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #34

Enviando Comentário Fechar :/
Patrocinadores
Patrocinadores
Patrocinadores
Patrocinadores