Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

atividades 2019-2021

relatório e compartilhamento

Tags

Date

Feb 02, Friday

Posted by

Kakaeka

atividades 2019-2021

Em 2019-2020 a ACCC - Associação Cultural Casa das Caldeiras realizou atividades como parte de seus programas Obras em Construção, Tododomingo e pelo projeto Manual em Família alinhado com o programa Respeito.

TODODOMINGO - Tododomingo Musical em SP e Tododomingo Extraordinário - sessões de domingo onda a Casa das Caldeiras ficou aberta para a visitação e convivência do público através de ocupações artísticas-musicais diversas em parceria com coletivos e produtores culturais com entrada gratuita ou bilheteria a valores populares até início de 2020.

A partir de março de 2020 encerramos a programação do TODODOMINGO e provavelmente realizaremos mudanças estruturais nesse programa ou criaremos novos formatos para experimentarmos outras possibilidades de convivência.

Lançamento, Seleção e Curadoria pelo Edital 2019 para um periodo de residência artística pelo programa OBRAS EM CONSTRUÇÃO 2019 por parte de artistas portadores de projetos para estarem em processo de criação e pesquisa na Casa das Caldeiras. 

Foram muitos os projetos recebidos, todos especiais, acabamos selecionando os seguintes projetos, cada um ocupando por perído específico e compatível com a agenda da casa: VERA SALA - pequenos estudos para não morrer casadascaldeiras.com.br/blog/artigo/artista-residente-vera-sala / LEO CEOLIN - Ânodo e Cátodo [Uma conversa com materiais] www.leoceolin.com / TAÍS CABRAL - Mapeamentos www.taiscabral.com / DEMÉTRIO PORTUGAL - Dinamo: Arena para expansão de mídias permeáveis altav.org  / JUNIOR CALIXTO - Magia Negra Foto Coletivo: O cultuar artístico recíproco de fotografias e fotógrafos negros www.negojunior.com.br  / VÍCTOR GEE ROSALES - Memórias de uma resistência www.victorgeerosales.com 

Realizou-se a Mostra TEMPO FORTE 2019 para a exposição dos trabalhos em processo e as pesquisas dos artistas residentes. Um momento para os artistas e coletivos experienciarem com o público suas obras ainda não acabadas, trocarem e divulgarem seus projetos.

No ano de 2020 por conta da pandemia pelo COVID-19 e a crise sanitária não houve nova seleção de artistas residentes através de edital anual, o Edital 2020 foi lançado mas decidimos não seguir com a seleção.

Ao longo de 2020 seguimos com três artistas em residência que se mantiveram resilientes, produzindo, criando e ocupando os espaços da Casa das Caldeiras em seus ateliês - Tais Cabral, Leo Ceolin e Carolina Sudati.

Em fevereiro 2021 realizamos uma mostra TEMPO FORTE 2021 com os artistas que estiveram na Casa no ano de 2020, uma edição híbrida que fez uso do espaço virtual (LIVES pelo Instagram @casadascaldeirasoficial e exposição 3D virtual) que se viabilzou através de recursos vindos do 1o. Prêmio a Espaços Independentes e da Lei Aldir Blanc Inciso II no final de 2020. 

MANUAL EM FAMÍLIA - a partir de metodologia de trabalho, caixa de ferramentas com elementos essenciais para promover encontros e experiências transformadoras, fomos desenvolvendo uma tecnologia social para o trabalho social com famílias e seguimos partilhando com profissionais.

Realizamos percursos com famílias e com profissionais que trabalham com famílias em 2019 e 2020 - percursos com vivências Família-Ação, vivências de sensibilização e capacitação imersivas com técnicos, encontros lúdicos e afetivos virtuais com técnicos e com famílias em periodo de pandemia, instalações lúdicas e interativas, visitas lúdicas a famílias nos territórios...

Circulamos por diferentes campos: Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e o que mais nos faz sentir convocados a estar: Ludicidade, afeto, acolhimento, espaço seguro de trocas, memória, encontro, convivência, escuta, potência, arte e ressignificação e descoberta de talentos. 

Os nossos encontros promovem experiências de afeto e valorização das coisas simples, ressignificando o que é estar junto. Fazemos um convite para um percurso coletivo de estarmos presentes e abertos para trocar aprendizados e saberes. De forma afetiva e com muito respeito, convidamos os participantes do encontro a se conectarem com suas histórias pessoais e de família, compreendendo e identificando suas potências, e se reconhecendo como autores, autônomos e protagonistas de suas vidas. Resgatando o eu criativo para co-criar o mundo que queremos.

Em 2019 estivemos com uma ação lúdica de dois dias na Virada SustentávelO QUE É NATURAL EM MIM?

Vivências Família-Ação e Visitas Lúdicas-Afetivas trabalhando com famílias de média e alta vulnerabilidade nos territórios em parceria com CRAS e Entidades que atuam nos locais.

Em 2019 trabalhamos com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de Franco da Rocha através dos Termos de Fomento 011/2019 e 012/2020 com recurso do FUMCAD do Município. Ambos os termos de fomento receberam uma extensão de prazo em 2020.

Vivências de Sensibilização e Capacitação - percursos imersivos presenciais ou virtuais sensíveis e lúdicos com profissionais que trabalham com famílias. Entre 2019 e 2020, trabalhamos em parceria com a COED/SEDS, DRADS Barretos, DRADS Franca, Botucatu, Jundiaí, Franco da Rocha, Casa do Garoto Bauru, Mairiporã - algumas propostas precisaram ser canceladas ou adiadas devido a pandemia e devem retomar em breve.

Em 2020 a equipe do Manual em Família criou um percurso afetivo e lúdico para acolher e sensibilizar os profissionais da Assistência Social que trabalham com famílias fazendo uso do ambiente virtual e trazendo seus elementos de trabalho para a prática a distância. Aplicamos esse percurso com 2 Municípios e iniciamos um trabalho com Mairiporã no início de 2021.

Em fevereiro de 2021 a intervenção "Qual a Sua Natureza?" do Manual em Família na Exposição Tempo Forte foi linda. Ocupou o espaço da cozinha da Casa das Caldeiras, por meio de histórias e de uma forma bastante lúdica, promovendo a conexão, a reconexão com a "sua" natureza e seus elementos, com a terra e as plantas.

Muitas vezes a vida na cidade nos distancia desse contato ou dessa experiência. Deixamos de perceber a beleza das flores, a presença das árvores entre o concreto e o asfalto, não ouvimos mais o canto dos pássaros. Mas a natureza resiste em nós, em meio ao caos, e cabe a nós buscar esse reencontro com ela, restabelecer uma relação de carinho e proteção. 

Com certeza as famílias que estiveram presentes nessa atividade saíram mais leves dessa vivência, com seus laços estreitados e, claro, mais conectadas com o verde e o bem-estar que ele nos proporciona.

 

 

Olá, deixe seu comentário para atividades 2019-2021

Enviando Comentário Fechar :/