Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Diário do Manual #21

...a nossa família cresceu!

Tags

Date

Sep 09, Tuesday

Posted by

Kakaeka

Diário do Manual #21

Há um mês, aconteceu o encerramento de um ciclo do Manual da Família – A Arte de Educar no Século XXI, que se deu através de uma Mostra- Viva na Casa das Caldeiras, onde a interação do público era parte importante do conteúdo produzido. O Domingo (dia 06 de agosto) e a Segunda-feira (dia 07 de agosto) foram os dias escolhidos para transformar o espaço da Casa das Caldeiras em uma enorme casa, um lugar de acolhimento, um lugar de proteção e de trocas, como é nas vivências realizadas pelo Manual da Família.
Cada espaço da Casa das Caldeiras foi pensado para traduzir e promover alguma experiência significativa, como numa colcha de retalhos, a soma de cada experiência, em cada espaço, poderia então construir um entendimento do todo. Assim foi a forma que a equipe do Manual da Família encontrou para apresentar o resultado de toda pesquisa e todas ações realizados nos últimos meses.

Com o convênio com a Secretaria de desenvolvimento Social do Estado de São Paulo através do financiamento conquistado pelo Edital CONDECA 2915, o projeto, que inicialmente era um e-book gratuito disponibilizado na Internet, cresceu e partiu para as práticas nos territórios e com famílias de média e alta vulnerabilidade. Desta forma, todo o material pesquisado para a elaboração do e-book pôde ser colocado em prática, e o Manual da Família iniciou a costura de uma metodologia para suas vivências Família-Ação, praticamente uma caixa de ferramentas para trabalhar potências e habilidades com as famílias. O trabalho evoluiu e se desenvolveu a partir das práticas e dos encontros e todo o aprendizado têm sido compartilhado.
Foram 11 meses encontrando famílias e profissionais que trabalham com famílias, frequentando diferentes territórios e propondo vivências customizadas que inspirassem transformações para alcançar o simples, o essencial e atuar nos detalhes do cotidiano!
Com as Vivências Família-Ação, procuramos estimular as famílias a incluir boas práticas com intencionalidade em sua rotina, melhorando o convívio familiar, sua percepção sobre si e sobre o outro, sua interação com a comunidade, com a vizinhança, com o bairro. Tudo isso buscando uma melhor forma de conviver em sociedade.

O projeto propõe a busca de uma transformação social através do convívio familiar, valorizando o que cada um de nós tem de melhor para oferecer e trocar. Valorizando as relações. O Manual da Família na verdade vem facilitando trocas e estimulando o novo olhar.
Queríamos com essa Mostra- Viva proporcionar um momento de encontro e trocas afetivas, valorizando as emoções, a presença e também compartilhar os nossos aprendizados, as nossas percepções e a forma como tudo acontece e aconteceu durante os 11 meses de projeto.
Além das Vivências com as famílias, ao longo do projeto realizamos também uma série de Vivências de Sensibilização para capacitações com profissionais que tem seu trabalho pautado no trato com famílias. Profissionais da Assistência Social puderam também se redescobrir com as Vivências e se inspiraram para incluir novas práticas em sua rotina de trabalho.
A nossa Exposição Final foi concebida para trazer significado na medida da intensidade e da intencionalidade de cada pessoa que passasse pelos espaços. Tudo ganhava valor a partir da ação e da intenção e presença. Alguém mais apressado poderia correr pelos espaços e experimentar algo totalmente diferente dos que se entregavam as diferentes propostas e experimentavam e sentiam. A Mostra buscou sensibilizar e valorizar os encontros, as relações em família, independente do que família significa para cada um de nós, independente do formato, condição social, gênero e assim por diante. Diversidade e afetividade podem transformar os lugares de convivência e foi assim que se ocupou a Casa das Caldeiras.
A Mostra Especial do projeto Manual da Família foi formada por diversas ações: leves, sensíveis e lúdicas que transformaram a Casa das Caldeiras em um verdadeiro lar, com tudo o que tem direito!

