Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras um patrimônio cultural que oferece eventos diferenciados.

arte,
território,
patrimônio.
e agora pessoas.

Ação Pneu - matéria bruta procura gestos

Leo Ceolin retorna ao Térreo Ateliê para propor uma escrita coletiva usando pneu como matéria prima

Tags

Date

Sep 09, Thursday

Posted by

estágio

Ação Pneu - matéria bruta procura gestos

Ação Pneu

Compartilhamento de um processo criativo

Ação Pneu - matéria bruta procura gestos


Neste laboratório, o artista visual Leo Ceolin propôs o entrelaçamento entre escrita e escultura, explorando as dimensões semântica e visual junto de outros artistas da palavra convidados a compor a construção de uma obra coletiva.

Inspirados pelos modos e práticas da poesia concreta, haikais, poemínimos ou frases curtas, nossa intenção foi comunicar a trajetória deste material que vem do solo, que já percorreu diversos caminhos e, a partir de uma poética dos materiais, moldamos letras físicas com os fragmentos de pneus. Letras que, juntas, formam palavras para manifestar narrativas.

O pneu, antes apenas um objeto funcional e depois um rejeito disfuncional, é reinventado ganhando novos sentidos e memórias através deste laboratório, observando as relações entre a cultura industrial, seus devires materiais e a natureza.

O Térreo Ateliê acolheu em dois dias ação um momento de encontro para transformar restos de pneus em histórias, em poesia concreta. Junto ao artista estiveram presentes:

Claudio Rocha | Artista gráfico, especializado em desenhos de alfabetos. Fez em 2022 a exposição Principio Tipográfico no Térreo Ateliê, propondo durante a Ação Pneu a criação de uma fonte digital; 

Andrea Branco | Artista plástica especialista em caligrafia. Trouxe sua experiência na criação de letras para colaborar junto ao Claudio Rocha na criação de uma fonte digital;

João Bosco | Psicólogo, poeta e contador de Histórias;

Rogério Ortiz | Atua na área de corpo-mídia, pelas vias das artes do corpo, fotografia e do audiovisual. Experimentou durante o laboratório a projeção de luzes e sombras. Em 2022 trouxe para o Térreo Ateliê a pesquisa de caligrafia "Estéticas da Rua";

Andre Cherri | Fotógrafo maker ativista. Autor dos registros audiovisuais do laboratório e das fotografias desse post;

E outras pessoas amigas que apareceram para contribuir com esse momento.

A mostra do processo ficou ativa no Térreo Ateliê para visitação do público pelos finais de semana seguintes, encerrando no dia 17 de setembro com uma nova escrita proposta pelo artista, dessa vez ocupando o jardim da Casa das Caldeiras.

Olá, deixe seu comentário para Ação Pneu - matéria bruta procura gestos

Enviando Comentário Fechar :/