Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #31

cuidar de si para cuidar do outro

Tags

Date

Jul 07, Wednesday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #31

A vida é corrida e cheia de obrigações. O nosso cotidiano e a nossa rotina nos exigem uma série de cuidados: cuidados com o nosso trabalho, cuidados com as contas a pagar, cuidados com as burocracias a resolver, cuidados com os filhos, cuidados com os animais domésticos, cuidados com as pessoas idosas da família, cuidados para a nossa segurança, cuidados e mais cuidados...

Mas para dar conta de todos esses cuidados, é preciso estar conectado consigo mesmo.

Vamos falar sobre a importância do autocuidado:

Como é importante destinar atenção para si, separar um tempo para olhar pra dentro de você, para os seus desejos, para as necessidades do seu corpo, prestar atenção em como ele se adapta às coisas que acontecem com você e como você pode melhorar a sensação de bem estar através de pequenos cuidados, cuidados simples.

O melhor caminho para cuidar de todos e de tudo é começar por si mesmo: é preciso estar inteiro e bem disposto para se doar para os outros. Do contrário, fica tudo mais complicado e meio atropelado.

Parece tarefa difícil, mas incluir pequenas práticas em sua rotina podem ir construindo uma forma de vida leve, saudável e plena.

O Diário do Manual de hoje quer te inspirar a separar momentos do seu dia para cuidar de você mesmo. Perceber o que te faz bem, o que te alegra, o que te acalma, o que te anima e se presentear.

Cada um de nós tem um corpo diferente, um corpo seu. O corpo é moradia.

Cada corpo reaje e se adapta de maneira particular ao seu ambiente de convivência. Cada corpo tem necessidades próprias: uns precisam liberar e gastar energia, outros precisam relaxar e se assossegar. Alongar-se como prática de vida: cada dia eu alcanço um pouco mais longe. Algumas pessoas gostam de correr, outras de caminhar, outras gostam de nadar, outras apenas de mexer o corpo e dançar.

Você pensou em qual atividade o seu corpo precisa? O que o corpo está te pedindo hoje? Todo dia é igual? Ou tem dia que é diferente? O quanto você ouve o seu corpo?

O que você gosta de praticar? O que te dá satisfação?

Escolher praticar atividades que te agradam garante um melhor compromisso em realizá-las sempre que possível: os benefícios serão percebidos rapidamente.

Ah, e você pode usar a sua criatividade! Você se interessa por desenho, pintura, tecelagem, tem vontade de tocar um instrumento? Já experimentou o contato com a argila?

A expressão artística faz bem para a memória! E é através da expressão artística que corpo e mente se conectam: no traço, no movimento, no olhar, no toque, tudo se integra. 

Manter o cérebro ativo com novos aprendizados, este também é um desafio para expandir os cuidados consigo mesmo.

Talvez você se sinta sobrecarregado com as tarefas do lar, junto com os cuidados com a família e outras obrigações e ache difícil incluir qualquer outra atividade em sua rotina.

Que tal dividir as demandas do dia a dia? Ou até mesmo criar dinâmicas para realizar as atividades diárias de maneiras diferentes. Aqui você também pode exercitar a sua criatividade e criar meios para mudar e cuidar mais de si. Tudo pode começar pequenininho, mas com intenção: 15 minutos ou 20 minutos do seu dia, valem o investimento.

Coloque o seu corpo em movimento. Utilize mais escadas, mais risadas, caminhe mais, espriguice, contemple as paisagens mesmo que por instantes, faça caminhos diferentes, preste atenção em sua respiração, mantenha o seu corpo ativo. Conecte o seu corpo com a sua mente. Integração é a palavra!

Coma melhor! Separe um tempo do seu dia, da sua semana, para comer alimentos saudáveis, que te tragam mais energia. Lembre-se de beber mais água. 

Cuidando de si, você se sentirá melhor para cumprir as tarefas do dia-a-dia, se sentirá mais disposto para driblar os obstáculos da vida e com a mente mais livre para poder cuidar das pessoas que ama. 

Por aqui, a gente anda experimentando: funciona!

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #31

Enviando Comentário Fechar :/