Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #32

Dúvida - um privilégio que nos faz caminhar e descobrir

Tags

Date

Aug 08, Tuesday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #32

Como adquirir durante a vida, a tal EXPERIÊNCIA? 
 
Afinal tanta gente diz que tem, mas será mesmo que todos estão dispostos a viver a experiência de um lugar próprio? 
 
Fomos buscar o significado da palavra EXPERIÊNCIA no dicionário para entender melhor o que essa palavrinha tão profunda significa. 
 
A palavra EXPERIÊNCIA é formada por três partículas "ex" (fora), "peri" (perímetro, limite) e "entia" (ação de conhecer, aprender ou conhecer). Literalmente pode ser traduzida como o ato de se aprender ou conhecer além das fronteiras, além dos limites.
 
Então, EXPERIÊNCIA pode ser qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos - isto nós achamos essencial! Precisamos estar inteiros com o corpo e com toda a nossa subjetividade para de fato experimentarmos e experienciarmos. 
 
Em outras palavras... é preciso SENTIR! 
 
Passar pelos momentos da vida com presença, com atenção, com vontade de extrair conhecimento a partir daquilo que viveu verdadeiramente. 
 
Passar por momentos bons, alegres, mas também pelo sofrimento, pelos conflitos, com um olhar atento, um olhar aprendiz. E só alcançamos esse olhar, quando nos conectamos e sentimos.  
 
Todo este conhecimento adquirido com a tal da EXPERIÊNCIA fica para toda uma vida presente em nós, então, tem que ser por inteiro! 
 
Por isso, dizem também que experiência é uma forma de conhecimento abrangente ou de sabedoria adquirida de maneira espontânea durante a vida. 
 
E olha então que genial: EXPERIÊNCIA implica em TENTATIVA, ENSAIO, PROVA!
 
Observar cada momento com profundidade para aprender de verdade algo sobre si, sobre como você se comporta em determinadas situações, sobre como você reage ao comportamento do outro e o que pode melhorar em uma próxima.
 
O que dessa vez você fez certo e que pode servir para outros momentos da sua vida?

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #32

Enviando Comentário Fechar :/