Queremos dividir um pouco do que foi esse encontro lindo e toda essa energia, e te convidar para acompanhar o projeto, interagir, se integrar a ele, afinal, todos nós somos família, e cada membro de uma família tem muito a contribuir!

O espaço foi preparado para que cada participante se sentisse livre para circular, experimentar, resgatar sua memória afetiva, trocar e deixar sua marca no projeto. Trocamos aprendizados - também a equipe do Manual da Família foi presenteada com a presença e o afeto de cada um que passava pelo espaço. Os ambientes buscavam sensibilizar, conectar e inspirar as pessoas sobre possíveis transformações que impactem positivamente nas relações do cotidiano. Tudo estava aberto para ser vivido e preenchido a partir das histórias e repertórios de cada um.
Estiveram conosco grupos de famílias, escolas, associações, programas parceiros, famílias e muitos dos profissionais que participaram das Vivências Família-Ação, além das pessoas que vieram interessadas em conhecer o projeto e participar de um momento diferente.

Nesses dois dias de Mostra, circularam pelo espaço pelo menos 1000 pessoas. Público este formado por crianças, adultos, idosos, adolescentes... todos convivendo de forma livre e leve, dispostos a sentir o qeu o projeto propõe. Essas pessoas, também puderam interagir com as instalações do Coletivo Zebra5, que foi convidado a participar com suas instalações pensando em jogos de construção afetiva.   


Diário do Manual #21 
Puderam se divertir livremente em um espaço grande e aberto disponibilizado simplesmente para o brincar.. brincar de corda, peão, pipa, amarelinha, desenhar no chão...
 

Diário do Manual #21
Puderam deixar suas inspirações através de histórias, desenhos, imagens... em uma área dedicada ao Diário do Manual


Diário do Manual #21 

Diário do Manual #21
Participaram de Contação e Leitura de Histórias

Diário do Manual #21

Diário do Manual #21
Houveram também fornadas com comidinhas na Cozinha, um espaço criado para o acolhimento, como em uma casa de verdade.


Diário do Manual #21

Diário do Manual #21
Uma feirinha de troca de objetos, trocas simbólicas, que questionavam os valores das coisas trocadas, onde cada um pode trocar e levar um novo objeto para casa construindo uma nova história para este objeto.


Diário do Manual #21

Diário do Manual #21
Cabine dos super-poderes onde cada um pode reconhecer suas potências e sua força, se soltar e valorizar aquilo que tem de melhor!


Diário do Manual #21
Teatro de sombras, sala de estar, espaço de bordar, exposição de toda a trajetória do projeto Manual da Família, vídeos, cabine de depoimentos e pra quem veio com bebês, um espaço delicado e calmo, dedicado à primeira infância!


Diário do Manual #21
A Mostra Especial do projeto Manual da Família buscou valorizar as diferentes composições de família e a diversidade, inspirando um sentimento de encontro e identificação com o outro. Buscamos recriar um lugar familiar, para inspirar cada pessoa que esteve presente a cuidar ainda melhor de si e do outro, estimulando um sentimento de respeito, que promova uma melhor convivência no coletivo e impacte no exercício diário de práticas que transformem o mundo a nossa volta.

Diário do Manual #21
Queremos agradecer a cada pessoa que passou pela Casa das Caldeiras em algum momento destes dois dias de Mostra, que deixou sua marca no projeto, nos marcando com sua presença e colaborando para construção de um ambiente harmonioso. Foi lindo e esperamos que vocês tenham saído com o mesmo sentimento que cada um de nós da equipe cuidadosamente quis transmitir: o sentimento de que os afetos e trocas verdadeiras, vindas de dentro, de cada um de nós, de forma espontânea, podem tornar a vida mais leve, mais harmoniosa. A família pode ser um núcleo de transformação potente. Obrigado a todos que agora fazem parte da nossa família! 

Olá, deixe seu comentário para Diário do Manual #21

Enviando Comentário Fechar :/